José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
SOCIEDADE COLUMBÓFILA DE FAMALICÃO 31-01-2015
SOCIEDADE COLUMBÓFILA FAMALICÃO
Presidente da Câmara torna-se columbófilo na festa de consagração de Vieira & Torres
 
Embaixadora da columbófilia em Famalicão, a Sociedade Columbófila de Famalicão, realizou no dia 15 de Novembro, a sua Gala Anual de Entrega de Prémios relativos à Campanha Desportiva 2014. Decorreu na Quinta da Casa da Guia, agregando à sua volta muitos amantes da modalidade, assim como as entidades que com essa colectividade colaboram. No evento estiveram presentes, além dos amadores que concursaram nesta época, representantes da FPC, representantes da ACD Braga, Paulo Cunha (Presidente da Câmara Municipal de Famalicão) e Mário Passos (Vereador do Desporto).
 
Para além da consagração dos columbófilos e dos títulos desportivos dos seus pombos de alta competição, dignos campeões, a festa também serviu para distinguir várias personalidades. Destaca-se a premiação das oficinas CoutoAuto como o maior patrocinador da colectividade, assim como a referência ao sócio nº 1 (António Rego), que terá um campeonato em sua homenagem, e que muito têm contribuido para o desenvolvimento desta colectividade.
 
Um dos pontos altos da consagração dos agentes que contribuíram para os êxitos e notoriedade desta modalidade foi a entrega do cartão federativo ao presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha. A distinção foi entregue por Domingos Alves, em representação desta colectividade, que destacou todo o apoio, empenho pessoal e institucional realizado pelo mesmo. A presença de Paulo Cunha, deixou todos os presentes muito sensibilizados, pois é a primeira vez na história mundial que um presidente de Câmara se torna e se assume como columbófilo ou amador federado. Nesta cerimónia, Paulo Cunha agradeceu emocionado esta premiação, referiu a responsabilidade acrescida ao se tornar oficialmente um columbófilo federativo, declarou conhecer as dificuldades para o exercício deste desporto, pois também ele conviveu diariamente, na sua juventude, com esta modalidade.
 
A Domingos Alves coube agradecer a sua presença, destacando a seriedade desta distinção e que mais uma vez esta colectividade, em representação de toda a columbófilia de Famalicão, foi a primeira a nível mundial a prestar tal reconhecimento e tal inovação. Reconheceu, também, que este tipo de sinergias é essencial para a promoção da columbófilia e da cidade de Vila Nova de Famalicão que é única na prática desta modalidade.
 
Foi também proposto um desafio a Paulo Cunha para integrar, a título honorário, o novo elnco directivo para o ano de 2015, ao que o mesmo respondeu afirmativamente, confirmando a excelente relação institucional e pessoal com os sócios presentes.
 
Foi efectivamente uma jornada festiva, de pura amizade e convívio entre os antigos, actuais e novos columbófilos e na qual se procedeu à entrega de prémios, destancando-se desportivamente no ano de 2014...
... Vieira & Torres - Campeões do Geral, Velocidade e Meio-Fundo;
... Alcino & Nélson - Campeões de Fundo
 
CLASSIFICAÇÕES 2014
 

Acto da entrega do cartão federativo a Paulo Cunha (Presidente CM Famalicão)

Virgílio Azevedo (presidente da colectividade), na companhia dos Campeões 2014...

Vieira & Torres (Campeão Geral, Velocidade, Meio-Fundo) e Alcino & Nélson (Fundo)


Gala de Distribuição de Prémios
do Campeonato Concelhio

Esta colectividade minhota continua a diversificar as suas actividades e a repetição e continuidade de eventos mostra o empenho dos seus dirigentes na dinamização do nosso hobby e desporto.

No fim-de-semana de 24 de Julho 2010 (Sábado), esta colectividade juntou os columbófilos na Gala de Distribuição de Prémios do Campeonato Concelhio e dos relacionados com a Prova Especial denominada ANTONINAS, uma competição associada às Festas da Cidade que se realizam por ocasião dos festejos de Santo António.

