José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE BRAGA 02-10-2016

0.jpeg

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2016

A Associação Columbófila do Distrito de Braga realizou no dia 02 de Outubro de 2016 (Domingo), em Amares, a Gala de Distribuição de Prémios da Campanha Desportiva 2016. A iniciativa juntou cerca de três centenas de amantes da columbófilia, num evento que distinguiu os melhores columbófilos, pombos e colectividades.

Presente na cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Amares, Manuel Moreira, congratulou-se com o facto de Amares ter sido o concelho escolhido para acolher esta iniciativa.

Manuel Moreira, no seu discurso disse que era um motivo de orgulho para Amares receber esta gala que trouxe até ao concelho muitos columbófilos e familiares das mais diversas localidades. Reconheceu, por outro lado, que esta era uma forma de se conhecer melhor esta modalidade desportiva que apaixona imensas pessoas e de, por outro lado, dar-se a conhecer a riqueza do concelho, do seu património histórico/cultural e a sua excelente gastronomia, realçou o autarca, que ofereceu aos homenageados lembranças do Município.

Nesta cerimónia, notou-se também a presença de José Luís Jacinto, o presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC), que agradeceu o convite endereçado à FPC, saudando toda a família columbófila, salientando de que este momento era o justo reconhecimento de todos aqueles que com o seu trabalho, competência, qualidade e competição, conseguiram triunfar e conseguiram ser columbófilos de elite.

Salientou com especial ênfase, o grau de importância da ACD Braga como uma das instituições de referência no panorama columbófilo português, porque ano após ano, tem vindo a conseguir melhorar os seus patamares a nível do número de columbófilos e a nível de organização competitiva.

Referiu de que a ACD Braga deverá ser um caso de estudo para o resto do país, acalentando a esperança de que Columbófilia seja um desporto sustentável financeiramente.

1.jpg

44.jpg

2.jpg

45.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

6.jpg

7.jpg

8.jpg

9.jpg

10.jpg

11.jpg

12.jpg

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

18.jpg

19.jpg

20.jpg

21.jpg

22.jpg

23.jpg

24.jpg

25.jpg

26.jpg

27.jpg

28.jpg

29.jpg

30.jpg

31.jpg

32.jpg

33.jpg

34.jpg

35.jpg

36.jpg

37.jpg

38.jpg

39.jpg

40.jpg

41.jpg

42.jpg

43.jpg

José Carlos.jpg

 

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2015

Casa cheia aplaudiu os melhores columbófilos e colectividades!

Um distrito em crescimento que já pratica recenseamentos limitados desde 2012!

Reconhecimento ao trabalho de...Renato Virgílio Silva, Filipa Oliveira e Sara Dias.

ACD Braga ofereceu jantar a todos os premiados!

A Gala 2015 da Associação Columbófila do Distrito de Braga, decorreu no serão de 17 de Outubro no "Solar do Paço", em Tebosa, e juntou cerca de 200 pessoas num convívio que serviu para homenagear os melhores pombos, colectividades e columbófilos da Campanha passada.

A Direcção da ACD Braga esforçou-se para que esta festa fosse participada pelo maior número de pessoas e para tal ofereceu o jantar a todos os columbófilos premiados e praticou preços baixos para as senhoras e crianças. O esforço foi recompensado e a sala encheu.

Destaques da noite...

* No ecrâ gigante, projecção de um filme com os Campeões de cada uma das 21 colectividades do distrito;

* Pela parte dos directores da Associação, reconhecimento pelo trabalho realizado e entrega de lembrança a Renato Virgílio Silva (Vice-Presidente da ACD Braga);

* Reconhecimento por parte da ACD Braga e FPC à columbófila Filipa Oliveira, de Dume, e à columbófila e veterinária Sara Dias, de São Martinho - Barcelos.

Após estas cerimónias, pelo pódio foram passando os columbófilos que mais se destacaram em 2015.

A apoteose aconteceu junto ao Bolo dos Campeões, com Alexandre Marques (Presidente do Conselho Desportivo), a servir flutes de espumante aos vencedores dos vários Campeonatos promovidos pela ACD Braga.

