José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
ALDEIA COLUMBÓFILA DE ARRONCHES (PORTALEGRE) 25-06-2016

ALDEIA COLUMBÓFILA DE ARRONCHES

A primeira Aldeia Columbófila do distrito de Portalegre foi inaugurada no dia 25 de Junho de 2016 (Sábado) em Arronches. O Clube Columbófilo Arronchense vê agora concretizado “o sonho de longa data” que vai permitir à associação realizar a sua actividade com melhores condições.

Segundo o presidente da colectividade, Luís Caixas a criação da Aldeia Columbófila só foi possível graças à autarquia de Arronches que cedeu o terreno e custeou as obras. A construção dos cinco pombais, custou aos cofres da Câmara Municipal cerca de 40 mil euros.

A Aldeia Columbófila fica situada no lugar dos Coutos de S.Brás. 

Canilealdeiacolumbofila 4

A Aldeia Columbófila, que irá ficar sobre a tutela do Clube Columbófilo Arronchense, a inauguração foi assinalada com pompa e circunstância e após uma breves palavras tecidas pela presidente do Município, Fermelinda Carvalho que referiu a satisfação por ver cumprido este sonho dos columbófilos do concelho, elogiando a obra, única do distrito, teve a palavra o presidente da colectividade que irá usar as instalações.

Luís Caixas, visivelmente emocionado, agradeceu ao Município por ter acreditado no projecto. Uma obra que era um sonho seu e do clube a que preside e que tem agora um espaço à medida do trabalho desenvolvido pelos praticantes da modalidade em Arronches que têm levado o nome da sua terra além-fronteiras. Também José Jacinto, presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia teceu umas breves considerações sobre Arronches, referindo um concelho com muita actividade e pioneiro nas obras que leva a cabo.

Sob um sol abrasador, o público não deixou de marcar presença no lugar de Couto de São Brás para ali assistir à inauguração da “Aldeia Columbófila”, um sonho do clube arronchense que, após não ter sido contemplado no Orçamento Participativo do Município, o mesmo achou por bem levar por diante esta obra.

Na cerimónia de inauguração estiveram perto de 50 pessoas, entre elas, a presidente da CMA, Fermelinda Carvalho, o presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia (FPC), José Luís Jacinto, o presidente da ACD Portalegre, João Paulo Valente e o presidente da direcção do CCA, Luís Caixas, um dos principais impulsionadores da obra.

O Presidente do Clube Columbófilo de Arronches, Luís Caixas, agradeceu a presença de todos e agradeceu à autarquia por, finalmente, o clube a que preside ver realizado este sonho. Umas instalações dignas, modernas e abertas, vão permitir dar continuidade a esta actividade columbófila que leva o nome de Arronches, dentro e fora do país, com as provas em que os seus associados participam.

 

Fermelinda Carvalho, Presidente da Câmara Municipal de Arronches referiu que “a construção da “Aldeia Columbófila” para além de ser um sonho dos columbófilos arronchenses, era também uma promessa eleitoral da sua candidatura, e as promessas são para se cumprirem”, afirmou a edil. Acrescento ainda que “para além destes aspectos à referir que esta “Aldeia Columbófila” é um projecto pioneiro a nível do Distrito de Portalegre”. 
 
Para encerrar as intervenções o Presidente da Federação de Columbófila, manifestou o seu contentamento por estar presente, e poder assistir a esta inauguração, que vem acrescentar mais condições para a prática deste desporto com tradições em Arronches.

     José Luís Jacinto mostrou-se bastante       agradado com o que encontrou em Arronches, “estes pombais têm excelentes condições e os pombos-correio ficam bem instalados”, garantiu.

     O dirigente fez questão de sublinhar a pró – actividade que existe no município alentejano, tendo destacado a realidade que encontrou, “fiquei com uma excelente impressão do município e dos seus columbófilos, os pombais são óptimos e há margem para crescer”.

     José Luís Jacinto assegura que “as Aldeias Columbófilas resolvem os problemas relacionados com a questão da localização dos pombais e, por outro lado, promovem a concentração dos columbófilos, algo que acaba por estimular o convívio e a própria competição”. A FPC apoiou o projeto, mas o seu presidente fez questão de sublinhar que “ todos os créditos da criação desta aldeia vão para a Câmara Municipal de Arronches, para os columbófilos de Arronches, e, em especial, para a direção do Clube Columbófilo Arronchense”.

     A satisfação com a nova aldeia foi uma tónica comum durante a inauguração. Arronches dispõe agora de novas instalações para os pombos-correio, mas a ambição é aumentar o número de pombais disponíveis, como garantiu Luís Caixas, “há espaço disponível para a construção de mais pombais. Temos de usufruir destas instalações da melhor maneira possível, mas queremos aumentar a ‘família’ columbófila”.

     Seguiu-se depois a degustação de um porco assado e a imperial a correr dos copos para as gargantas secas, pois a tarde era de muito calor.

 

6.jpeg

3.jpg

Muito público para assistir à Inauguração da Aldeia Columbófila de Arronches

24.JPG

Muito público para assistir à Inauguração da Aldeia Columbófila de Arronches

15.jpg

Muito público para assistir à Inauguração da Aldeia Columbófila de Arronches

4.jpg

Fermelinda Carvalho (Presidente Câmara Municipal de Arronches), Luís Caixas (Presidente Clube Columbófilo de Arronches) e José Luís Jacinto (Presidente Federação Portuguesa de Columbófilia)

25.JPG

Intervenção de Fermelinda Carvalho (Presidente Câmara Municipal de Arronches)

16.jpg

Fermelinda Carvalho (Presidente Câmara Municipal de Arronches)

27.JPG

Intervenção de Luís Caixas (Presidente Clube Columbófilo Arronchense)

17.jpg

Luís Caixas (Presidente Clube Columbófilo Arronchense)

21.JPG

Intervenção de Luís Caixas (Presidente Clube Columbófilo Arronchense)

5.jpg

Momento solene da Inauguração da Aldeia Columbófila de Arronches

22.JPG

Momento solene da Inauguração da Aldeia Columbófila de Arronches

28.JPG

Concretizado “o sonho de longa data”

23.JPG

Intervenção de José Luís Jacinto (Presidente Federação Portuguesa de Columbófilia)

18.jpg

Intervenção de José Luís Jacinto (Presidente Federação Portuguesa de Columbófilia)

11.jpg

Entrega do galhardete da FPC à Presidente da CM Arronches e ao Presidente do CC Arronchense

14.jpg

Momentos de convívio

26.JPG

2.jpg

29.JPG

Os atletas nos novos pombais da Aldeia Columbófila de Arronches (Portalegre)

12.jpg

13.jpg

1.jpg

DIFERENTES FASES DE CONSTRUÇÃO DA ALDEIA COLUMBÓFILA DE ARRONCHES

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

Carrinha de transporte do Clube Columbófilo Arronchense (Arronches - Portalegre)

o.jpg

Logotipo do Clube Clube Columbófilo Arronchense

José Carlos.jpg