José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
COLUMBOFILIA DE LUTO !!! HÉLDER BONITO (VILA CHÃ DE OURIQUE - CARTAXO) 04-01-2011

Mata irmão por partilhas de terreno 

Os dois irmãos andavam desavindos por causa das partilhas de um terreno há anos. A última discussão terminou ontem com Hélder Bonito, de 50 anos, a ser abatido a tiro de caçadeira, em Vila Chã de Ourique, no Cartaxo, pelo irmão dez anos mais velho

O homicida, Artur Bonito, disparou também sobre a cunhada, Luísa Isabel, de 48, que foi transportada para o Hospital de Santarém com ferimentos ligeiros nas costas e num ombro. De seguida, foi-se entregar no posto da GNR do Cartaxo, onde confessou o crime.

A discussão entre os irmãos aconteceu pelas 17h00, na garagem de uma vivenda que Hélder Bonito já não habitava há anos e que agora utilizava apenas para guardar material. Segundo um vizinho, a vítima, empresário da construção civil conhecido pelo gosto pela columbofilia, estava a reparar uma carrinha quando se desentendeu com o irmão.

O agressor reside numa casa construída num terreno ao lado, que está no centro das desavenças. As propriedades são divididas por um muro com pouco mais de um metro. A determinada altura, Artur Bonito foi a casa, pegou numa arma de caça e disparou sobre o irmão, matando-o. Alvejou ainda a cunhada, mas atingiu-a apenas de raspão.

"Eles andavam desavindos há anos e hoje [ontem] parece que foi a gota de água que causou a tragédia", disse ao CM um morador, adiantando que as discussões entre ambos por causa das partilhas do terreno eram frequentes e terão levado Hélder Bonito a construir a sua casa num terreno próximo do local onde agora se deu o crime.

"O Hélder era empreiteiro e tinha uma vida boa, estabilizada. Já o Artur, agora não fazia nada e andava aí aos tombos, metido nos copos", acrescentou uma moradora da rua D. Afonso Henriques, onde aconteceu a tragédia. O autor confesso do homicídio foi motorista de pesados, mas encontrava-se desempregado há vários meses.

BOMBEIROS AINDA TENTARAM O SALVAMENTO

Mesmo ferida com bagos de chumbo, a mulher de Hélder Bonito, Luísa Isabel, correu para a rua a pedir socorro à vizinhança. Os Bombeiros Municipais do Cartaxo foram os primeiros a chegar e encontraram o homem em paragem cardiorrespiratória, tendo efectuado manobras de suporte básico de vida, sem sucesso. O óbito foi declarado pelo médico da equipa do INEM. Hélder Bonito deixa dois filhos – uma filha militar do Exército e um filho estudante, que foram confortados por familiares e habitantes de Vila Chã de Ourique, que acorreram à vivenda do casal quando se espalhou a notícia.

"TIROU-LHE A VIDA POR UM PEDAÇO DE TERRA"

"Eu nem queria acreditar quando me telefonaram a contar o que aconteceu", disse ao CM Natália Félix, irmã de ambos, ainda bastante transtornada com os acontecimentos. Natália Félix, que é a única mulher entre sete irmãos, um já falecido, confirmou que a divisão da herança provocou desaguisados entre alguns deles. "Eu tentava dar-me bem com todos, mas sabia que eles andavam chateados um com o outro. Só nunca esperei que isto acontecesse. Ele não tinha o direito de lhe tirar a vida por causa de um pedaço de terra", afirmou. Segundo um amigo da família, Manuel Canha, os irmãos tiveram uma relação de boa vizinhança durante muitos anos. "Sei que o Hélder chegou a dar água e luz ao irmão, quando aqui morava, mas não sei por que é que se desentenderam", disse.

Fonte : Correio da Manhã (04/01/2011)

P.S. - Hélder Bonito era actualmente o Presidente do Grupo Columbófilo de Vila Chã de Ourique e membro da Associação Columbófila do Distrito de Santarém.

 Venceu a última edição do Derby do Cartaxo (2010), assim como vários campeonatos na sua colectividade (Vila Chã de Ourique) ao longo da sua carreira columbófila.

 Aos seus familiares, amigos e ao Grupo Columbófilo de Vila Chã de Ourique, expressamos a nossa nota de pesar, apresentando as mais sentidas condolências.

José Carlos (Faro-Algarve-Portugal)

 
Campeão Derby Cartaxo 2010 - Pombo Nº 106203/10
Hélder Bonito (Vila Chã de Ourique)

Entrega de Prémios ACD Santarém 2009 (Hélder Bonito 1º dtª)

Corpos Sociais ACD Santarém

Viagem à Bélgica e Holanda (Setembro 2008)

Hélder Bonito com um dos reprodutores de Eric Berckmoes (Setembro 2008)

Visita à Bélgica e Holanda (Setembro 2008)

Carlos Paixim e Hélder Bonito


Com Mr. Robert Van Eycken - Grande Fundista Belga


Grupo das Olimpíadas de Ostende 


Visita à casa de Norbert Norman (Janeiro 2007) 


Em casa do Pascal & Agy. 


 Visita 2004 (Hélder Bonito, Carlos Paixim e Pedro Lopes) 


Em casa do Dr. Peeters em 2004 


Em casa do Mr. Nopan . Linhas Rambo e Voets 


Em casa dos Verkerk (2003) 


Em casa do Rondags (2004)  


Em casa do Polamans (2004) 

Em Casa do Custers


Foto com o Verbree (2003) 


 Famoso 231-86 Flor Engels (2003) - Hélder Bonito, Pedro Lopes e Carlos Paixim (Grandes Amigos na Vida e no Desporto Columbófilo) 


Com o Jules Engels em 2003 . Flor Engels 


Em casa do Van Houve (2003) 


Em casa de André Roodhooft (2003) 


Em casa do Etiene no ano seguinte a ter sido Campeão Nacional de Velocidade.  


Em casa do Frans & Hugo Moris (2001) 


1ª Vez em casa do Rondags (2001) 


Em casa do Nouwen Paesen & Son. Vencedor do 1º Internacional de Marseilhe. 


1ª Vez em casa do Custers (Outubro 2001) 


Visita a casa do Patrick (2001) 


Olimpíada de Dortmund

Olimpíada de Dortmund

Nota de Condolências do Grupo Columbófilo do Cartaxo