José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
XIII ENCONTRO DESPORTIVO ALGARVE - ANDALUZIA (LAGOS) 28-05-2008

Lagos acolhe XIII Encontro Desportivo Juvenil Algarve / Andaluzia. Cerca de 250 atletas e mais de dez modalidades em competição.

 A novidade da edição deste ano, será a modalidade desportiva "Columbófilia", sendo efectuada uma solta de pombos-correio, organizada pela Associação Columbófila do Distrito de Faro e a Federação Columbófila de Andaluzia !!!

Imagem do evento "XIII Encontro Desportivo Juvenil Algarve/Andaluzia"
Entre 31 de Maio e 1 de Junho, Lagos acolhe o XIII Encontro Desportivo Juvenil Algarve/Andaluzia, este ano subordinado ao tema Lagos dos Descobrimentos, integrado no Programa Comunitário Interreg III-A.
 Esta temática procura proporcionar simultaneamente aos atletas actividades desportivas programadas bem como conhecimentos acerca do tema.
 O evento foi apresentado em conferência de imprensa, no Forte Ponta da Bandeira, em Lagos, ocasião onde estiveram presentes o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lagos, Jorge Serpa, Joaquim Paulino Duarte, Director Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, António Perez, Chefe de Secção da Direccion General de Actividades y Promoción Deportiva e Manuel Rofa, Chefe de Serviços da Delegacion Provincial de Huelva, entre outros convidados.

Conferência de imprensa com a apresentação do XIII Encontro Juvenil Desportivo Algarve/Andaluzia

(da esq. para a dta.)
António Perez, Chefe de Secção da Direccion General de Actividades y Promoción Deportiva
Jorge Serpa, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lagos,
Joaquim Paulino Duarte, Director Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal,
Manuel Rofa, Chefe de Serviços da Delegacion Provincial de Huelva

Este encontro coordenado pela Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, I.P. em estreita parceria com a Câmara Municipal de Lagos, conta também, com a cooperação e participação da Direcção-Geral de Actividades e Promoção Desportiva do Concelho de Turismo, Comércio e Desporto da Junta de Andaluzia, das Associações Desportivas Regionais das modalidades envolvidas, bem como do Desporto Escolar da Direcção Regional de Educação do Algarve e de clubes locais do concelho de Lagos.

Recorde-se que, fruto de um Acordo Inter-Fronteiriço, assinado no dia 4 de Dezembro de 1996, celebrado entre o Instituto de Desporto de Portugal (IDP) e a Secretaria de Estado do Desporto da Junta de Andaluzia, realiza-se anualmente um Encontro Desportivo entre o Algarve e a Andaluzia.

A celebração do XIII Encontro Desportivo Algarve/Andaluzia contará com a presença e a cobertura, em permanência, da Televisão da Província de Andaluzia “Antena Huelva”.

Esta é uma manifestação desportiva e social que reúne jovens de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos, que irão competir em onze modalidades diferentes (Andebol, Atletismo, Badminton, Boccia, Futebol, Golfe, Ginástica Rítmica, Karaté, Natação, Ténis e a Vela), havendo ainda lugar para demonstrações de Patinagem Artística e Columbofilia, o que fará abranger, em simultâneo, 8 instalações desportivas diversificadas, envolvendo aproximadamente 400 participantes de ambas as regiões fronteiriças.

Esta iniciativa tem como principais objectivos fomentar a integração de valores sociais e institucionais entre ambos os territórios, através de actividades físicas e desportivas, no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriço; desenvolver mecanismos de cooperação desportivos, culturais, turísticos e sociais que facilitem a consolidação dos sistemas desportivos regionais; estimular os jovens à interiorização nas suas vidas, dos valores transmitidos pela prática responsável do desporto e vivenciar o desporto como uma fonte de alegria, jogo e divertimento, na procura de bem-estar e saúde, entre outros, sendo o encontro uma outra forma de divulgação das modalidades e da importância de praticar desporto.

No que diz respeito a modalidades que pela primeira vez participam neste Encontro, o evento contará, pela primeira vez na sua história, de uma largada de pombos-correio, organizada pela Associação Columbófila do Distrito de Faro e a Federação Columbófila da Andaluzia.

Cartaz alusivo ao evento

Clique aqui para aceder ao folheto

Sábado, 31 de Maio

O primeiro dia será um dia em cheio começando a iniciativa às 9 horas e prolongando-se até às 20h30, enquanto no domingo, as competições só decorrerão entre as 10 e as 13 horas.

09h00 – Abertura do secretariado em permanência – Pavilhão Municipal
09h45 – Recepção dos participantes, no Parque da Cidade
10h00 – Secretariado de recepção das comitivas, no Parque da Cidade
10h30 – Desfile das equipas até à Câmara de Lagos
10h45 – Cerimónia Oficial de Abertura, nos Paços do Concelho, Praça Gil Eanes
11h20 – Largada de pombos-correio nos Paços do Concelho
11h30 – Jornadas de recreação: actividades lúdicas de convívio sobre a temática «Lagos dos Descobrimentos», com visita ao forte Ponta da Bandeira e ao Centro de Ciência Viva
12h30 – Almoço de abertura do encontro, no restaurante Portal do Infante
16h30 – Início das competições nas instalações desportivas
19h15 – Taça da Amizade: jogo de andebol feminino e exibição de patinagem artística no intervalo, no Pavilhão Municipal
20h30 – Entrega dos troféus, no Pavilhão Municipal

XIII ENCONTRO DESPORTIVO

ALGARVE - ANDALUZIA

A columbófilia algarvia mantém-se activa em todas vertentes. No fim de semana de 31 de Maio a 1 de Junho, esteve presente em Lagos onde decorreu o XIII Encontro Desportivo Algarve - Andaluzia, em que, entre 11 modalidades, sobressaiu a nossa columbófilia.

