NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
PORTUGAL SAGRA-SE CAMPEÃO EUROPEU DE COLUMBOFILIA EM MIRA 16/10/2021

PORTUGAL SAGRA-SE CAMPEÃO EUROPEU DE COLUMBOFILIA EM MIRA

 
Portugal sagrou-se este sábado (16/10/2021) campeão europeu de columbofilia no âmbito dos Campeonatos Internacionais que decorreram em Mira.
 
Portugal venceu também o Campeonato da Europa de Jovens e o Torneio Ibero Latino Americano.
 
Nas classificações individuais, os pombos-correio portugueses conquistaram o segundo e o terceiro lugares do FCI Grand Prix de Portugal, que conta para o ranking mundial, entre outras honrosas classificações.
 
A 24ª edição dos Campeonatos Internacionais de Columbofilia – Mira 2021 decorreu no Columbódromo Internacional Gaspar Vila Nova e contou com a participação de 565 pombos, provenientes de 27 países.
 
A competição foi organizada pela Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), em parceria com a Federação Columbófila Internacional (FCI), Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Câmara Municipal de Mira (CMM).
 
Todos os pombos foram soltos, em simultâneo, às 08H25 deste sábado, em Paderne, no Algarve a uma distância de 385 Km do Columbódromo Internacional onde terminaram as provas.
 
Os pombos competiram nas seguintes provas e campeonatos: FCI Campeonato da Europa e da Europa de Jovens, onde participam seleções nacionais de países europeus que integram a FCI; o Torneio Ibero Latino Americano – com a participação de seleções nacionais de países que integram a Associação Ibero Latino Americana de Columbofilia (AILAC); o FCI Grand Prix de Portugal, que conta para o ranking mundial; bem como a Liga Nacional dos Campeões e o Campeonato Nacional de Jovens, estes últimos exclusivos para columbófilos portugueses.
 
Além da vertente competitiva, os Campeonatos Internacionais de Mira são conhecidos por serem uma grande festa da columbofilia e um momento único de convívio.
 
Depois de o ano passado o evento ter decorrido exclusivamente com transmissão online e apenas com a presença do staff necessário no recinto, este ano assinalou-se um regresso gradual à normalidade.
 
A FPC, em decisão conjunta com as autoridades, vedou um recinto em espaço aberto e contíguo ao Columbódromo, com lugares em pé e sentados, e com entrada exclusiva para portadores de certificado Covid-19. Foi também criada uma área alimentar, sujeita às regras impostas pela Direção- Geral da Saúde.
 
Ao todo os espaços exteriores estiveram limitados a 1500 pessoas, com a FPC a colocar dispensadores de álcool gel em diferentes pontos de acesso.
 
 

1.png

2.jpg

3.jpg

4.jpg

José Carlos.jpg