José Carlos Almeida Rosa

 NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
SC FARO HOMENAGEADA COM MEDALHA DE MÉRITO PELA UNIÃO DE FREGUESIAS DE FARO 14-10-2016

Assinalou-se na passada sexta-feira (14 de Outubro de 2016), no Auditório da Biblioteca Municipal de Faro (António Ramos Rosa), pelas 21 horas, o 3º aniversário da União de Freguesias de Faro (Sé/São Pedro). 

 A cerimónia iniciou-se com a brilhante actuação de duas alunas de violino do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, tendo oferecido a todos umas belas melodias ao som daquele instrumento.

Para além da evocação e da celebração do 3º aniversário, a Junta homenageou ainda algumas instituições e pessoas que se distinguiram na cidade de Faro. A titulo póstumo foi homenageado o sr. António Justo (ARPI).

A presidir à cerimónia de entrega dos diplomas e medalhas de mérito, encontrava-se Joaquim Teixeira (Presidente União de Freguesias de Faro), João Limão Horta (Presidente Assembleia de Freguesia) e por último o convidado António Branco (reitor da Universidade do Algarve).

Com estas distinções pretende-se homenagear publicamente pessoas singulares ou colectivas, que se tenham notabilizado pelo seu reconhecido mérito, prestígio e prestado relevantes serviços à comunidade, contribuindo para o engrandecimento e dignificação das Juntas de Freguesia da Sé/São Pedro.

SOCIEDADE COLUMBÓFILA FARO - MEDALHA E DIPLOMA DE MÉRITO

Uma das instituições homenageadas, nesta solene ocasião, por parte da União de Freguesias de Faro, foi precisamente a Sociedade Columbófila de Faro, pelo seu importante papel no movimento associativo da cidade. Tendo sido fundada em 1964, através da junção da Sociedade Columbófila do Algarve (fundada em 1932) com a Sociedade Columbófila Sul de Portugal (fundada em 1954). Tal facto deve-se em grande parte com a ajuda preciosa do sócio nº 1 Aníbal Sousa Guerreiro,  um dos grandes apaixonados pela columbófilia, e cujo saber e dedicação muito tem contribuído para o desenvolvimento e engrandecimento do desporto columbófilo na capital algarvia.

Já com 84 anos de idade, a sua longevidade desportiva pauta-se pelas sete décadas de columbófilia activa, fruto da sua extrema dedicação e empenho nesta modalidade desportiva.

A partir dos anos 60, houve um aumento significativo de praticantes e com o esforço dos Corpos Sociais, começaram-se a desenvolver eventos e iniciativas de relevo como as exposições e as festas columbófilas. Começam também a surgir os apoios por parte dos órgãos locais : Juntas de Freguesia, Câmara Municipal, Governo Civil, Bombeiros e Fagar.

Com o crescimento da cidade, os columbófilos na altura, começaram a se deparar com a dificuldade de se construírem pombais na área urbana, e quem tinha os seus pombais nas varandas, era muitas vezes a denúncia de alguns cidadãos, que acabavam por ditar a demolição dos pombais, e isso ocasionou o abandono de muitos praticantes, sendo mais tarde a medida de recurso e com o apoio das juntas de freguesia e das autarquias, a criação de Aldeias Columbófilas.

Ao longo dos anos, esta sociedade tem vindo a realizar diversos eventos de elevado nível social e desportivo que têm trazido ao concelho de Faro inúmeros visitantes, dinamizando a economia local através do acolhimento e da estadia dos participantes.

Desde 2004 que a Sociedade Columbófila de Faro realiza, anualmente, o “Derby Internacional de Faro”, o qual tem despertado enorme interesse, a nível nacional e internacional.
 
A Sociedade Columbófila de Faro continua a ser a maior sociedade columbófila do Algarve, reconhecida local e internacionalmente e várias vezes distinguida pelas entidades oficiais. É membro oficial da Associação Columbófila do Distrito de Faro e da Federação Portuguesa de Columbófilia

Foi por todas estas actividades que a União de Freguesias de Faro deliberou por unanimidade atribuir o Diploma e a Medalha de Mérito à Sociedade Columbófila de Faro. Estas distinções foram entregues pelo Presidente da Assembleia de Freguesia (João Limão Horta) ao Presidente da Direcção da Sociedade Columbófila de Faro (José António Barradas).

José Carlos - Faro

Aniversário Sé-São Pedro.jpg

1.jpg

Joaquim Teixeira (Presidente União de Freguesias de Faro) e as duas alunas de violino do Conservatório Regional do Algarve Maria Campina

003.JPG

Mesa que presidiu à cerimónia : António Branco (Reitor UALG), Joaquim Teixeira (Presidente União de Freguesias de Faro) e João Limão Horta (Presidente Assembleia Junta)

002.JPG

006.JPG

Auditório Biblioteca Municipal de Faro, António Ramos Rosa

004.JPG

Auditório Biblioteca Municipal de Faro, António Ramos Rosa

015.JPG

A Sociedade Columbófila de Faro recebendo a Medalha de Mérito atraves do seu presidente (José António Barradas), entregue pelo presidente da Assembleia de Freguesia (João Limão Horta) 

013.JPG

SC Faro homenageada com a Medalha de Mérito da União de Freguesias de Faro

014.JPG

SC Faro homenageada com o Diploma de Mérito da União de Freguesias de Faro

016.JPG

Representantes da Sociedade Columbófila de Faro : Merlin Nobre e José António Barradas

2016_Cartaz11-660x935

Derby Faro 2016 066.JPG

Pombal do Columbódromo Internacional de Faro (Aldeia Columbófila de Faro)

fiaal.jpg

Ford - FIAAL (Faro) - Patrocinador Oficial do Derby Internacional de Faro 2016

RECORDATÓRIA DE AGRADECIMENTO

António Barradas e Merlin Nobre, no descerramento de bandeira da Placa Comemorativa, em agradecimento e reconhecimento a Joaquim Teixeira (Presidente da Junta de Freguesia da Sé) - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008) 

Placa Comemorativa em homenagem e agradecimento da Sociedade Columbófila de Faro, ao Presidente da Junta de Freguesia da Sé (Joaquim Teixeira) - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008) 

Joaquim Teixeira (Presidente Junta Freguesia da Sé), com a placa comemorativa de homenagem e agradecimento, pelo inexcedível contributo prestado na melhoria das condições estruturais da Aldeia Columbófila de Faro

Merlin Nobre (Presidente Direcção Sociedade Columbófila Faro), António Barradas (Tesoureiro S.C.Faro), José António (Presidente Junta Freguesia Conceição de Faro), Aníbal Guerreiro (Sócio nº 1 da S.C.Faro), José Apolinário (Presidente Câmara Municipal Faro), Joaquim Teixeira (Presidente Junta Freguesia da Sé) e Rosélio Guerreiro (Presidente Assembleia-Geral S.C.Faro) - Aldeia Columbófila de Faro (09/06/2008)