José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ENTREGA DE PRÉMIOS SOCIEDADE COLUMBÓFILA LAGOENSE 2013 01-09-2013

ENTREGA DE PRÉMIOS SOCIEDADE COLUMBÓFILA LAGOENSE 2013 

No passado dia 01 de Setembro, deslocámo-nos até Lagoa, a convite honroso da Direcção da Sociedade Columbófila Lagoense, para participarmos na Festa da Entrega de Prémios relativos à Campanha Desportiva 2013, e simultaneamnete elaborarmos a respectiva reportagem. 

A colectividade promoveu um almoço de confraternização que foi participado em franco convívio entre a família columbófila.

O palco priviligiado para o evento foi o conhecido restaurante "Fatacil" (situado no interior de uma das mais importantes e representativas Feiras de Portugal : a FATACIL, em Lagoa), onde estiveram presentes algumas dezenas de pessoas, entre convidados, columbófilos e familiares. 

De salientar a expressiva representatividade das Entidades Oficiais : Câmara Municipal de Lagoa, Juntas de Freguesia do Carvoeiro e de Lagoa, assim como amigos columbófilos de Faro : António Graça, Steven Angélico e José Carlos, Joaquim Vieira (Guimarães), Carlos Viegas (Moncarapacho), Vasco Luz (Messines), entre outros. 

Fernando Figueiras (Presidente Direcção SC Lagoense) usando da palavra, agradeceu a presença de todos os associados e das entidades oficiais, às quais entregou uma placa de agradecimento pelo apoio prestado à colectividade, endereçando uma palavra de agradecimento e de louvor à Câmara Municipal de Lagoa na pessoa do seu Presidente (Dr. José Inácio) pela sua disponibilidade e pelo apoio prestado à colectividade, assim como às Juntas de Freguesia do Carvoeiro e de Lagoa.

Lembrou ainda que, embora com poucos concorrentes, a colectividade conseguiu meter três columbófilos nos primeiros seis do Campeonato Distrital de Fundo, o que demonstra a qualidade dos seus associados.

Em relação aos graves problemas de tesouraria (em virtudo do associado e tesoureiro da anterior direcção - Sérgio Cardoso Marques - se ter apropriado indevidamente de cerca de 9.000 euros), o presidente da colectividade tranquilizou os associados e transmitiu uma palavra de esperança para o futuro.

Num gesto solidário e de apoio para com a colectividade, foi efectuado um mini-leilão de borrachos, com especial destaque para o borracho que foi arrematado pelo valor mais elevado, oferecido por Steven & Duarte - Faro (Equipa SDJCP, constituída por Steven, Duarte, José Carlos e Paulinho - CAMPEÕES DISTRITAIS DE FUNDO ACD FARO 2013 e CAMPEÕES DE FUNDO SC FARO 2013), e adquirido por Grade & Nascimento, de Lagoa. 

A Direcção da Sociedade Columbófila Lagoense prestou homenagem aos associados Euletério Pacífico Faleiro e António Jorge Espada Gregório, pelos 50 anos de prática do desporto columbófilo, fruto do seu inexcedível trabalho, da sua enorme paixão, dedicação, esforço e empenhamento que têm dedicado à modalidade.

Da nossa parte, merecem-nos um especial relevo e uma grande palavra de distinção as Entidades Oficiais (Câmara Municipal de Lagoa - Juntas de Freguesia do Carvoeiro e de Lagoa) e os columbófilos (Euletério Faleiro e Jorge Espada) que foram distinguidos, o que lhes confere o estatuto de exemplos a seguir numa sociedade que se quer mais justa, livre e rica na sua diversidade de actividades.

Apesar do grande entusiasmo vivido e partilhado por todos os associados durante a Campanha Desportiva 2013, só alguns columbófilos conseguiram estar na "linha da frente" pela conquista dos vários títulos em disputa, neste aspecto destacamos Borralho & Tangerino (CAMPEÕES DE VELOCIDADE, MEIO-FUNDO, FUNDO E GERAL E VICE-CAMPEÕES DISTRITAIS DE FUNDO ACD FARO 2013).

No final da entrega de prémios o presidente da edilidade (Dr. José Inácio) enalteceu a colectividade e afirmou de que a autarquia continuará a apoiar a colectividade como até aqui o tem feito, anunciando nesse momento a atribuição de um novo subsídio para que fosse possível proceder às obras que a sede tanto necessita. 

JOSÉ CARLOS - FARO

 

Entrega de Prémios da Sociedade Columbófila Lagoense referentes à Campanha Desportiva 2013, realizada no dia 01 de Setembro 2013 (Domingo) no restaurante "Fatacil" em Lagoa

Homenagem ao associado António Jorge Espada Gregório pelos 50 anos de prática do desporto columbófilo

Placa entregue por Rui Correia (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lagoa)

Homenagem ao associado Euletério Pacífico Faleiro pelos 50 anos de prática do desporto columbófilo

Placa entregue por José Inácio (Presidente da Câmara Municipal de Lagoa)

Placa de Agradecimento à Câmara Municipal de Lagoa (Dr. José Inácio) pelo apoio prestado à colectividade, entregue pelo Presidente da Direcção da SC Lagoense (Fernando Figueiras)

Placas de Agradecimento às Juntas de Freguesia do Carvoeiro e de Lagoa, pelo apoio prestado à colectividade, entregues por Fernando Figueiras (Presidente Direcção SC Lagoense)

Os Campeões Borralho & Tangerino, ladeados pelos autarcas José Inácio e Rui Correia

Borralho & Tangerino : Campeões de Velocidade, Meio-Fundo, Fundo e Geral e Vice-Campeões Distritais de Fundo ACD Faro 2013

Mini-Leilão de Borrachos

Intervenção do Dr. José Inácio (Presidente da Câmara Municipal de Lagoa)

O presidente Fernando Figueiras (ao centro), comemorou com os columbófilos as boas prestações nos Distritais de Fundo 2013 da ACD Faro

CLASSIFICAÇÕES SC LAGOENSE 2013

GERAL

1º - Borralho & Tangerino ... 2827

2º - Grade & Nascimento ... 2757

3º - Fernando Figueiras & Rui Casimiro ... 2595

4º - José Vicente "O Glorioso" ... 2244

5º - Pedro Vicente ... 2129

6º - Rui Casimiro & Fernando Figueiras ... 2044

7º - Franscisco Murta ... 1896

8º - João Cabrita ... 1741

9º - Jorge Espada ... 1381

10º - Pedro Lança & João Vaz ... 1003

 

VELOCIDADE

1º - Borralho & Tangerino

2º - Grade & Nascimento

3º - Pedro Vicente

 

MEIO-FUNDO

1º - Borralho & Tangerino

2º - João Cabrita

3º - Grade & Nascimento

 

FUNDO

1º - Borralho & Tangerino

2º - Fernando Figueiras & Rui Casimiro

3º - Grade & Nascimento

 

MELHORES POMBOS

Geral, Velocidade : 9056785/09 - Grade & Nascimento

Meio-Fundo : 197626/10 - F. Figueiras & Rui Casimiro

Fundo : 1319128/11 - Grade & Nascimento

Pombo de Ano : 2404019/12 - José Vicente "O Glorioso"