José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
FPC APOSTA NA PROMOÇÃO, DIVULGAÇÃO E MEDIATIZAÇÃO DA COLUMBÓFILIA NACIONAL !!! 21-09-2008

Dia Nacional do Pombo-Correio em 2009

A Direcção da Federação Portuguesa de Columbófilia apresentou no último Congresso Federativo, um conjunto de propostas para divulgar a Columbófilia, ressaltando a realização do DIA NACIONAL DO POMBO-CORREIO, estando prevista para essa data a maior solta de pombos-correio realizada a partir do mesmo ponto por um único país.

O objectivo é claro : com a forte presença de jovens, de columbófilos e de convidados, promover a modalidade e captar a atenção da sociedade em geral e da imprensa em particular, para o pombo-correio e a modalidade columbófila.



Numa fase em que urge procurar novos rumos para a modalidade, é sempre bom saber que em Portugal há um forte movimento associativo que pretende recolocar a modalidade no segundo lugar dos desportos nacionais com mais praticantes.

Para tal, a Direcção da Federação Portuguesa de Columbófilia apresentou no último congresso um conjunto de propostas para divulgar a nossa modalidade.

A principal proposta é a realização do Dia Nacional do Pombo-Correio em 2009, estando prevista para essa data a realização da maior solta de pombos até agora realizada a partir do mesmo ponto por um único país.

A realização das soltas espectáculo, onde queremos contar com a forte presença de jovens e de convidados, assim como uma campanha para a divulgação da modalidade, a ter lugar no mesmo dia, servirão para concretizar o grande objectivo que constitui a divulgação e projecção da Columbófilia Nacional.

 

Mesa Direcção FPC - Congresso Federativo (Coimbra - 28/03/2008)

Escola de Azeméis é exemplo

Outra das apostas passa pela criação de mais clubes da columbófilia nas escolas portuguesas, de forma a trazer mais jovens para a nossa modalidade, como é exemplar a Escola EB2,3, Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis. Uma maior divulgação da modalidade junto dos jovens permitirá, por outro lado, dar a conhecer os benefícios da columbófilia como o único desporto para a família.

Para tal, contamos com o forte apoio de todos os dirigentes, praticantes e veteranos (permitam-me que destaque como exemplo o Sr. Artur Costa) na concretização destes objectivos que, temos a certeza, trarão resultados a médio prazo.

Os actuais praticantes também merecem da nossa parte uma forte atenção. Numa fase em que o “betão” começa a tirar espaço aos pombais individuais, a solução tem sido a criação de pombais comunitários.

A Federação Portuguesa de Columbófilia tem, nesta matéria, uma postura clara de incentivo à sua construção. Neste aspecto, é de realçar a postura de alguns municípios que, em colaboração com a federação, permitem a sua criação, evitando desta forma que os columbófilos se vejam privados de um espaço para a prática da modalidade.

Neste contexto de colaboração é justo destacar a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis não só no apoio às colectividades, mas também no fomento inter-associativo com o inovador e louvável campeonato municipal.

Jornadas Nacionais de Columbófilia

No próximo dia 27/09/2008 (Sábado), terá lugar na Cidade de Caldas da Rainha (Centro de Cultura e Congressos), as 2ªs Jornadas Nacionais de Columbófilia.

A proposta feita durante o Congresso (incluída no Caderno de Teses FPC), visa debater com os dirigentes e delegados de todas as colectividades portuguesas, um conjunto de medidas que serão levadas posteriormente ao próximo Congresso.

Destacamos as principais alterações : Restruturação do Serviço Administrativo; Regulamentação das Entradas Electrónicas; Campeonato da Igualdade; Ranking Nacional do Columbófilo; Recuperação de Efectivos; Regulamentos das Aldeias Columbófilas; Prática da Modalidade Columbófila em Pombais Colectivos, etc ... 

Propostas serão divulgadas para discussão

Por último permito-me afirmar que a Federação, com as Associações, Colectividades e toda a Família Columbófila poderemos levar em frente a modalidade numa afirmação de um virtuoso desporto.

Neste sentido, as propostas já apresentadas no último Congresso e que vão ser divulgadas para ampla discussão por todos os praticantes e dirigentes, com certeza, serão alvo de análise nas Jornadas Nacionais de Columbofilia a ter lugar no dia 27 de Setembro de 2008, no Centro de Cultura e Congressos da cidade das Caldas da Rainha.

Uma realização onde esperamos saiam propostas unânimes para os grandes desafios comuns que esperam a modalidade e respectivas estruturas e columbófilos”.

Jornadas Nacionais de Columbofilia - 27 de Setembro de 2008

A secção das II Jornadas Columbófilas foi actualizada com o Regulamento e o Programa das jornadas.

Está também disponível um Questionário on-line, que poderá ser preenchido por todos os Columbófilos até ao próximo dia 22 de Setembro. Envie-nos os seus comentários e sugestões! Colabore activamente para uma nova columbofilia!

Jornadas Nacionais de Columbofilia - 27 de Setembro de 2008

No decurso do último Congresso Federativo, a FPC anunciou a realização das Jornadas Nacionais de Columbofilia. Tendo em vista a melhor preparação possível, foram elaboradas Teses envolvendo um conjunto de questões que a experiência mostra carecerem de nova, melhorada ou mais actualizada orientação. É nosso intuito despoletar um amplo debate de carácter nacional. Envolva-se, contribua com as suas ideias, fomente a discussão destes temas na sua colectividade e Associação! Estamos obviamente disponíveis e interessados em considerar atentamente o que eventualmente nos seja proposto. Bom debate.