Este Encontro juntou altas individualidades autárquicas e do Governo da Andaluzia, para além das Entidades Desportivas dos dois países.

 A bonita cidade de Lagos, acolheu de 31 de Maio a 1 de Junho de 2008, cerca de 250 jovens atletas de 11 modalidades desportivas diferentes, entre as quais a columbófilia.

 Este evento realiza-se todos os anos desde 1996 na sequência do acordo entre o Instituto de Desporto de Portugal (IDP) e a Secretaria de Estado de Desporto da Junta da Andaluzia, integrado no Programa Comunitário INTERREG III-A.

 Esta edição teve a particulariedade de no seu programa constar uma largada de pombos-correio, iniciativa que foi posta em prática pela Associação Columbófila do Distrito de Faro e a Federação Columbófila de Andaluzia, constituindo uma acção óptima para a divulgação e promoção do desporto columbófilo !!!

 Do programa constava a recepção dos participantes no Parque da Cidade, desfile dos atletas até à Câmara Municipal de Lagos, Cerimónia de Abertura nos Paços do Concelho, Largada de Pombos-Correio junto aos Paços do Concelho e actividades lúdicas e culturais.

 Estiveram presentes as seguintes individualidades : Rosário Ballester - (Representante do Governo de Andaluzia, Delegada Provincial de Turismo, Comércio e Desporto de Huelva), Júlio Barroso - (Presidente da Câmara Municipal de Lagos), Joaquim Paulino Duarte - (Director Regional do Instituto do Desporto de Portugal), Rui Emídio - (Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Faro - A.C.D.FARO), Armindo Medeira - (A.C.D.FARO), José Carlos - (Gabinete de Imprensa da A.C.D.FARO), Manuel Ávilla Arrebola - (Presidente da Federación Andaluza de Columbófilia), Mariano Villalba (Secretário Federación Andaluza de Columbófilia), Francisco Gutiérrez - (Federación Andaluza de Columbófilia), entre outros.

 Para o próximo ano, esta edição do Encontro Desportivo Algarve - Andaluzia  terá lugar em Huelva.

 Texto e Fotos : José Carlos (Gabinete Imprensa ACD Faro)

                                                                        

Entidades Oficiais na Cerimónia Oficial de Abertura do XIII Encontro Desportivo Algarve-Andaluzia (Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lagos (31/05/2008)

Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de Maio, que gentilmente acedeu ao convite de se associar a esta grande festa e manifestação desportiva, interpretou os Hinos Nacionais de Espanha e de Portugal (Paços do Concelho C.M.Lagos - 31/05/2008)

Representante do Governo da Andaluzia, Delegada Provincial de Turismo, Comércio e Desporto de Huelva, Drª Rosário Ballester

Intervenção oficial do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lagos, Dr. Júlio Barroso

Jovens atletas com idades compreendidas entre os 7 e os 18 anos, envolvendo um número aproximado de 400 participantes de ambas as regiões fronteiriças (Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lagos - 31/05/2008)

Painel informativo da Associação Columbófila do Distrito de Faro, sobre a Columbófilia no Algarve

Os camiões de transporte dos pombos - Solta conjunta organizada pela Federação Columbófila de Andaluzia e a Associação Columbófila do Distrito de Faro (31/05/2008)

Fantástica moldura humana que presenciou à Largada de Pombos-Correio, como símbolo da amizade, da tolerância, do respeito mútuo e do entendimento entre os povos das duas regiões vizinhas, no quadro das relações transfronteiriças em contexto desportivo (Paços do Concelho C.M.Lagos - 31/05/2008)

Armindo Medeira (ACD Faro), Francisco Gutiérrez (Federación Andaluza de Colombofilia)), Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Manuel Ávilla Arrebola (Presidente Federación Andaluza de Colombofilia), Rosário Ballester (Representante do Governo Andaluzia - Delegada Provincial de Turismo, Comércio e Desporto de Huelva), Júlio Barroso (Presidente da Câmara Municipal de Lagos) e Joaquim Paulino Duarte (Director Regional do Algarve do Instituto de Desporto de Portugal)

Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Rogério Germano (Coordenador Conselho Técnico ACD Faro), Mariano Villalba (Secretário da Federación Andaluza de Colombofilia), José Carlos (Gabinete de Imprensa ACD Faro) e Armindo Medeira (Vogal Conselho Técnico ACD Faro)

Mariano Villalba (Secretário da Federação Columbófila de Andaluzia) e José Carlos (Gabinete de Imprensa da Associação Columbófila do Distrito de Faro)

Francisco Gutiérrez (Federación Andaluza de Colombofilia), Armindo Medeira, Hélder Carmo e Rogério Germano (ACD Faro)