José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ACDR TONDELA COLUMBÓFILA 01-10-2012

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Tondela Columbófila, promoveu a modalidade, no dia 04 de Julho 2012 (Quarta-Feira), junto a mais de meio milhar de pessoas numa caminhada com Vanessa Fernandes e Albertina Dias.

A iniciativa inseriu-se na concentração anual do programa «Saúde em Dia» e na inauguração do P3 Percurso 3 do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela.

Na manhã de domingo passado, o Parque Urbano de Tondela encheu-se de gente com vontade de tratar da saúde, através de um método simples e ao alcance de todos: CAMINHAR!

Vanessa Fernandes e Albertina Dias saudaram todos os presentes, lembrando igualmente, a sua admiração por continuar a encontrar muitos participantes nas caminhadas de Tondela, tal como já tinha acontecido em Maio passado, mostrando que as pessoas sentem que o simples exercício de caminhar melhora a sua saúde.

O Professor Paulo Colaço agradeceu a recepção em Tondela, onde também estava pela segunda vez o empenho dos autarcas locais na promoção de hábitos de vida saudáveis, como se percebia pelo exemplo da presença do Sr. Presidente do Município e Vereadores.

O presidente do município Dr. Carlos Marta, a maratonista Albertina Dias, o vereador António Dinis, estiveram presentes na sede da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa Tondela Columbófila, podendo o excelente trabalho que tem vindo a ser efectuado para se conseguir uma sede condigna e onde os associados se possam sentir confortáveis.

O presidente do município, Dr. Carlos Marta, aproveitou para explicar a Albertina Dias os objectivos e o desenrolar das obras de reconstrução do espaço da Tondela Columbófila.

O ponto alto do projecto foi a largada de pombos-correio.


Sr presidente do município Dr Carlos Marta, Vanessa Fernandes campeã de Triatlo, Professor Paulo Colaço, responsável técnico pelo Programa Nacional de Marcha e Corrida e Albertina Dias campeã de Atletismo


A atleta Vanessa Fernandes e o vereador Engº António Dinis 


O presidente do município Dr Carlos Marta, a maratonista Albertina Dias, o vereador António Dinis tendo como pano de fundo a sede da "Tondela Columbófila" 


A verificação do excelente trabalho que tem vindo a ser efectuado para se conseguir uma sede condigna e onde os associados se possam sentir confortáveis.


O ponto alto do projeto, a largada de pombos

 

VISEU EM «CADEIRA DE RODAS» 2012

 

Num quadro de intercâmbio com outras associações esta coletividade acedeu em integrar a columbófilia no projecto "VISEU EM CADEIRA DE RODAS 2012".

 O projecto teve como organizador o Grupo de Jovens do Núcleo Regional de Viseu da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral APPC que nos abordou propondo que se tornasse possível a nossa integração no evento. Como é apanágio desta Associação, Tondela Columbófila, e sempre com a intenção de prestar um serviço quer à columbófilia quer à sociedade acedemos de imediato e com agrado a participação no referido projecto.

 Pelo Sr Presidente do Núcleo de Jovens da APPC Dr. Armando Torrinha tivemos o pedido que fosse feita uma pequena mostra sobre columbofilia e explicássemos a uma plateia de jovens portadores de alguma deficiência do que é esta modalidade desportiva.

  Temos a relatar o grande interesse por parte da plateia, o entusiasmo como foi recebida a nossa prelecção sobre o tema de um desporto que desconheciam, querendo saber como tudo se processava, as intervenções constantes, faziam compreender o interesse daqueles jovens em saber mais e mais.

  Apresentamos a nossa congratulação à instituição promotora pelo apreço e carinho demonstrado.

  Após o tempo estipulado para a nossa actividade rumaram a outra actividade levada a cabo também nesta linda cidade de Tondela.

  Assim fizemos a nossa parte num projecto que contava com delegações de diversos pontos do País. 

 Queremos endereçar especial agradecimento a:

Dr. Jorge Henriques promotor e proponente do intercâmbio.

Dr. Armando Torrinha pela forma cordeal como conduziu todo o processo.

Drª. Liliana Aparício pelo material fotográfico que nos cedeu.

Drª Leonor Teixeira Presidente da APCV por nos ter integrado no evento "VISEU EM CADEIRA DE RODAS 2012".


Francisco Cardoso (Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Viseu), dá a conhecer a todos os presentes os diversos tipos de constatadores

 


Tentando fazer compreender o que é um pombo de corrida e seu aerodinamismo

 
Para uma plateia atenta e interessada foi feita uma breve palestra sobre a columbófilia


Aspecto geral dos jovens das diversas delegações aderentes do País e seus monitores

 
Uma simbólica largada de pombos que todos adoraram