1.jpg

Prémios Campanha Desportiva 2015

3.jpg

Panorâmica da sala do "Solar do Paço"

2.jpg

4.jpg

5.jpg

A mesa que presidiu à Gala 2015

6.jpg

7.jpg

9.jpg

10.jpg

José Luís Barros (Presidente Direcção ACD Braga)

11.jpg

12.jpg

Manuel Pereira (FPC), entregou galhardetes às duas columbófilas homenageadas : Filipa Oliveira e Sara Dias

13.jpg

14.jpg

15.jpg

16.jpg

17.jpg

Elenco Directivo ACD Braga

18.jpg

19.jpg

Os melhores columbófilos do distrito de Braga (Campanha 2015)

20.jpg

22.jpg

Ivo Fernando Silva (Campeão Distrital de Fundo), junto ao Bolo dos Campeões

21.jpg

José Carlos.jpg

 

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2014 

Realizou-se no dia 13 de Setembro, a Gala Anual da Associação Columbófila do Distrito de Braga, tendo como palco o restaurante “O Pança”, situado no Clube Industrial de Pevidém, com um jantar-convívio. À chegada, ao início da noite, fomos recebidos com um cocktail servido na entrada das instalações do restaurante, onde já estavam columbófilos em amena cavaqueira.

Compareceram 170 pessoas. De destacar uma participação em maior número de senhoras, assim como muitas crianças que deram uma nota mais familiar e colorida ao evento. Uma festa muito interventiva, tanto da parte directiva, como também dos filhos de directores e columbófilos...

De realçar a presença de Luís Silva - presidente da ACD Aveiro, Hugo Lopes - ACD Porto, Mário Vasco Barbosa - ACD Viana do Castelo, Almerindo Mota - FPC, Major Carlos Martins  - Meteorologista da FPC e directores da ACD Braga, entre outros...

Os condutores da festa foram João Gomes - presidente da Assembleia Geral e José Luís Barros - Vice-Presidente da Direcção.

Durante o jantar, foram homenageadas diversas entidades.

No seu discurso, Luís Silva agradeceu o convite e referenciou que os mais belos animais do mundo, para além do Pombo-Correio... são as Senhoras...

José Luís Barros, agradeceu as presenças, destacou a brilhante adesão feminina e realçou a dos columbófilos de todas as colectividades do distrito que estiveram presentes.

Nuno Novais, animou a noite, com música, cantada por ele próprio e não só...

O trabalho apresentado, a nível de ecrã, via computador, do desenrolar da distribuição, foi realizado por Ana Barros, filha de José Luís. Renato Silva encarregou-se, como habitualmente, das fotos para o arquivo da Associação e, segundo nos confidenciaram, é um director muito prestável e que está sempre pronto a ajudar.

Destacamos o momento mágico que André Marques nos proporcionou no qual quis homenagear o Pai (Alexandre Marques) e o Pombo-Correio, através da leitura de um poema, por si elaborado, que muito nos comoveu...

A festa seguiu o seu rumo, com a entrega dos prémios das várias categorias.

De salientar o acto da imposição da Faixa de Campeão Distrital de Fundo que este ano foi para João Gomes, do GC Dume.

braga-premios(1).jpg

A mesa de prémios

braga-convivio.jpg

 O convívio

braga-mesapresidencia.jpg

 A mesa da presidência

Panorâmica da sala

braga-mesa(2).jpg

 O almoço

braga-joseluis.jpg

 José Luís Barros - Vice-Presidente Direcção ACD Braga

Geral do Grupo 1 (columbófilos)

Geral do Grupo 2 (columbófilos)

Manuel Ribeiro Fernandes, vencedor do Dia da Associação (Algoz)

braga-bolo(1).jpg

O bolo dos Campeões

braga-bolocampeao.jpg

João Gomes - Campeão Distrital de Fundo ACD Braga 2014

Os melhores columbófilos de 2014 (ACD Braga)

André Marques a ler o seu poema...