José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
INAUGURAÇÃO ALDEIA COLUMBÓFILA DE BEJA (19 DE JULHO 2009) 19-07-2009

INAUGURAÇÃO DA ALDEIA COLUMBÓFILA

DO CONCELHO DE BEJA

Foi assinado dia 19 de Julho um Contrato de Comodato entre a Câmara Municipal de Beja, a Sociedade Columbófila Asas de Beja e um grupo de oito columbófilos do concelho, com vista à gestão e funcionamento da nova Aldeia Columbófila.

O projecto desenvolvido pelo Município de Beja  permitirá retirar da malha urbana os pombais que, em muitos casos, constituem um incómodo para pessoas e graves prejuízos para os imóveis.

Este espaço de 5242 m2 está a ser construído num terreno junto ao Parque de Materiais da Câmara Municipal de Beja, na Freguesia de Santa Maria da Feira.

Além dos oito pombais que inicialmente irão ocupar uma parte do espaço disponibilizado para o efeito, a área envolvente permitirá aumentar o número de pombais a instalar na Aldeia Columbófila, de maneira a satisfazer a vontade dos columbófilos e as exigências impostas pela lei e pelas autoridades judiciais e administrativas.

 

Dia 19 de Julho - Inauguração da Aldeia Columbófila de Beja

É já no próximo Domingo, dia 19 de Julho, pelas 11 horas da manhã, que irá ser inaugurada a Aldeia Columbófila do Concelho de Beja.

A inauguração contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Beja (Dr. Francisco Santos) e o Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia (Dr. José Tereso).

A Aldeia Columbófila fica situada junto ao Parque de Materiais da CMBeja, e conta já com 8 pombais de columbófilos filiados na colectividade "Asas de Beja".

Na Cidade de Beja havia a necessidade imperiosa da construção de uma Aldeia Columbófila, para albergar os columbófilos que já manifestavam problemas de manutenção dos seus pombais, que se encontravam inseridos na malha urbana da cidade, vislumbrando-se então, com a construção da Aldeia Columbófila, o fim dos problemas com os licenciamentos urbanísticos e também com os vizinhos próximos, assegurando-se a prática do desporto columbófilo sem quaisqueres entraves e em completa segurança.

A Associação Columbófila do Distrito de Beja (ACDB) e a Câmara de Beja acertaram em 2008 os últimos detalhes da futura Aldeia Columbófila da capital de distrito.

O projecto há muito que vinha a ser preparado entre ambas as partes, e é encarado pelos responsáveis da columbófilia distrital como uma “mais-valia” para o desenvolvimento da modalidade no Baixo Alentejo.

Pode ser o princípio para que a modalidade se desenvolva, atraíndo os jovens e demonstrar de que a Columbófilia encontra-se de boa saúde na região, e está aberta à participação de todos aqueles que pretendam abraçar esta apaixonante modalidade desportiva.

O projecto da Aldeia Columbófila, que fica localizada nas traseiras do Parque de Materiais da autarquia bejense, está avaliado em cerca de 20 mil euros (pombais em alvenaria), tendo arrancado a construção no mês de Agosto 2008.

 Agora concluído, o novo equipamento disponibiliza cerca de duas dezenas de pombais para os columbófilos da cidade, que se inscreveram previamente na ACDB, praticarem a modalidade em melhores condições que anteriormente, tendo estes de pagar apenas a conta da luz e água.
 

Beja: Aldeia Columbófila inaugurada a 19 de Julho. Clique na imagem para ver o vídeo

 
José Carlos : Gabinete de Imprensa ACD Faro
 


A ALDEIA COLUMBOFILA DE BEJA EM CONSTRUÇÃO A GRANDE VELOCIDADE (Início da construção)
 


ALGUNS POMBAIS JÁ ESTÃO NOS ULTIMOS ARRANJOS 
 


O POMBAL DO COLUMBÓFILO MARECO A TENTAR ADUZIR OS POMBOS VELHOS QUE TROUXE DO ANTIGO POMBAL 
 


O JACINTO FIALHO E O MARECO A TROCAR ALGUMAS IDEIAS  
 


O MARECO E SUAS ENGENHOCAS 
 


ANTONIO DO REIS DE CHEGADA PARA COMEÇAR A TRATAR DOS SEUS POMBOS 
 


O POMBAL DE JORGE TRIGACHEIRO ATÉ AGORA O MAIS COMPLETO E EXEMPLAR
 
 


O DR.JACINTO E SEU POMBAL. AINDA NÃO ESTANDO TOTALMENTE COMPLETO É O HOMEM QUE JÁ TEM MAIS POMBOS ADUZIDOS