José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
CONGRESSOS DA FPC (28/03/2008 - COIMBRA) 02-04-2008

CONGRESSOS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBÓFILIA

28 MARÇO 2008 - COIMBRA

TÓPICOS

- Relatório de Actividades e Contas 2007 aprovados por unanimidade

- Orçamento para 2008 aprovado por unanimidade

- José Tereso assume Vice-Presidência Desportiva

- Controlo Anti-Doping para 2009

- Caderno de Teses (FPC)

- Exposição Nacional 2010 (ACD Porto - Gondomar)

- Exposição Nacional 2011 (ACD Faro - Tavira)

- Proposta da ACD Faro (José Tereso : Sócio Honorário da FPC)

- Jornadas Nacionais de Columbófilia (27/09/2008)

- Dia Nacional do Pombo-Correio (Solta Única de Carácter Nacional)

- Envio Digital de Dados (Maior Celeridade de Processos)

- Alterações ao RDN adiadas para próximo Congresso

- Redução e Uniformização dos Locais de Solta (Portugal e Espanha)

- Eleições por voto secreto (Porto ou Aveiro - Exposição Nacional 2010)

- Congresso animado pelas Delegações de Faro (Rui Emídio), Lisboa (Carlos Teixeira) e Setúbal (David Cardoso)

Os Congressos (Ordinário e Extraordinário) da Federação Portuguesa de Columbófilia, realizaram-se no dia 28/03/2008, pelas 21 horas (estendendo-se até à 1 da madrugada), numa das salas do Hotel D.Luís (Coimbra), sendo de assinalar as ausências das Associações Distritais da Madeira (justificação : período actual da campanha) e de Beja.

As Associações presentes aprovaram, por unanimidade, (após discussão e esclarecimento por parte da Direcção da FPC) o Relatório de Actividades e Contas 2007, assim como o Orçamento relativo para o ano 2008.

A Exposição Nacional de 2010, será efectuada no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

Esta questão da realização da Exposição Nacional de 2010, gerou alguma celeuma e controvérsia, recordamos que : existiam duas candidaturas (Porto e Aveiro).

Perante este cenário, a Mesa do Congresso da FPC, deliberou a realização de uma votação secreta, a qual ditou a vitória da A.C.D.PORTO (14-11-5), num universo de trinta votos.

Estava também agendado a realização de um Congresso Extraordinário, sobre eventuais alterações ao RDN, no entanto devido à necessidade das Associações Distritais, precisarem de mais tempo para estudar e analisar todo o documento, levou a que este Congresso fosse adiado para o final da presente campanha desportiva.

José Tereso assume Vice-Presidência Desportiva - Foi aceite o pedido de renúncia de Adriano Alho (Vice-Presidente Desportivo), sendo um repto que José Tereso ponderou muito bem, e com a solidariedade de todos os colegas da Direcção da FPC, assumiu de corpo e alma a Vice-Presidência Desportiva da FPC, com o sentido de defender a Causa Columbófila, considerando a estabilidade mais que possível, para que a FPC, pudesse continuar as linhas programáticas a que se propuseram à três anos.

Numa alocução à Federação Columbófila Internacional (FCI), José Tereso, afirmou a necessidade absoluta da FCI, através da Comissão Científica-Veterinária, por um grupo constituído pelos Belgas, Holandeses, Alemães e Franceses, para que através da União Europeia, fossem tomadas medidas para a salvaguarda do Pombo-Correio (Influenza Aviar e Utilidade Pública do Pombo-Correio).

Nas diversas áreas de intervenção da FPC, salientou o impacto mediático e a visibilidade da Columbófilia, dando enfoque especial :

Homenagem ao Poeta Miguel Torga - (Pombos-Correio transportando poemas de Miguel Torga) -Ficando registado na acta do Congresso uma palavra de agradecimento ao Escritor Paulino da Mota Tavares

Agradecimentos : IDP (Instituto Desporto Portugal), Câmara Municipal de Coimbra, Governo Civil, Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, Bombeiros Voluntários e Escolas (C+S Silva Gaio - envolvência da comunidade escolar)

Presença na Assembleia da República - Semana Europeia da Prevenção do Cancro do Colo do Útero (Largada de Pombos)

Cernache - Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza - Largada de Pombos-Correio (Grupo Columbófilo de Coimbra)

"Caminhada Rosa" - Organização da Liga Portuguesa contra o Cancro da Mama, a que a FPC se associou com uma largada de pombos (Escola C+S Silva Gaio - Coimbra), onde estiveram representadas centenas de mulheres, com especial destaque para a atleta Aurora Cunha

Controlo Anti-Doping para 2009

A Agência Mundial Anti-Dopagem obriga que todas as organizações que integrem o movimento associativo desportivo, realizem controlo anti-doping. A Direcção da FPC tem vindo a dar os passos necessários para concretizar o controlo anti-dopagem, já para a próxima campanha desportiva. O projecto de regulamento e um manual de procedimentos adaptado à realidade portuguesa já foi elaborado. Segue-se agora o estabelecimento do protocolo com o laboratório que irá realizar as análises, oficializar o regulamento e manual de procedimentos e iniciar uma forte campanha de esclarecimento, divulgação e sensibilização dos columbófilos portugueses para esta matéria. Tudo para que este processo arranque na próxima campanha desportiva (2009).

