José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
EXÉRCITO CHINÊS TREINA POMBOS-CORREIO !!! 18-03-2011

China treina dez mil pombos-correios !!!

 
Reprodução/Metro
 
Pombos são usados pelo exército chinês desde os anos 50

O exército da China está treinando nada menos que 10 mil pombos-correio para servirem no caso de uma falha nos sistemas de comunicação do país e do mundo, tratando-se do maior contingente militar de pombos-correio no Mundo. Os pombos estão sendo ensinados a entregar mensagens de extrema importância.

“Na Guerra moderna, os pombos são indispensáveis. É a ferramenta mais prática e eficiente para distâncias médias e pequenas quando há interferência eletromagnética ou colapso em nossos sinais”, disse o oficial encarregado, Chen Chuntao, referindo ainda que os pombos são principalmente chamados para conduzir missões militares especiais entre as tropas estacionadas nas nossas fronteiras, acrescentando que há tantos pombos militares como existem soldados do exército suíço, por exemplo". 

O primeiro grupo deste tipo de aves para uso militar na China nasceu em 1950 em Yunnan (no sudoeste do país, na fronteira com Laos e Mianmar), que tem sido usado principalmente para correspondência com bases chinesas em ilhas no mar da China Meridional e para enviar mensagens aos vizinhos países do sudeste da Ásia, embora naquela ocasião os pombos tenham sido importados de Polônia e União Soviética.

Desde então, a capital provincial de Yunnan, Kunming, é o principal centro dedicado ao uso militar de pombos, onde mais de 50 mil destas aves já foram treinadas.

Os pombos-correio foram utilizados nas duas guerras mundiais do século 20, sendo que na primeira delas calcula-se que 95% das mensagens transmitidas por este meio chegaram com sucesso a seu destino.