José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ALDOMIRO MADEIRA - CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO 2007 (ACD FARO) 31-01-2008

ALDOMIRO MADEIRA . Manta Rota

CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO 2007 (ACD FARO)

Aldomiro Madeira que instalou os seus novos pombais há cerca de quatro anos em Manta Rota, é um excelente exemplo de como com boas instalações e pombos de qualidade comprovada se pode atingir, em poucos anos, o topo das classificações.

Efectivamente, os pombais são do melhor que há e estão adaptados ao clima algarvio, são altos, com boa profundidade e os pombos com que trabalha agora são exemplares do melhor que existe.

Na Campanha de 2006, como a colónia estava ainda em formação, poupou os voadores com vista a preparar-se para atacar forte em 2007 e os resultados estão à vista.

Entre os seus reprodutores-base vimos os seus melhores, tais como um filho do "Espírito Invencível", uma filha da "Van Moorsel" (a estrela de Bert Braspenning), um irmão do já carismático "Ché", um neto do "James Bond", um filho da "La Prima Vera", um neto do "Romário" (da Ponderosa), o "Chantilly" velho do Picanço, o neto do "Kannibaal", entre outros.

Aldomiro Madeira tomou contacto com o pombo-correio ainda muito novo, porque o seu pai também sempre foi columbófilo. Em 1969 inscreveu-se como sócio em Vila Real de Santo António, tinha 16/17 anos.

Nessa altura praticava-se o sistema natural. Foi várias vezes campeão e os seus pombos classificavam-se entre os melhores atletas.

Depois de mudar para Manta Rota, com novos pombais, começou a utilizar o sistema da viuvez com gaiolas/ninhos, os quais ficam fechados durante a semana no período dos concursos.

Desde que mudou para Manta Rota não lhe era permitido encestar no Grupo Columbófilo Guadiana, mas depois de alguma "luta" conseguiu continuar na colectividade onde sempre viajou. Continua a entregar os seus pombos no GC Guadiana, fazendo doublagem em Altura e Cacela.

MÉTODOS

Como preparação para a Campanha Desportiva faz voar os seus atletas duas vezes por dia em volta do pombal. Como complemento faz treinos em linha. Os seus pombos voam alto à volta do pombal e muitas vezes desaparecem do horizonte, voltam depois em grande velocidade, o que acha um bom prenúncio.

À chegada dos concursos dá electrólitos na água.

Dá ração normal, os pombos comem o que querem, bebem e depois retira a ração que possa sobrar.

Faz os preventivos habituais e normalmente abusa muito do chá.

Os pombos apresentam-se saudáveis porque os pombais também contribuem para isso. No entanto, faz os preventivos periódicos contra a tricomoníase para manter esses parasitas na ordem.

Às vezes aparece um caso ou outro e então faz um tratamento mais específico e adequado.

No Inverno as frentes do pombal estão sempre abertas desde que não haja vento forte de frente.

CAMPANHA DE 2007

Ganhou tudo o que havia para ganhar, incluíndo cerca de 20 primeiros prémios no conjunto...

SC Alturense - Campeão Geral, Campeão de Velocidade, Campeão de Meio-Fundo e Campeão de Fundo

GC Cacela - Campeão Geral, Campeão de Velocidade, Campeão de Meio-Fundo e Campeão de Fundo

GC Guadiana - Campeão Geral, Campeão de Velocidade, Campeão de Meio-Fundo e Campeão de Fundo

Distrito de Faro - ACD Faro (Sotavento 2)

Campeão de Velocidade, Vice-Campeão de Meio-Fundo e Campeão de Fundo

Distrito de Faro - ACD Faro (Todo o Distrito)

Campeão de Fundo, Vice-Campeão de Grande-Fundo

CAMPANHA DE 2008

GC Guadiana - Vice-Campeão Geral, Vice-Campeão de Velocidade, Campeão de Meio-Fundo, 4º de Fundo, Anilha de Ouro Fundo e Anilha de Bronze Velocidade

Distrito de Faro - ACD Faro (Sotavento 2)

4º Class. Campeonato de Velocidade, 3º Class. Campeonato de Velocidade Interzonas (Zona Sotaventos 1+2), Campeão Campeonato de Meio-Fundo, 5º Class. Campeonato de Meio-Fundo InterZonas (Zona Sotaventos 1+2), Anilha de Prata Campeonato de Fundo (5533350/05)

Distrito de Faro - ACD Faro (Todo o Distrito

16º Class. Campeonato Fundo Geral, 6º Class. Campeonato Grande-Fundo, 6º Class. Campeonato Internacional Algarve/Andaluzia, Anilha de Bronze Campeonato Internacional Algarve/Andaluzia (5533350/05)

DE QUE MAIS GOSTA NA COLUMBÓFILIA

Gosta muito deste desporto e pratica também atletismo. Na preparação faz muitas meias maratonas.

Dá-lhe imenso prazer acompanhar a criação, fazer o acompanhamento até obter resultados.

Para tal reuniu um bom lote de reprodutores, uma vez que gosta de trabalhar com alguma garantia.

Actualmente já tem vários casais testados e só entre os filhos desses casais é que são seleccionados os futuros voadores. Todos os anos faz algumas experiências na reprodução e nesse caso faz o acompanhamento das suas performances.

Teve pena de ter perdido no concurso de Vitória/2007 um filho do irmão do "Ché" que já tinha ganho cinco primeiros prémios.

Campeonato de Velocidade 2007 Zona Sotavento 2 ACD Faro - Campeão Aldomiro Madeira (representado pelo seu filho - Pedro Madeira)

Campeões Distritais de Velocidade 2007 por Zonas - Zona Sotavento 2 ACD Faro : Aldomiro Madeira - Campeão

Campeonato de Meio-Fundo 2007 - Zona Sotavento 2 ACD Faro- Aldomiro Madeira: Vice-Campeão

Campeonato de Yearlings 2007 - Zona Sotavento 2 ACD Faro- 4º Class. Aldomiro Madeira

Campeonato Distrital de Grande-Fundo 2007 ACD Faro - Vice-Campeão: Aldomiro Madeira

Campeonato Distrital de Fundo 2007 ACD Faro - Campeão Aldomiro Madeira

Aldomiro Madeira - Campeão Distrital de Fundo 2007 ACD Faro

Fernando Pulido, Aldomiro e Pedro Madeira, com Henk Jurriens (Ponderosa) no Stand do "Mundo Columbófilo" - ExpoRainha 2007