Jornadas Nacionais de Columbófilia

No próximo dia 27/09/2008, terá lugar na Cidade de Caldas da Rainha (Centro de Cultura e Congressos), as 2ªs Jornadas Nacionais de Columbófilia. A proposta feita durante o Congresso (incluída no Caderno de Teses FPC), visa debater com os dirigentes e delegados de todas as colectividades portuguesas, um conjunto de medidas que serão levadas posteriormente ao próximo Congresso.

Destacamos as principais alterações : Restruturação do Serviço Administrativo; Regulamentação das Entradas Electrónicas; Campeonato da Igualdade; Ranking Nacional so Columbófilo; Recuperação de Efectivos; Regulamentos das Aldeias Columbófilas; Prática da Modalidade Columbófila em Pombais Colectivos, etc ...

Uma realização e um evento, onde esperamos surjam propostas inovadoras, progressitas e unânimes , que façam frente aos grandes desafios comuns que esperam a modalidade e respectiva estrutura columbófila !!!

Dia Nacional do Pombo-Correio em 2009

A Direcção da FPC apresentou neste Congresso, um conjunto de propostas para divulgar a Columbófilia, ressaltando a realização do DIA NACIONAL DO POMBO-CORREIO, estando prevista para essa data a maior solta de pombos-correio realizada a partir do mesmo ponto por um único país. O objectivo é claro : com a forte presença de jovens, de columbófilos e de convidados, promover a modalidade e captar a atenção da sociedade em geral e da imprensa em particular, para o pombo-correio e a modalidade columbófila.

Luís Silva (Vice-Presidente Administrativo FPC), prestou esclarecimentos a algumas dúvidas suscitadas por parte das Associações de Lisboa e Setúbal, relativamente às despesas de representação, tendo afirmado que as despesas do Presidente da FPC, bem como de todos aqueles que nos representam internacionalmente, foram apresentadas numa candidatura que a FPC apresentou ao Instituto do Desporto de Portugal (IDP). Frisou ainda de que presidir à Federação Internacional acarreta custos à FPC.

 ACD Lisboa (Carlos Teixeira) - Focou o pedido efectuado à cerca de 6 anos, em relação aos mapas de relevo da Península Ibérica ao pormenor (que consideram extremamente importante, com explanação e demonstração do Capitão Garrido).

 Referência aos elevados custos operacionais da Clássica de Barcelona, que em comparação com os Campeonatos de Mira (que é uma montra, um espelho da Columbófilia Portuguesa), são largamente inferiores.

 Abordado o caso "sui generis" da Zona Oeste, que tem uma determinada autonomia desportiva, que foi conseguida através de acordos firmados entre a FPC, Associação Central de Lisboa e a Associação das Colectividades do Oeste, a possibilidade de efectuarem soltas em locais distintos das outras soltas (visto possuírem transporte próprio).

 Referência aos Gabinetes : de Imprensa, de Apoio às Associações e Clubes, de Promoção e Divulgação ... O que fazem ??? Para que servem ??? Como funcionam ??? - "porque sempre que temos algum assunto no âmbito destas matérias, invariálvelmente somos remetidos para o Director de Serviços da FPC (Dr. Joaquim Lopes), que muito bem nos vai dando conta do recado"...

ACD Faro (Rui Emídio) - Referiu com alguma ironia, as críticas sem fundamento publicadas na net (sites e fóruns), sendo consfrangedor ver-ouvir e ler (em tom jocoso e modo depreciativo), de que o Conselho Nacional de Juízes são "viajantes", "candidatos a viajantes", "ou que se serviam de todos nós - os columbófilos pagantes", quando o Algarve faz um curso de formação de Classificadores Locais, logo essas críticas se acentuaram, mas quando vemos aqui no Relatório da FPC, que em 2007 na rubrica "Deslocações e Estadias" a quantia de 90.95€, decididamente essas "atoardas" ficam sem pernas para andar e sem asas para voar. Fica aqui o alerta para que todos nós possamos dizer que é tudo mentira"...