Enquanto no Campeonato Concelhio se procurou juntar os presidentes das Juntas de Freguesia, os columbófilos e dirigentes das oito colectividades do Concelho, a prova Antoninas 2010 consegue o objectivo de dar mais visibilidade à columbofilia ao associar-se a uma Festa importante da cidade.

Saliente-se as presenças de José Tereso, do vice-presidente da Câmara Municipal de Famalicão, directores da SCF, representante da Associação Columbófila do Distrito de Braga, presidentes das Juntas de Freguesia, representantes das colectividades do concelho, muitos columbófilos e famílias.

O convívio teve início ao ar livre com o serviço de bebidas e petiscos e depois no restaurante num largo salão que serviu para, de forma agradável, premiar os columbófilos que participaram no Campeonato Concelhio e Antoninas.

Aires Mesquita, presidente da SC Famalicão, a organizadora do Campeonato, teceu algumas considerações sobre o problema das entradas electrónicas, agradeceu a presença de todos e teve uma palavra especial para a Câmara Municipal pelos apoios que tem dado à columbófilia, dizendo também que a dinamização deste Campeonato veio dar mais união aos columbófilos que estão filiados nas colectividades do concelho.

O vice-presidente da Câmara disse que a columbófilia é uma actividade importante, pois tem muitos seguidores e pelo que sabe, a Câmara tem estado atenta a este desporto... "Dentro das nossas possibilidades continuaremos a dar o apoio que nos solicitarem", disse.

O Dr. José Tereso falou da situação actual da gestão da FPC que agora pode fluir melhor e referiu-se também à nova composição com mais intervenientes em Congresso e da necessidade de cada columbófilo trazer para a columbófilia um novo praticante, uma forma prática de desenvolvimento...

O Dr. Portela também usou da palavra e entre outros assuntos disse que uma das formas de angariar mais praticantes e evitar o abandono de outros seria o de deixar o domingo livre para as famílias, marcando os concursos para os sábados. Evitavam-se assim muitos conflitos na família columbófila...

 
 Campeonato Concelhio

 

 

Antoninas 2010

 Borrachos

(equipas de três borrachos)

1º - Carlos O Magalhães - Ribeirão

2º - António Mendes - Famalicão

3º - MAC-SAC - Ribeirão

4º - José Cunha Ferreira - Nine

5º Domingos & Miguel Carvalho - Ribeirão

 

Adultos

(equipas de três pombos adultos)

1º - Nuno & Rodrigues - Joane

2º - Adelino Gomes - Famalicão

3º - Alcino & Nelson - Famalicão

4º - Manuel Rodrigues - Famalicão

5º - Mariz & Mariz - Famalicão

Colectividade Vencedora Borrachos - SC Ribeirão

Colectividade Vencedora Adultos - SC Famalicão

 

Campeões Individuais

1º 9618004/09 - Domingos & Miguel Carvalho

2º 9380593/09 - Pedro & Miguel

3º 7454249/07 - Nuno & Rodrigues

 

 

Columbófilos Algarvios de visita ao Norte


Columbófilos Algarvios de visita ao Norte, num almoço de convívio, de amizade e confraternização com familiares de Virgílio e Nélson Azevedo em Vila Nova de Famalicão (10/07/09) - ("Aos anfitriões Virgílio e Nélson Azevedo, endereçamos sinceros agradecimentos pela forma amistosa e hospitaleira como nos receberam"- José Carlos-Gabinete Imprensa ACD Faro)


Columbófilos Algarvios de visita ao Norte, estreitando e fortificando os laços de amizade com os "Irmãos Azevedo" (Vila Nova de Famalicão) 


Columbófilos Algarvios estreitando e fortificando os laços de amizade com os "Irmãos Azevedo"


Columbófilos Algarvios nas instalações de Nélson Azevedo (Vila Nova de Famalicão)


Columbófilos Algarvios nas modernas e funcionais instalações da SC Famalicão


Columbófilos Algarvios (ACD Faro) na sala do Museu Columbófilo da SC Famalicão