ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
NUNO VELHO - CAMPEÃO DISTRITAL DE FUNDO 2018 ACD FARO 26-10-2018

NUNO VELHO - ALTURA, ALGARVE

CAMPEÃO DISTRITAL FUNDO 2018 ACD FARO

"Quando temos bons pombos e tempo, tudo acontece"

O que representa este título?

Representa um orgulho enorme. Pratico a columbofilia há muitos anos e o meu objectivo sempre foi chegar ao topo. Invisto bastante com grande sacrifício, tenho tido o apoio de amigos, mas o que mais me incentiva a lutar é a minha mãe - Maria da Conceição.

Entre os amigos destaco as dicas de Pedro Barradas, Ruben Ramalho de Évora e o David Mestre, das Hortas, que transportava os meus fundistas ao fim de semana para um treino em linha.

Não posso deixar de agradecer ao meu sogro que me facilitou no horário de trabalho para que pudesse acompanhar os meus pombos mais e melhor.

Refiro também a preciosa ajuda do Rogério Germano nas alterações que efectuei ao pombal antes da Campanha e ao meu ex-sócio António Soares, pois o pombo que se sagrou Vice-Campeão Geral do Algarve em 2018 ("197/2015") é das suas linhas.

Um breve resumo desta Campanha?

Encestei 10 pombos a cada concurso de Fundo.

Refiro que esta equipa voou pouco na Campanha 2018.

Fizeram uma prova de Velocidade e alguns uma de Meio-Fundo, de resto voaram apenas treinos em linha (50 km).

Como não tenho condições ao nível de instalações para tratar os fundistas de forma distinta dos restantes, sinto que fui penalizado nos concursos de Velocidade e Meio-Fundo.

Mesmo assim, cheguei a liderar o Geral, mas depois aconteceu a prova de Nisa, substituída por Estremoz, que foi tudo menos normal.

Nunca vi na minha vida as colectividades de Vila Real Santo António, Hortas e Castro Marim, fecharem os mapas e as de Altura e Cacela ainda estarem à espera dos seus primeiros pombos.

De qualquer forma, dou os meus sinceros parabéns à equipa Asas de Santa Rita pelo título distrital no Geral.

Pombos de destaque

80% do título distrital de fundo 2018, deve-se às marcações do "042/2015), um pombo que não foi licitado num leilão e acabei por ficar com ele. Consegui aduzi-lo ao meu pombal com bastante trabalho. No seu primeiro ano fez 10 mapas, parei-o após a primeira prova de fundo.

Em 2018 sagrou-se Melhor Pombo de Fundo do Distrito e 4º Melhor Pombo Nacional.

Este pombo é de origem Licínio Ribeiro/Rogério Germano, de Altura.

Estou convencido que muito dificilmente apareverá no distrito um pombo com a sua categoria.

Para terminar, gostaria de dedicar o título de Campeão Distrital de Fundo da ACD Faro, à minha mãe, à minha esposa que sempre me apoiou e também à minha filha.

Palmarés 2018 de Nuno Velho, concorrente na Secção Columbófila Clube Recreativo Alturense

ACD Faro - todo o distrito

3º Geral, Campeão de Fundo

2º Melhor Pombo Geral

1º e 2º Melhor Pombo de Fundo

Campeonato Nacional

4º Melhor Pombo de Fundo