José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE LISBOA 20-11-2016

GALA 2016 - ACD LISBOA

1.jpeg

 

A Columbófilia do Distrito de Lisboa esteve em festa no passado dia 20 de Novembro, com a realização da Gala de Entrega de Prémios 2016, a qual teve lugar no restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima.

 

Presentes cerca de uma centena de participantes no almoço de Gala que antecedeu a entrega dos prémios com que foram distinguidos os melhores columbófilos do Distrito na Campanha Desportiva de 2016.

 

A Federação Portuguesa de Columbófilia (FPC), fez-se representar pelo seu presidente, Dr. José Luís Jacinto e pelo Coordenador Desportivo Almerindo Mota. O presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, António Torrão, acedeu igualmente ao convite endereçado, bem como os representantes da Casa do Povo de Aveiras de Cima, instituições que muito têm colaborado com a columbófilia distrital. Nota para a presença do Capitão Fernando Garrido, meteorologista da FPC.

 

Durante o almoço, como vem sendo habitual nestas Galas lisboetas, foram distribuídas flores pelas senhoras presentes, gesto que muito agradou e sensibilizou as participantes femininas no evento.

 

No período guardado para os discursos da praxe, o Presidente da ACD Lisboa, Carlos Teixeira, agradeceu a presença dos columbófilos e entidades oficiais convidadas.

 

No uso da palavra o Presidente Federativo, Dr. José Luís Jacinto, relembrou que o próximo ano será de eleições quer para a Associação, quer para a Federação, fez uma resenha da actividade dos actuais Órgãos federativos ao longo do mandato e divulgou algumas novidades resultantes do Congresso realizado no dia anterior em Coimbra.

 

Almerindo Mota saudou os Campeões, deixando uma palavra de apreço para todos aqueles que não sendo campeões, em muito contribuem para a competição desportiva, lembrando que sem eles não seria possível a existência dos campeões.

 

Fernando Garrido também usou da palavra num discurso em que fez notar as grandes diferenças entre a prática da columbófilia actual e a praticada há muitos anos atrás.

 

O Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima, manifestamnete satisfeito, agradeceu a presença dos columbófilos na freguesia a que preside, e deixou o convite para que voltem na próxima edição da ExpoRainha a realizar em Dezembro.

 

A ACD Lisboa, aproveitou a oportunidade para homenagear a Casa do Povo de Aveiras de Cima e o seu Presidente António Pratas Cardoso, com um bonito quadro em filigrana, como agradecimento pela grande colaboração que esta instituição tem prestado aos eventos realizados pela ACD Lisboa, disponibilizando as suas instalações.

 

Depois foi a grande maratona de entrega de prémios aos campeões de Zona, Regiões e Distritais na campanha desportiva de 2016, salientando-se:

 

Zona A - Velocidade (Gabriel & Machado), Meio-Fundo (Os Setas), Fundo (Vergas & Filho)

 

Zona B - Velocidade (Pedro Porto), Meio-Fundo e Fundo (Morais, Filhos & Valentim)

 

Zona C - Velocidade (Manuel Pinto Teixeira), Meio-Fundo ( Hélder, João & Nuno), Fundo (José Luís Conceição)

 

Zona D - Velocidade (Carlos Aniceto), Meio-Fundo (Santa Bárbara Pigeons), Fundo (Pombal Azul)

 

Zona E - Velocidade (António Jorge Paulino), Meio-Fundo (Luís Romão & Maria), Fundo (Alves, Louro & Paulo)

 

Região Nordeste - Velocidade (Gabriel & Machado), Meio-Fundo (Os Setas), Fundo (Morais, Filhos & Valentim), Yearlings (Paulo, César & Gonçalo)

 

Região Leste - Velocidade (Carlos Aniceto), Meio-Fundo (Santa Bárbara Pigeons), Fundo (Alves, Louro & Paulo), Yearlings (Santa Bárbara Pigeons)

 

Distrital de Fundo - Campeão (Morais, Filhos & Valentim)

 

2.jpg

 

3.jpg

 

4.jpg

 

5.jpg

 

6.jpg

 

7.jpg

 

8.jpg

 

9.jpg

 

10.jpg

 

11.jpg

 

12.jpg

 

13.jpg

 

14.jpg

 

15.jpg

 

16.jpg

 

17.jpg

 

18.jpg

 

19.jpg

 

20.jpg

 

José Carlos.jpg

 

 

GALA DA ASSOCIAÇÃO COLUMBÓFILA DO DISTRITO DE LISBOA

Distribuição de Prémios da Campanha Desportiva de 2015

 

A Associação Columbófila do Distrito de Lisboa, realizou no dia 15 de Novembro, a sua Gala de Entrega de Prémios relativa aos Campeonatos Distritais, disputados na campanha desportiva de 2015. O evento teve lugar no Restaurante "Oficina dos Sabores", situado na Vila de Aveiras de Cima, em instalações agradáveis e típicas da região, fazendo jus ao título de "Vila Museu do Vinho" de que Aveiras de Cima tanto se orgulha.

