ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
GRUPO COLUMBÓFILO VILANOVENSE / CASA DO POVO DE AVEIRAS DE CIMA 06-01-2018

GRUPO COLUMBÓFILO VILANOVENSE / CASA DO POVO DE AVEIRAS DE CIMA

Vilanovense.jpgAveiras de Cima.jpg

 

FESTA DE CONVÍVIO E AMIZADE NA ENTREGA DE PRÉMIOS DA CAMPANHA CONJUNTA DE 2017

 

O Grupo Columbófilo Vilanovense e a Secção Columbófila da Casa do Povo de Aveiras de Cima, promoveram no passado dia 06 de Janeiro de 2018, a sua Festa de Entrega de Prémios, relativa à Campanha Desportiva de 2017, realizada em parceria entre as duas agremiações, contando com 25 concorrentes aos diversos campeonatos disputados.

 

A festa teve lugar nas instalações da Casa do Povo de Aveiras de Cima, integrando um jantar onde estiveram presentes concorrentes e familiares, reunindo largas dezenas de convivas.

 

Esteve presente o Presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Rainha que, manifestou a disponibilidade da Junta para colaborar nesta sinergia entre as duas colectividades, juntando-se assim, ao seu colega que preside a Junta de Freguesia de Aveiras de Cima.

 

Após o jantar, houve lugar a um pequeno leilão, onde se leiloaram dois pombos ofertados por concorrentes, e se procedeu ao sorteio de um terceiro borracho igualmente ofertado para o efeito.

 

Foi depois o tempo de se galardoar os Campeões da campanha que, teve na equipa dos "Asas Negras" (uma das mais fortes do distrito), o maior protagonismo. Campeões do Geral, adicionaram a este título os de Campeões de Velocidade, Meio-Fundo e Yearlings, demonstrando uma superioridade incontestável sobre toda a concorrência.

 

José Carlos Vítor sagrou-se Campeão na especialidade de Fundo pelo segundo ano consecutivo. Quanto ao pódio do Campeonato Geral ele foi ocupado por Carlos Teixeira (Vice-Campeão) e pela equipa "Alfaro Loft" no terceiro lugar.

 

De salientar o exemplo dado por estas duas colectividades que, através desta parceria rentabilizam o plano desportivo e financeiro de ambos os clubes.

 

Nota para o evento que anualmente é organizado por estes clubes, a conceituada "Expo Rainha", com tradição na columbófilia portuguesa.

 

1.jpg

Os Campeões das Especialidades

Asas Negras - Velocidade, Meio-Fundo, Yearlings e Geral

José Carlos Vítor - Fundo

 

2.jpg

Campeonato Geral

Asas Negras - Campeão; Carlos Teixeira - Vice-Campeão; Alfaro Loft 3º

 

3.jpg

Asas Negras - Campeão Geral 2017 

 

José Carlos.jpg

 

GRUPO COLUMBÓFILO VILANOVENSE

A colectividade columbófila que colocou Vila Nova da Rainha no mapa nacional

 

Vilanovense.jpg

“Somos pequenos mas com valor”, diz com orgulho o presidente da colectividade que nasceu num pequeno anexo e tem hoje no seu palmarés vários atletas nos lugares de topo das principais provas distritais de columbofilia.

 

Foi num pequeno anexo, nas traseiras da casa de Edmundo Rocha, que a colectividade de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja, começou a dar os seus primeiros passos.

Os amantes da columbofilia começaram a juntar-se e no dia 1 de Outubro de 1970  fundaram o Grupo Columbófilo Vilanovense, uma colectividade que não tem parado de crescer apesar do seu parco orçamento.

Os amantes dos pombos têm levado o nome de Vila Nova da Rainha a todo o país, um reconhecimento que o próprio presidente da câmara municipal, Joaquim Ramos, reconhece.

Actualmente o clube tem nas suas fileiras o campeão distrital e vice-campeão distrital em velocidade da zona A de Lisboa, o vice-campeão distrital de meio-fundo e na prova rainha da columbofilia, a prova de fundo, a colectividade classificou-se este ano em terceiro lugar do distrito, entre quase 50 participantes.

Somos pequenos mas queremos fazer as coisas com dignidade e conseguimos. Em termos de praticantes temos perto de 20 mas agora com a crise as pessoas vão saindo e abandonando o desporto. Outras vão-se juntando. Para obter mérito neste desporto é preciso despender muito tempo com os animais. Os planos de treino têm de ser feitos em horários fixos, dois treinos por dia, o fim-de-semana perde-se na época desportiva, e a recolha dos pombos para as provas, no fim das provas e elaboração das classificações é sempre uma trabalheira”, afirma Carlos Teixeira, presidente do Grupo Columbófilo Vilanovense 

Actualmente a colectividade tem mais de 2 000 pombos a voar numa modalidade desportiva que dá para todas as bolsas. “Depende da forma como o praticante encara a actividade. Se for um praticante que não ligue aos resultados, com algumas dezenas de euros mensais resolve o problema. Se for um profissional a lutar por classificações de topo a nível nacional e do distrito já tem outros esquemas. A preparação do pombo de competição obedece a esquemas rígidos. Suplementos alimentares, vitaminas, vacinações, rações de qualidade e para uma colónia de 100 pombos gastam-se perto de 200 euros por mês, no mínimo”, conta.

Para o ano que se aproxima a colectividade espera repetir os êxitos desportivos alcançados em 2009 e, se isso for possível, superá-los.

Os columbófilos de Vila Nova da Rainha começam a ser falados um pouco por todo o país graças à exposição anual que organizam no concelho de Azambuja, a ExpoRainha, que além de vários expositores estrangeiros atrai mais de sete mil visitantes em apenas dois dias.

“Sempre fizemos a exposição em Vila Nova da Rainha mas infelizmente este ano tivemos de a passar para Aveiras de Cima por incompatibilidades entre a nossa direcção e junta de freguesia, de quem discordamos das políticas relativas ao movimento associativo aqui da vila. A junta tem, na nossa óptica, um proteccionismo demasiado grande sobre o clube de futebol da terra a que não é estranho o facto do elenco directivo da junta ser exactamente o mesmo das pessoas que estão à frente do UDR. Achamos que os serviços da junta não têm de ser postos exclusivamente ao serviço de uma única colectividade”, lamenta o presidente do Grupo Columbófilo Vilanovense.

 

Sede do Grupo Columbófilo Vilanovense

Carrinha de transporte do GC Vilanovense


JOÃO CARAPINHA DE SOUSA - Campeão Geral da Campanha Desportiva 2016 


LUÍS ANTUNES PAULO - Campeão Geral da Campanha 2015 


ASAS NEGRAS - Campeões Gerais das Campanhas 2014 - 2013 - 2012 - 2010 


FERNANDO INÁCIO HENRIQUES - Campeão Geral da Campanha 2011 


RUA & RUA - CAMPEÕES GERAIS 2008

 
ASAS DA TORRE - Campeões Gerais 2009

 
Os Setas (VN Rainha) - 8º Velocidade Campeonato Mundo Columbófilo 2009

Rua & Rua - VN Rainha - 3º Fundo Campeonato Mundo Columbófilo 2008
 
José Ribeiro & Vítor Russo - 3º classificado de Meio-Fundo Campeonato "MC" 2008