José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
POMBAL COMUNITÁRIO - CENTRO COLUMBÓFILO ARAZEDENSE 05-07-2010
POMBAL COMUNITÁRIO
Centro Columbófilo Arazedense
 
 
 


Cada vez mais as colectividades têm de procurar ser criativas para manter os seus associados motivados e, se possível, atrair mais concorrentes para disputarem os campeonatos por elas organizados.

Uma das formas de motivar os columbófilos é, sem dúvida, instalações confortáveis e um bom lote de prémios.

Nesse sentido e entre várias iniciativas, as colectividades realizam leilões para conseguir uma verba extra que lhes permite um certo desafogo financeiro, no entanto, os leilões já não são assim tão rentáveis, pelo que se evoluiu para os derby’s, mas mesmo estes já são muitos, pelo que os directores do Centro Columbófilo Arazedense resolveram avançar com o projecto do Pombal Comunitário, uma iniciativa inédita em Portugal que permite a qualquer columbófilo participar com os seus pombos nos Campeonatos de Velocidade e Meio-Fundo promovidos pelo CC Arazedense e Associação Columbófila do Distrito de Coimbra.

O Pombal Comunitário encontra-se instalado no recinto da Feira e foi inaugurado em Agosto de 2009 com a presença de Luís Manuel Leal, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Aurélio Rocha - presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Lusitano Espinhal - presidente da ACD Coimbra e José Tereso - presidente da FPC.

 O Pombal foi construído num terreno cedido pela Junta de Freguesia e os materiais necessários foram comparticipados pela Câmara Municipal.

 Em 2009 foram inscritos 72 pombos de 18 columbófilos, todos eles do CC Arazedense, com um custo de 25 euros por atleta inscrito e um máximo de 4 por concorrente.

O acompanhamento diário foi efectuado por uma funcionária da Junta de Freguesia. Os pombos que conseguiram completar a Campanha foram leiloados a 4 de Julho, durante o convívio anual da colectividade.

 Ao longo da Campanha, a colectividade organiza vários convívios que possibilitam aos columbófilos assistirem às chegadas, como foi o caso do realizado a 13 de Junho, dia em que foi efectuado um treino com solta em Caia (±160 kms), ao qual assistiram vários columbófilos e entidades oficiais que, enquanto apreciavam os espectaculares voos de aproximação ao pombal, iam deliciando-se com sardinhas assadas na telha à moda de Arazede e porco no espeto.

Edição 2011

Nas próximas semanas o pombal irá entrar em obras, de forma a aumentar a sua capacidade para 250 atletas. Pode inscrever pombos para a edição 2011 qualquer columbófilo, bastando para tal que se inscreva como associado do Centro Columbófilo Arazedense e efectue o respectivo pagamento dos atletas com que pretende participar no Pombal Comunitário.

As inscrições decorrem até 10 de Julho e a entrega de borrachos de 20 de Julho a 10 de Agosto. A organização poderá ser contactada através dos seguintes números de telemóvel... Jorge Monteiro - 966340327 ; José Veríssimo - 969016264

Órgãos Sociais

Os órgãos sociais responsáveis pela gestão do CC Arazedense e projecto do Pombal Comunitário são até 2012...

Assembleia Geral
Presidente JORGE MANUEL TEIXEIRA MONTEIRO
Vice-Presidente JOSÉ MANUEL CARDOSO TOMÁS
Secretário JOAQUIM FORTE FERNANDES
Vogal CARLOS ANDRÉ DUQUE FONSECA

 

Direcção
Presidente JOSÉ JACIRIO TEIXEIRA VERISSIMO
Secretário EDUARDO OLIVEIRA DIAS
Tesoureiro MANUEL SILVA SANTOS
1º Vogal JOAQUIM CRUZ CONCEIÇÃO
2º Vogal CARLOS MANUEL O. DA SILVA

 

Conselho Fiscal
Presidente TIAGO ANDRÉ MARQUES JESUS
Secretário FERNANDO GOMES JESUS
Relator SERGIO DE OLIVEIRA SILVA TINOCO