José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
JOSÉ HENRIQUES SANTOS - CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO ACD BEJA 2011 03-02-2012

JOSÉ HENRIQUES SANTOS (SERPA)

Campeão Distrital de Fundo (ACD Beja)

Campeão de Velocidade e Fundo SC Serpa

José Henriques dos Santos tem uma carreira columbófila que teve início em 1999 com mais dois amigos. Os resultados mais significativos apareceram em 2003 com a fêmea 9188813/99 a sagrar-se Campeã Nacional de Meio-Fundo. As suas performances seguiram em crescendo até aos dias de hoje.

As instalações, os pombos e o método

O pombal tem 15 metros de comprimento por 2,5 metros de fundo e está dividido em duas secções para fêmeas e outras duas para machos. O pombal para o Fundo com 30 ninhos e pombal para Velocidade e Meio-Fundo com 24 ninhos. Existe ainda outro pombal (só com poleiros) para os borrachos.

Cultiva as linhas Janssen, Gaby, Van Riel, Armindos, Van Loon e Van Spitael. Procura fazer cruzamentos para obter pombos que se adaptem a todos os tipos de provas.

Utiliza o método da viuvez nos poleiros, principalmente com as fêmeas. A meio da Campanha faz as mudanças que achar necessárias em relação aos machos.

Recebe os pombos de provas normais não desgastantes com uma ração ligeira e na água de bebida adiciona um tónico para reposição das reservas.

Se as provas forem furas, a primeira refeição é também ligeira, mas mais tarde, dá ração mais abundante e na água produtos recuperadores.

Até meio da semana, antes das provas de Velocidade e Meio-Fundo, as refeições são ligeiras. Quando as provas são de Fundo, as refeições são mais consistentes e os treinos diários já são diferentes.

A preparação para as provas das diversas distâncias, baseia-se sobretudo em tentar adequar a alimentação às condições meteorológicas em que as provas decorrerão, pois há provas de curta distância que se podem tornar duras e vice-versa.

Esta colónia está a preparar-se para entrar na competição de 2012 com 180 pombos (100 adultos e 80 borrachos).

Fim da Campanha e Grande Muda

Desde logo, faz os tratamentos preventivos e acasala os pombos. Criam um borracho, ficando juntos na grande muda. Ficam fechados sem sair do pombal. São alimentados com ração de muda reforçada com algumas sementes adequadas à quadra e na água junta produtos específicoc para a época.

Partindo-se do princípio de que os pombos fizeram uma boa muda e que estão com saúde, são vacinados e sujeitos a tratamentos preventivos antes da Campanha.

A consulta ao veterinário é feita se aparecer algum caso que se apresente duvidoso por não se enquadrar em situações normais das do dia-a-dia. No que diz respeito aos tramentos e preventivos, utiliza os produtos que a prática e a experiência têm mostrado serem eficazes e que, em geral, são do conhecimento dos columbófilos.

Campeonatos Gerais ou Especialidades ???

"A minha opinião, embora pareça que a maioria gosta dos Campeonatos Gerais, jlgo que ser forte em todas as frentes é uma tarefa muito difícil e por isso gosto de apostar na especialização, embora participando em todas as modalidades. O calendário que mais me agrada é o que contenha 7 provas de cada especialidade.

A partir de que momento pensou que ia ganhar o título ???

"Vou referir-me ao Campeonato de Fundo. No meu distrito (Beja) é sempre imprevisível fazer contas porque existe um lote apreciável de bons columbófilos e a disputa pelos títulos mantém-se frequentemente até final.

Na Campanha de 2011 consegui manter sempre a liderança até à 5ª prova. Na 6ª e penúltima prova as coisas correram mal e fui ultrapassado pelo adversário mais directo. Felizmente para mim, na 7ª e última prova passou-se o contrário e fui Campeão Distrital de Fundo. Houve, portanto, emoção até ao fim !!!

O pior concurso foi o 6º, tive a sensação de perder o título. O melhor concurso foi o 7º por ter marcado bem e ter ultrapassado o adversário directo, conquistando, assim, o título".

Palmarés de 2009 a 2011

2009

Anilha de Ouro Distrital de Fundo

Campeão Distrital de Fundo

Campeão Nacional de Fundo

2º Pombo Ás Nacional de Fundo

2010

2º Distrital de Fundo

2º Nacional de Fundo

5º Maratona

2011

SC Serpa

2º Geral, Campeão de Velocidade

2º Meio-Fundo

Campeão de Fundo

SC Zona Azul (Beja)

Só participou no Campeonato de Fundo (2º)

ACD Beja

Campeão Distrital de Fundo

Campeonato de Fundo Zona Centro/Leste : 1º José Henriques, 2º Bruno Helena, 3º António Lampreia, 4º José Lampreia, 5º Jacinto Fialho, 6º José Ameixa, 7º Graça & Graça, 8º José Marujo, 9º Os Benitos, 10º Jurassic Park - Entregou os prémios Paulo Rodrigues

 

Melhores Pombos de Fundo Zona Centro/Leste : 7459432/07 (Anilha de Ouro - Bruno Helena), 9099351/09 (Anilha de Prata - Bruno Helena), 8367076/08 (Anilha de Bronze - José Henriques) - Entregou os prémios António Coelho (Vice-Presidente Desportivo ACD Beja)

 

Campeonato de Yearlings Zona Centro/Leste : 1º Rui Vilalva, 2º José Henriques, 3º Pombal Superstars, 4º Os Benitos, 5º Rosa Santos & José Luís - Entregou os prémios António Coelho (Vice-Presidente Desportivo ACD Beja)

 

 

8367060 - 1º Sport Fundo Exposição Distrital ACD Beja- José Henriques Santos

 

José Henriques Santos - Vice-Campeão Nacional de Fundo em 2010 

César Timóteo (Vice-Presidente Desportivo FPC) entregou a José Henriques Santos o Diploma e o Troféu referentes ao 5º Classificado do Campeonato da Maratona 2010 (organizado pela FPC)

 

José Henriques Santos e Luís Brito distinguidos pela Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC)

 

José Henriques Santos agraciado com Diploma e Medalha de Prata da FPC, ladeado por César Timóteo (Vice-Presidente Desportivo FPC) e José Francisco Lampreia (Presidente Direcção ACD Beja)

 

 

José Henriques Carapinha Santos (Serpa) e a sua equipa 

César Timóteo (FPC) entrega os prémios do Campeonato Geral Zona Centro/Leste 2010 ACD Beja : 1º Luís Brito, 2º José Ameixa, 3º José Lampreia, 4º António Lampreia, 5º Bruno Helena, 6º José Henriques, 7º José Marujo, 8º Rosa Santos & José Luís, 9º José Francisco Lampreia, 10º Graça & Graça (ausente)
 
David Barros Madeira (Loulé) entrega os prémios do Campeonato de Velocidade Zona Centro/Leste 2010 ACD Beja : 1º Luís Brito, 2º José Lampreia, 3º José Henriques, 4º José Ameixa, 5º Graça & Graça (ausente), 6º Chaveiro & Páscoa, 7º António Lampreia, 8º Bruno Helena, 9º Rosa Santos & José Luís, 10º Pombal Superstars (ausente)