José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
EXPOSIÇÃO COLUMBÓFILA DE ARTUR COSTA 19-05-2011
  • MOSTRA DE COLUMBÓFILIA

Artur Costa, já com 60 anos dedicados à Columbófilia, promoveu, com o patrocínio da Câmara Municipal, uma exposição e mostra do seu espólio em troféus, livros, publicações em jornais, fotos e distinções conseguidas ao longo da sua carreira columbófila.

Esta exposição que decorreu de 27 de Abril a 13 de Maio na Casa-Museu de Oliveira de Azeméis foi visitada por muitos columbófilos e por pessoas estranhas à columbófilia, mas teve o seu dia maior em 27 de Abril, dia da inauguração. Estiveram presentes Samuel Oliveira (Presidente da Casa-Museu), Luís Batista (Presidente da ACD Aveiro), Hermínio Loureiro (autarca de Oliveira de Azeméis), Manuel de Araújo Martins (Presidente do Congresso da FPC), entre outras entidades e columbófilos locais.

Artur Costa que é detentor da Medalha Dourada atribuída pela FPC, agradeceu reconhecido a todos quantos o apoiaram nesta iniciativa, a sua gratidão foi também manifestada aos que tomaram parte na cerimónia da inauguração da "Mostra" e, de seguida, dissertou sobre as suas actividades columbófilas iniciadas no ano de 1950 e que tiveram muitos e variados pontos altos.

Falou das virtudes da prática columbófila e disse que a columbófilia "só se evidenciará se os seus praticantes derem a conhecer às populações que o nosso desporto faz com que estejamos próximos da família. É preciso demonstrar à sociedade e sobretudo aos mais jovens que essa recreação é parental e que os pombos-correio são dóceis e regressam sempre ao pombal onde nasceram e se desenvolveram".

Finalizou dizendo... "A celebração de protocolos, as Associações, Autarquias e Instituições para a instalação de pequenos pombais em Escolas, Centros de Dia, Lares, Infantários, Creches e outras instituições poderá ser um bom começo para se garantir um desenvolvimento da columbófilia com bases para um futuro próximo".

Usaram também da palavra Samuel Oliveira, Luís Silva, Hermínio Loureiro e Manuel de Araújo Martins. Todos eles reconheceram a importância para a columbófilia desta "mostra" e realçaram a coragem e a persistência de Artur Costa.

 

  • Artur Costa expõe na Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis

Como a frequência de visitas ao pombal/exposição de Artur Costa em pouco ultrapassou as 100 pessoas e dessas apenas uma dezena eram columbófilas, este idealizou uma mostra pública, a decorrer entre 27 de Abril e 13 de Maio, na Casa Museu Regional de Oliveira de Azeméis, situada na zona pedonal da cidade, à Rua António Alegria, 199/131, por onde passa muita população oliveirense e centenas de alunos das Escolas Básicas e Secundárias.

 Lá estarão expostos uma dezena de pombos e muitos dos objectos alusivos à sua criação e alimentação, bem como referentes à prática do desporto columbófilo, além de muita documentação narrativa, vários trofeus, recordações e distinções que lhe foram atribuídas ao longo dos 60 anos que dedicou à columbofilia.

 Artur Costa já iniciou os contactos com as direcções das Escolas Básicas e Secundárias, estando convencido que algumas visitas de estudo irão acontecer.

 Se assim for, será mostrado à população o que é a columbofilia, que muitos definem como vício.

Os visitantes receberão um folheto alusivo às origens, desenvolvimento e capacidades actuais e futuras dos pombos-correio.

Para tanto solicitou apoio logístico à Casa Museu, Câmara Municipal, Sociedade Columbófila de Azeméis, Federação, Associação Distrital e a divulgação do evento pela comunicação social, incluindo  via internet.

A Abertura Oficial terá lugar o dia 27, pelas 19:30 horas, com a presença de entidades autárquicas, desportivas, e outras, seguida de lanche ajantarado… compareça!!!

Para mais informações podem contactar Artur Costa pelo tlm. - 91 808 7866.

 
 

Autarquia felicita columbófilo Artur Costa pelo apoio ao desenvolvimento da modalidade

Artur Costa (à esquerda) dedicou 60 anos da sua vida à causa columbófila

Duas salas pequenas mas cheias de troféus fazem o orgulho de Artur Costa, columbófilo oliveirense que dedicou 60 anos da sua vida à modalidade. Uns maiores, outros mais pequenos mas todos com o mesmo significado, os troféus que o columbófilo exibe são o ponto de partida para uma visita a outros recantos da casa onde o mundo columbófilo está bem presente.

Em 1967 o oliveirense foi o primeiro representante do distrito de Aveiro a participar numas olimpíadas, realizadas em Viena de Áustria.

Foi essa realidade que o presidente da autarquia e vereadores constataram numa visita que efectuaram à habitação de Artur Costa.

O orgulho percorre o rosto do columbófilo na visita guiada que faz aos membros do executivo pelo exterior da sua casa onde um antigo pombal deu lugar a um autêntico «museu» guardando as recordações mais evidentes das seis décadas dedicadas à columbofilia.

A dedicação de Artur Costa à modalidade mereceu elogios do presidente do município que considerou serem poucos os exemplos de devoção a uma causa que abraçou desde jovem. «Esta foi uma paixão que Artur Costa prolongou ao longo da vida», afirmou Hermínio Loureiro, felicitando-o por «tudo o que fez na promoção e desenvolvimento da columbofilia».

Artur Costa, com uma acção elogiada por vários responsáveis da modalidade, foi um dos fundadores do concurso concelhio de columbofilia de Oliveira de Azeméis.

Hoje, a sua casa é uma montra de 60 anos da sua vida colocados ao serviço e à projecção da columbofilia quer regional, quer nacional.