 

Perante uma plateia com cerca de uma centena de convidados, onde se destacavam os convidados oficiais, Dr. José Luís Jacinto (Presidente FPC), Almerindo Mota (Coordenador Desportivo Nacional), Capitão Fernando Garrido (Meteorologista Federativo), António Torrão (Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima), foi manifesta a boa disposição entre todos os presentes.

 

Durante o almoço, excelentemente servido como é apanágio deste restaurante, foram distribuídas flores pelas senhoras presentes, acção que muito as sensibilizou, contribuindo desta forma para que se mostrem mais "compreensivas com o tempo consumido pelos seus familiares masculinos no pombal, em detrimento da vida familiar tantas vezes sacrificada em favor da paixão pelos pombos.

 

No tempo dedicado aos discursos, Carlos Teixeira (Presidente ACD Lisboa) deu as boas-vindas a todos os presentes, tecendo algumas consideraões sobre a campanha finda, dando os parabéns a todos os vencedores e deixando uma palavra de alento para os vencidos.

 

O Dr. José Luís Jacinto (Presidente Federativo), desenvolveu o seu discurso focando os temas mais controversos do momento, resultantes da nova regulamentação desportiva a implementar em 2016, nomeadamente o tema sobre a limitação de recenseamentos e pombos designados para o Campeonato do Columbófilo, vincando a vontade inviolável da Federação de não recuar nestas matérias, sem que primeiro se faça a sua experimentação.

 

Almerindo Mota (Coordenador Desportivo Nacional), no seu discurso falou sobre as provas nacionais de Valência, lamentando as perdas dos columbófilos do Distrito de Lisboa no último Valência, mas voltou a referir que sendo uma prova nacional, existem sempre distritos mais expostos às condições da meteorologia do que outros, factor que não deve inviabilizar por si só a realização de provas nacionais perante algumas dificuldades que se apresentem.

 

O Capitão Fernando Garrido (Meteorologista), falou sobre as alterações climatéricas que assolam o planeta e as consequências para os concursos de pombos-correio, deixando vincada a ideia de que nenhum responsável por soltas fica feliz por se verificarem concursos gravosos, sendo seu objectivo que tudo corra pelo melhor, no entanto surgem por vezes factores inesperados não previstos que tudo complicam.

 

A finalizar a série de discursos, António Torrão (Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima), agradeceu a preferência pela sua Freguesia para a realização deste evento columbófilo, manifestando disponibilidade para continuar a apoiar a columbófilia local como sempre o tem feito nos seus mandatos.

 

Após as ofertas aos convidados presentes e a homenagem aos Delegados de Solta da Associação de Lisboa, seguiu-se a longa maratona de entrega de prémios relativos aos diversos campeonatos distritais disputados na Campanha Desportiva de 2015, terminando a Gala com o corte do Bolo dos Campeões, o qual teve a particularidade de ser feito com o entusiasmo dos mais novos presentes na festa. Um bom augúrio para o futuro!

 

No final da Gala o Presidente da Federação Portuguesa de Columbófilia (Dr. José Luís Jacinto), concedeu uma pequena entrevista ao Jornal "Portugal Columbófilo", falando sobre a Gala da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.

 

Qual a sua opinião sobre a Gala da ACD Lisboa?

Em primeiro lugar, agradeço o convite que me foi feito pela Associação de Lisboa e manifesto o prazer que tenho como columbófilo e Presidente da Federação,  em estar presente. Acho que a Gala decorreu magnificamente, sendo visível a satisfação das pessoas presentes, e a alegria que sentem os premiados quando recebem os seus prémios, pena é que, ainda existam muitos columbófilos, não só aqui, mas em todo o país, que ainda não percebem que sendo premiados, a sua presença é um dever de se associarem à festa, honrando assim o labor de quem trabalha no dia-a-dia nas Associações e Clubes. Foi uma tarde alegre e de convívio, perderam os que não vieram.

 

E quanto à columbófilia do Distrito de Lisboa, qual a sua opinião?

A columbófilia de Lisboa tem manifestado uma grande capacidade de se adaptar à vontade dos seus columbófilos, criando modelos e formas de competição que vão agradando aos seus praticantes, fazendo com qu as várias tendências acabem por praticar a columbófilia segundo o modelo com que mehor se identificam e gostam. Claro que existem sempre pessoas às quais nunca se consegue satisfazer, mas esses, faz parte da sua natureza contestar, e qualquer que seja o modelho escolhido merecerá sempre contestação. De resto, no campo desportivo tem feito campanhas excelentes, são dos distritos onde se tem verificado menos problemas com as soltas e tem perdido menos pombos. Quero também deixar aqui um agradecimento público à Associação pela colaboração e envolvimento que tiveram nas provas nacionais de Valência, cuja segunda prova teve grandes dificuldades para esta zona do país, as quais foram muito sentidas pelos columbófilos do distrito. Ainda a propósito, lamentamos a perda de pombos, mas as provas nacionais são um desígnio maior da columbófilia nacional, pelo que pedimos a compreensão dos columbófilos lisboetas e a continuação na participação destas provas no próximo ano.

 

Em 2016, o que espera para a columbófilia portuguesa?

Espero em primeiro lugar que o tempo nos ajude, esse é o meu principal desejo, pois é uma vertente da competição que não está nas nossas mãos, quanto ao que de nós depende, espero que esta questão do limite de pombos a enviar, aliás a contar para o Campeonato do Columbófilo, porque a enviar podem ser enviados todos os pombos que o concorrente quiser, contando para as classificações do Pombo-Ás, como disse, espero que esta política nos permita nivelar mais e melhor a competição, fazendo sentir aos possuidores de colónias mais reduzidas que estarão em melhor situação de igualdade para a competição com as colónias com maior número de efectivos, promovendo assim maior interesse na competição, o que poderá contribuir para um menor número de abandonos em relação aos que se tem verificado nos últimos anos, pois é este o nosso maior desejo.

 

 Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima

Mesa de Prémios da Campanha Desportiva 2015 ACD Lisboa

 O almoço da Gala da ACD Lisboa que decorreu no Restaurante "Oficina dos Sabores"

 

 

 

 

 

 

Carlos Teixeira (Presidente ACD Lisboa) dando as boas-vindas a todos os presentes

Dr. José Luís Jacinto (Presidente FPC)

Almerindo Mota (Coordenador Desportivo Nacional)

Capitão Fernando Garrido (Meteorologista)

António Torrão (Presidente da Junta de Freguesia de Aveiras de Cima) 

Flores para as senhoras presentes, uma simpatia bem recebida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corte do Bolo dos Campeões efectuado pelos mais novos presentes na festa

 

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2014

A Associação Columbófila do Distrito de Lisboa realizou no dia 23 de Novembro, a Gala de Entrega de Prémios relativos aos Campeonatos Distritais da Campanha Desportiva de 2014.

O evento teve lugar no Restaurante "Oficina dos Sabores", situado na Vila de Aveiras de Cima, que uma vez mais, soube receber condignamente esta festa da columbófilia do Distrito de Lisboa.

Foi num ambiente de convívio que os columbófilos presentes, acompanhados por muitos familiares, puderam disfrutar da boa gastronomia ribatejana servida com qualidade por esta unidade de restauração com pergaminhos no concelho de Azambuja.

Como convidado oficial esteve o Presidente da Junta de Freguesia local, sendo notada a ausência do Presidente da FPC, que embora convidado, não esteve presente devido a nesse dia se ter deslocado para o estrangeiro por motivos profissionais.

Durante o almoço foram ofertadas flores às senhoras presentes, acção que é sempre muito apreciada pelas senhoras homenageadas.

Após o almoço, o Presidente da ACD Lisboa (Carlos Teixeira), agradeceu no seu discurso a presença dos columbófilos e informou que não seria possível a distribuição dos troféus relativos aos campeonatos do Pombo Ás, por estar a correr um recurso no Conselho de Justiça da FPC, apresentado por um columbófilo do Distrito, relativo às classificações do Pombo Ás, pelo que estes prémios seriam entregues posteriormente após a decisão deste órgão federativo sobre esta matéria.

Os restantes prémios foram distribuídos, tendo a festa terminado com o corte do Bolo dos Campeões.

Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima

Mesa de Prémios da Campanha Desportiva 2014 ACD Lisboa

O almoço da Gala da ACD Lisboa que decorreu no Restaurante "Oficina dos Sabores"

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2013

Realizou-se no dia 24 de Novembro de 2013, a Gala de Entrega de Prémios da ACD Lisboa, a qual teve lugar no Restaurante "Oficina dos Sabores", situado em Aveiras de Cima.

Perante uma plateia com cerca de uma centena de pessoas, composta por columbófilos e famílias, foi servido um bem confeccionado almoço que mereceu o elogio dos convivas e preparou o espírito para a cerimónia de entrega de prémios relativos aos Campeonatos Distritais disputados na Campanha Desportiva de 2013.

Foram homenageados os elementos que compõem a equipa do pessoal de soltas e o Dr. António Chitas Martins (médico-veterinário da ACD Lisboa), tendo igualmente sido lembrado o Capitão Fernando Garrido (meteorologista da ACD Lisboa), o qual por motivos imprevistos de última hora não pôde estar presente na festa.

No fim da Gala foi cortado o Bolo dos Campeões e aberto o champanhe com que se brindaram os Campeões Distritais.

Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima

Mesa de Prémios da Campanha Desportiva 2013 ACD Lisboa

 

Oferta de flores às senhoras

 

 

 

O Bolo dos Campeões

 

1ª GRANDE GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DA ACD LISBOA

Foi num ambiente de grande confraternização que, cerca de centena e meia de columbófilos e seus familiares se reuniram no dia 25 de Dezembro de 2012, no Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima, para celebrarem a 1ª Gala de Entrega de Prémios realizada no historial da columbófilia do distrito de Lisboa.

Era uma lacuna à muito notada, a falta de um evento que prestasse a necessária dignidade à cerimónia de entrega dos prémios distritais das campanhas desportivas realizadas no distrito de Lisboa. Em boa hora a actual Direcção tomou a seu cargo a realização do evento, merecendo rasgados elogios no final, de todos os participantes.

Estiveram presentes como convidados, Renato Santos (Presidente ACD Viana do Castelo), Capitão Fernando Garrido e o Dr. Chitas Martins, resumindo-se a estes elementos os convites oficiais endereçados pela ACDL, nesta sua primeira Gala.

No cenário típico do Restaurante "Oficina dos Sabores", o Presidente da Direcção da ACDL, Carlos Teixeira, deu as boas vindas a todos os participantes, os quais iniciaram as "hostilidades" pela mesa das entradas, aconchegando os estômagos como preparativo para os pratos seguintes, diga-se em abono da verdade, muito bem confeccionados e em abundante quantidade.

Depois do almoço, foi a vez dos discursos oficiais, tendo usado da palavra para além do Presidente, Carlos Teixeira, Renato Santos, Capitão Fernando Garrido e o Dr. Chitas Martins, os quais teceram rasgados elogios à Gala que estava a decorrer.

Ainda antes da cerimónia da entrega de prémios, teve lugar o sorteio de um Cabaz de Natal oferecido pela ACDL e de dois conjuntos de caixas de vinho da região, gentilmente oferecidos pela Adega da Villa, de Vale do Paraíso.

E seguiu-se a grande maratona de entrega de prémios dos diversos Campeonatos Distritais disputados por Blocos e Zonas, premiando os Campeões Distritais de 2012 do Distrito de Lisboa, numa cerimónia diferente do modelo até aqui habitual.

A festa encerrou com o corte do Bolo dos Campeões, acompanhado por espumante, ao sol da música "We Are The Champions", que animou o final de festa.

Face aos rasgados elogios registados no final do evento, não temos qualquer dúvida de que a 2ª Gala, a realizar em 2013, é já um imperativo para a futura Direcção da ACDL, resultante das próximas eleições, prevendo-se que a participação dos columbófilos venha a registar um aumento significativo, tal foi a boa nota obtida nesta primeira edição.

Restaurante "Oficina dos Sabores", em Aveiras de Cima

Panorâmica da sala onde decorreu a 1ª Gala de Entrega de Prémios da ACD Lisboa

Mesa de Prémios da Campanha Desportiva 2012 ACD Lisboa

  

Os Convidados Oficiais da Gala (Renato Santos, Capitão Fernando Garrido e o Dr. Chitas Martins)

O Presidente da Direcção da ACD Lisboa (Carlos Teixeira) e seus familiares

 

No decorrer da Gala, os Directores da ACDL, distribuíram flores por todas as senhoras presentes, numa iniciativa que foi muito bem recebida pelas agraciadas

 

 

 

ZONA OESTE FUNDO

ZONA TEJO FUNDO

 

ZONA CENTRO FUNDO

O Bolo dos Campeões

Órgãos Sociais da ACD Lisboa