José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
VALTER ALFAIATE (SCFARO) - A PAIXÃO PELA COLUMBÓFILIA !!! 31-01-2008

VALTER ALFAIATE

A PAIXÃO PELA COLUMBÓFILIA !!!

A reabertura da velha mas renovada sede da Sociedade Columbófila de Faro (SCF), depois de grandes obras de remodelação, na antiga Rua do Chiado (hoje, Rua Conselheiro Bivar), com a habitual e prestimosa ajuda do empresário e columbófilo Aníbal Guerreiro, marcou de forma indelével a presidência de Valter Alfaiate na SC Faro.

"Desde os 12 anos que comecei na SCF a interessar-me pelos pombos-correio, que me trazem muitas recordações da minha juventude e gratos momentos como homem, inesquecíveis para o resto da minha vida", começou por reconhecer o dirigente columbófilo farense.

Igualmente ligado, a par dos seus amigos e companheiros dos Corpos Gerentes da SCF, Merlin Nobre e Valter Silva, ao lançamento e construção da Aldeia Columbófila de Faro, uma das mais amplas e funcionais do País no seu género, Valter Alfaiate, emocionado, agradece e recorda, entre "muitos benfeitores e amigos" da columbófilia farense, o nome do sócio nº 1 e grande benemérito da SCF, Aníbal Guerreiro, com uma maneira de estar na vida muito própria dos verdadeiros columbófilos".

Entre a comunidade columbófila de Faro, Valter Alfaiate é reconhecido como um presidente dinâmico, que confessa o "muito trabalho que deu, com a ajuda da restante direcção e muitos outros columbófilos, eliminar o passivo da Sociedade Columbófila de Faro, preparando-a para o futuro".

A columbófilia é encarada por uns, como um desporto, por outros como um passatempo, mas o dirigente prefere unir gostos e vontades apelando ao altruísmo entre aves tão nobres como são os pombos-correio, já que a columbófilia é um misto de amizade e prazer que pode levar o homem tão longe quanto as asas dos pombos no seu ainda hoje estranho, mas muito inteligente, sentido de orientação no regresso ao seu pombal, mesmo que largados a milhares de quilómetros de distância, transportando sempre a anilha com a mensagem, de guerra ou paz, que o homem lá colocar.

"Como em tudo na vida, também na columbófilia é preciso clareza nas acções, só assim teremos uma Sociedade Columbófila de Faro mais forte, agora que as dívidas estão todas saldadas com a ajuda das grandes iniciativas do dedicado grupo do "Derby", concluiu Valter Alfaiate.

Aníbal Guerreiro, Valter Alfaiate, João Botelheiro e José Apolinário - Reinauguração da SC Faro

Valter Alfaiate (Presidente Direcção SCF), José Apolinário (Presidente CMF), João Marques (Vereador Desporto CMF) e Aníbal Guerreiro (Sócio Nº 1 e Presidente Assembleia Geral SCF)

Intervenção de Aníbal Guerreiro - Reinauguração da SC Faro

Esposas de columbófilos da SC Faro

Bar da Sociedade Columbófila de Faro

Bar da Sociedade Columbófila de Faro

Sala de Convívio

Sala de Convívio

Sala de Convívio

Sala das Senhoras

Sala de entrada da Sociedade Columbófila de Faro