 Referência ao Apoio Veterinário e  Apoio Jurídico da ACD Faro (ambos gratuitos), tendo sido contratada uma advogada para dar apoio jurídico relacionado com assuntos columbófilos, sendo o principal objectivo a defesa de pombais (construção - demolição).

 Controlo Anti-Doping - O Algarve tem nos últimos anos falado nisso, este ano (2008) tem prémios distritais por concurso na ordem dos 2.000 €, estando dispostos a aceder ao teste anti-doping nas provas de Fundo.

 Processo das Classificações de Exposições - Face à enorme papelada e burocracia que acarreta o actual processo das classificações apuradas em Exposições, a ACD Faro, argumentou que bastava a listagem da Associação, assinada e carimbada, afirmando não existir confiança nas pessoas que estão nas Associações na parte desportiva, por parte da FPC.

Formação de um Grupo de Pessoas ligadas às Câmaras e à Columbófilia - Apelo à FPC e a todas as Associações Distritais, para no caso de se conhecerem pessoas ligadas às Câmaras Municipais e à Columbófilia (Presidentes, Vereadores, entre outros), para se reunirem todos os esforços para que se possa defender as demolições de pombais da melhor maneira, para que todos em conjunto se estude o melhor caminho a seguir.

No âmbito desta iniciativa, o Algarve vai juntar algumas dessas pessoas, na expectativa de que a nível nacional também se traçe uma estratégia a aplicar nesta delicada matéria, apelando-se a quem de direito que realmente conheça alguns movimentos concretos sobre esta temática, prontamente informasse.

Verba do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) - Proposta para que a verba a receber do Instituto do Desporto de Portugal (IDP) em 2008 (30 a 40 mil €), fosse distribuída pelas diversas Associações Distritais, de forma a que seja aplicada no desenvolvimento columbófilo.

 Exposição Nacional 2011 organizada pela ACD Faro (Tavira) - O Pavilhão Municipal Dr. Eduardo Mansinho ou o Centro de Exposições de Tavira (depois de analisadas as suas respectivas valências) acolherão em 2011 a Exposição Nacional de Columbófilia.

 Foi recordada a frase do edil da Câmara Municipal de Tavira (Macário Correia), aquando da Exposição Nacional realizada em Tavira no ano de 2001 (objectivos e alguns aspectos menos conseguidos), que "Tavira ficava em dívida com a Columbófilia Nacional". Quando se apresentou a candidatura à CM Tavira, fomos recebidos de braços abertos, com o total apoio incondicional da Câmara.

Actualmente, Tavira apresenta um renovado parque hoteleiro de excelente qualidade, e para além disso, o seu passado secular, oferece testemunhos de épocas longínquas e marcas de um notável e rico passado histórico, acrescentando aos seus valores e factores naturais, a Reserva Natural da Ria Formosa, a serra e as suas praias, e a sua excelente gastronomia em peixes e mariscos.

O passado histórico da Cidade de Tavira é extremamente rico, e pode ser testemunhado nos seus edifícios, nos achados arqueológicos e no traçado das ruas do Centro Histórico.

Por tudo isto, valerá a pena certamente vir ao Algarve, à Cidade de Tavira !!!

Cá esperaremos por si !!! Será bem-vindo !!!

Proposta da ACD Faro : José Tereso - Sócio Honorário da FPC - Apresentada ao Congresso a proposta para Sócio Honorário da FPC (Dr. José Tereso - Presidente da FPC), salientando o seu trabalho desenvolvido em prol da Columbófilia Nacional e Internacional. Todavia, por não constar da Ordem de Trabalhos, o Presidente da Mesa do Congresso da FPC (Dr. Luís Pombeiro) remeteu a votação desta proposta para próximo Congresso.

 Refira-se que, José Tereso, foi galardoado recentemente (25/10/2007 - Casino do Estoril) com o Prémio Mérito Desportivo da Confederação do Desporto de Portugal (CDP).

ACD Setúbal (David Cardoso) - Apresentadas críticas à actuação da FPC, em relação ao processo da Exposição Nacional de 2010 (duas candidaturas - Porto e Aveiro), salientando de que "a FPC é a culpada da situação, pois considerou ambas as candidaturas, e se tivesse retirado a candidatura de Aveiro (atrazo da documentação), esta situação (delicada e comprometedora das boas relações-institucionais) não teria acontecido".

A Associação do Porto apresentou a sua candidatura e toda a sua documentação, nos prazos estabelecidos e dentro dos parâmetros exigidos.

JOSÉ CARLOS - GABINETE DE IMPRENSA ACD FARO