José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
FPC PROMOVE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS 03-12-2010

FPC promove formação de dirigentes desportivos

A Federação Portuguesa de Columbófilia promoveu um Programa de Formação de Dirigentes Desportivos no passado dia 01 de Dezembro (Quarta-Feira - Feriado) em Coimbra, no Hotel D. Inês, dos quais estiveram presentes 22 Dirigentes Desportivos das Associações (Centro/Norte) de Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo e de Viseu.

A acção teve como objectivo o desenvolvimento de competências de gestão, potenciar a capacidade de cada um e fomentar o desenvolvimento organizacional, no âmbito de uma intervenção eficaz e orientada para a comunidade.

A FPC, consciente do importante papel desempenhado pelas colectividades e associações columbófilas no desenvolvimento e consolidação da modalidade, esta formação surge no âmbito de uma estratégia e uma aposta, na valorização de recursos humanos ao nível dos dirigentes desportivos.

A abertura e encerramento da acção, foi realizada pelo Presidente da FPC e também presidente da FCI (Federação Columbófila Internacional), Dr. José Tereso.

Foram apresentados os vários temas: “Estatuto do Dirigente Desportivo e seu enquadramento legal ”, “Liderança”, “Preparação de reuniões”, “Comunicação”, “O processo desportivo e o processo disciplinar”, “Orçamentação e Fiscalidade” tendo como Prelectores o Dr. Joaquim Lopes (Director de Serviços da FPC), Dra. Paula Fernando (Consultora Jurídica da FPC), Dr. Pedro Ribeiro (Grupo RTP), a Dra. Ana Oliveira (Agência comunicação “Ideias Concertadas”) e o Dr. Euclides Carreira (ROC da FPC).

Estes temas proporcionaram um amplo debate e intervenções múltiplas por parte dos dirigentes confirmando assim, uma importante troca de experiências e enriquecimento dos seus conhecimentos.

Este programa de formação é especialmente dirigido numa primeira fase aos dirigentes das associações distritais e, numa segunda fase aos dirigentes das colectividades.

Fase ao enorme sucesso desta iniciativa, a FPC vai promover a 2ª acção de Formação de Dirigentes Desportivos no próximo dia 08 de Dezembro (Quarta-Feira - Feriado) em Évora, no Hotel D. Fernando, direccionada às Associações (Centro/Sul) de Beja, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal.