José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
HOMENAGEM A VASCO OLIVEIRA - AUTARCA, DESPORTISTA E COLUMBÓFILO 13-02-2015

VASCO OLIVEIRA

 

A Justa Homenagem ao Homem, ao Autarca, ao Desportista

Frontalidade, versatilidade, amizade, lealdade, honestidade e humildade foram algumas das características apontadas a Vasco Oliveira, que esteve 28 anos à frente da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, num almoço de reconhecimento que reuniu mais de 500 amigos

Cerca de 500 pessoas marcaram presença no almoço de homenagem a Vasco Oliveira, que decorreu no passado dia 31 de Janeiro, no restaurante Milénio do Caldas Internacional Hotel, e que o aplaudiram de pé, numa sentida e justa homenagem ao Homem, ao Autarca e ao Desportista que Vasco Oliveira foi e, sempre será, fruto de um percurso de vida séria, impoluta e dedicada a causas, como sublinharam vários oradores nesta cerimónia.

Amigos recentes e outros de longa data (e representantes de todos os partidos políticos) deram testemunho do trabalho que o homenageado desenvolveu a nível profissional, desportivo, político e associativo.

Em comum o destaque de algumas das suas características, como a frontalidade, amizade, companheirismo e sentido de rectidão.

Algarvio de nascimento, mas caldense do coração, Vasco Oliveira dedicou a vida à sua cidade das Caldas da Rainha, onde granjeou um admirável respeito e consideração junto da população caldense, graças ao seu percurso de desportista, defendendo e capitaneando a equipa de futebol do Caldas Sport Clube, onde se sagrou campeão da 3ª Divisão Nacional, passando mais tarde pelo cargo de treinador principal, e ficando sempre ligado a este clube onde ainda hoje é Presidente da Assembleia Geral. Na Sociedade Columbófila Caldense passou por todos os cargos e tem um percurso como praticante de grande categoria com vários títulos alcançados. Como autarca local, os 7 mandatos consecutivos como Presidente da principal freguesia da cidade, a freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, justificam a obra feita no campo autárquico, com uma qualidade que foi enaltecida por todos os quadrantes partidários locais.

Mas o curriculum de Vasco Oliveira não se esgosta dentro dos muros do concelho das Caldas da Rainha, ele também tem obra vasta e reconhecida a nível nacional, por ter sido um dos fundadores da ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias), onde ocupou o cargo de Vice-Presidente, onde teve uma acção muito meritória.

Foram nuitos os discursos proferidos por muitas individualidades ligadas ao desporto (onde se inclui naturalmente a columbófilia), à política e por cidadãos comuns, que enalteceram as qualidades do homenageado e a sua dedicação às causas que abraçou.

Armando Vieira, vice-presidente da ANAFRE, deixou-lhe um abraço das 3091 freguesias que compõem o país e, dando nota do seu valoroso trabalho em prol das autarquias de base, ofereceu-lhe o pin de ouro desta associação.

O presidente da Câmara, Tinta Ferreira, fez parte do grupo de amigos que organizaram este almoço de reconhecimento, e revelou que inicialmente Vasco Oliveira não concordou com esta iniciativa, mas justificou que esta tinha sentido pois havia muitos amigos que lhe queriam agradecer o que tinha feito por eles. E, durante toda a tarde, foram dezenas os amigos que fizeram questão de subir ao palco para dar uma palavra de apreço ao homenageado.

A intervenção mais longa viria a ser do ex-presidente da Câmara, Fernando Costa, para quem esta homenagem foi feita “no momento certo”. Os dois autarcas trabalharam juntos 28 anos, um na Câmara e outro na maior freguesia do concelho.

“Sempre foi um homem frontal, de causas, reivindicativo, mas também de coração aberto para perdoar”, disse Fernando Costa, que muitas vezes se zangou com Vasco Oliveira, mas que dias depois já estavam amigos de novo.

Também a columbófilia foi uma paixão. Vasco Oliveira começou aos 13 anos com seis pombos e tornou-se um columbófilo de grande notoriedade nacional, exercendo funções dirigentes, tanto na Sociedade Columbófila Caldense como na Federação Portuguesa de Columbófilia. Tendo em conta esse seu gosto, Vasco Oliveira foi recebido, à entrada do almoço, com uma largada de pombos.

Foi bonita a homenagem da columbófilia nacional, quando o Dr. José Luís Jacinto (Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia), chamado a discursar, convidou os columbófilos presentes a subir ao palco para prestarem uma sentida homenagem a Vasco Oliveira.

Vasco Oliveira dedicou esta distinção a todos os “familiares e amigos que quiseram e puderam estar presentes neste almoço”. Referiu que a presença de tantas pessoas o sensibilizou.

Destacou ainda o trabalho dos funcionários da Junta de Freguesia, todos presentes no evento, e que com ele passaram grande parte da vida.

 Lembrou que no início eram poucos e que se batiam com muita falta de dinheiro e de meios, mas que a pouco e pouco foram conseguindo adquirir equipamentos, meios e novos serviços para melhorar a vida dos seus fregueses.

“Para trás ficou a família”, reconheceu, lembrando que não esteve presente quando os filhos nasceram por se encontrar embarcado e que depois, com o futebol, chegava a casa muito tarde. A filha, Elisa Oliveira, que actualmente gere a empresa que Vasco Oliveira fundou há mais de 40 anos, dedicou-lhe um poema onde resumiu o seu percurso de vida.

Vasco Oliveira é um exemplo de vida e cidadania que, deve servir de farol a todos aqueles que abraçaram a causa pública ou o mundo do associativismo.

Vasco Oliveira, sua esposa e filha, à chegada ao local do almoço de homenagem

  

Vasco Oliveira foi recebido, à entrada do almoço, com uma largada de pombos

 

Vasco Oliveira foi recebido, à entrada do almoço, com uma largada de pombos

 

   

 
Salão do restaurante Milénio do Caldas Internacional Hotel
 
 

 

  

 

  

 
 

Armando Vieira, vice presidente da ANAFRE, ofereceu um pin de ouro 

vasco.jpg

Homenagem da columbófilia nacional 

 
Homenagem da columbófilia nacional
 
 

José Tereso (esqª) Presidente da Federação Columbófila Internacional (FCI) 

 
 

Elisa Oliveira narrou uma linda poesia do percurso de vida do seu pai 

 
 
 
 

 

Vasco Oliveira agradecendo a homenagem de que foi alvo nas Caldas da Rainha 

 

Vasco Oliveira agradecendo a homenagem de que foi alvo nas Caldas da Rainha 

 
HOMENAGEM A VASCO OLIVEIRA - AUTARCA, DESPORTISTA E COLUMBÓFILO