José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
MIRA 2008 - IMPRESSIONANTE ESPECTÁCULO COLUMBÓFILO !!! 12-07-2008

MIRA 2008

IMPRESSIONANTE ESPECTÁCULO COLUMBÓFILO

Mira 2008 foi um admirável espectáculo presenciado in loco por vários milhares de columbófilos nacionais e estrangeiros que assistiram à vitória do atleta da equipa alemã Team Sylt (B), um dos dois pombos que pousaram no patim quase em simultâneo - o outro pertencia à equipa chinesa Qu Ping - VD Berg.

A prova de Vila Real de Santo António (375 Kms) foi selectiva dado o forte vento contra, que os atletas tiveram de enfrentar, mas ... "os pombos estavam bem preparados e tudo foi feito para que no momento da solta, estivessem na melhor condição possível", como nos disse Joaquim Lopes, e as chegadas foram bem demonstrativas disso mesmo ... 19 pombos regressados nos primeiros 10 minutos, 43 nos primeiros 20 minutos e 346 pombos até às 20:49 do dia da solta, é bem demonstrativo do estado de forma da maioria dos 746 atletas participantes na prova final.

A edição 2008 do Grande Prémio Gaspar Vila Nova contou com a participação de atletas de 14 países ... Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, China, Espanha, França, Reino Unido, Holanda, Hungria, Malta, Polónia, Portugal e Suíça. Oito foram as delegações presentes no Columbódromo de Mira ... Alemanha, Espanha, Brasil, Bélgica, Holanda, França, Polónia e China.

A manhã

O dia 12 de Julho de 2008, iniciou-se com a romagem dos delegados presentes ao cemitério de Mira, onde prestaram homenagem ao saudoso Gaspar Vila Nova.

Seguiu-se a recepção oficial realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mira. Nesta cerimónia, o Director de Serviços de Saúde e Protecção Animal da Direcção Geral de Veterinária (António Pina da Fonseca), foi homenageado com a Medalha Dourada da Federação Portuguesa de Columbófilia, pelo "exemplo de trabalho em prol da columbófilia portuguesa".

Entretanto, no Columbódromo, milhares de columbófilos visitavam os pombais, reservavam lugar nas bancadas ou preparavam os locais para os tradicionais piqueniques tão característicos.

A tarde

A expectativa foi aumentando com o passar dos minutos, até que repentinamente surgem dois pombos que sem grande perda de tempo pousam quase em simultâneo no patim. Após várias indecisões um deles entra ... estava encontrado o grande vencedor da edição 2008 do Grande Prémio Gaspar Vila Nova.

O écran gigante montado no Columbódromo, assim como as várias Câmaras móveis e fixas proporcionam um acompanhamento detalhado do vôo de aproximação e entrada no pombal ... um espectáculo dentro de outro espectáculo.

A meio da tarde procedeu-se ao leilão de alguns dos pombos regressados, tendo os dois primeiros atingido a soma recorde de 5000 e 4000 euros, respectivamente (foram adquiridos por elementos da delegação chinesa).

A noite

A festa continuou no Complexo Hoteleiro Quinta da Lagoa, local onde decorreu o jantar e a distribuição dos prémios. De destacar a presença de Carlos Paula Cardoso (Presidente da Confederação do Desporto de Portugal) e de Catarina Rodrigues (Directora da Delegação Centro do Instituto do Desporto de Portugal).

A Delegação Brasileira constituída por Walter Resende e Sérgio Argolo, homenagearam quatro individualidades portuguesas e que foram ... Nuno Andrade, Capela da Costa, Alberto Formigal e José Tereso.

Foi então que chegou a vez dos premiados subirem ao palco e entre eles destacamos ...

GRANDE PRÉMIO GASPAR VILA NOVA - A equipa alemã (Team Sylt B), vencedores da edição de 2008. Os portugueses António Joaquim Cartaxo (4º), Carlos Teixeira (6º), e Isabel Tavares Nascimento (10º). Ângelo Paiva, o emigrante português que obteve o 2º Pombo Às, e Manuel Benavente Canha - 4º class. do Pombo Às.

CAMPEONATO EUROPEU POR PAÍSES - A vitória da Holanda, 2º Bélgica, 3º Áustria, Portugal quedou-se pela sétima posição. Joaquim Guedes foi o melhor português, quedando-se na 14º posto individual, tendo ainda obtido  17º posto no Pombo Às.

CAMPEONATO EUROPEU DE JOVENS - A vitória da Bélgica (Julien Huart) na classificação Individual, assim como no Pombo Às, tendo a Holanda ganho por Países. A presença do 2º e 3º classificados da Holanda na geral individual ... Jasper Mulder e Julian Van Vliet. Destaque para a Escola Gonçalo Sampaio que conseguiu o 5º Pombo Às.

CAMPEONATO INTER-ESCOLAR - A participação da Escola Silva Gaio, Escola Gonçalo Sampaio e Mensageiros de São Cosme.

TORNEIO PROF. BRANCO - A vitória pelo segundo ano consecutivo de Barbosa & Filhos, de Ruílhe.

 

Romagem ao cemitério - Homenageando a memória do Saudoso Gaspar Vila Nova (12/07/2008)

Romagem ao cemitério - Homenageando a memória do Saudoso Gaspar Vila Nova (12/07/2008)

Recepção Oficial na Câmara Municipal de Mira (12/07/2008)

Delegações de vários países presentes no Salão Nobre da C.M.Mira

Dr. João Reigota (ctrº) Presidente C.M.Mira proferindo o seu discurso

Dr. José Tereso (FPC) proferindo o seu discurso

Entrega da Medalha Dourada da FPC a António Pina da Fonseca (Director de Serviços de Saúde e Protecção Animal da Direcção Geral de Veterinária)

Presidente da FPC (Dr. José Tereso) em plena intervenção

Entrega de Medalhas Comemorativas dos Campeonatos de Mira 2008

Dr. José Tereso (Presidente FPC) entrega ao Dr. João Reigota (Presidente C.M.Mira) o símbolo dos Campeonatos de Mira

Uma das Delegadas Chinesas recebendo uma oferta da CM Mira

Delegações de vários países, posando no Columbódromo de Mira

COLUMBÓDROMO DE MIRA

Os primeiros pombos a chegar ao Columbódromo de Mira 2008

Segundo grupo de pombos a chegar ao Columbódromo de Mira 2008

Interessante perspectiva captada pelo écran gigante instalado no Columbódromo de Mira 2008, de um pombo a entrar no pombal

Écran gigante regista o Campeão do Grande Prémio Gaspar Vila Nova

O primeiro pombo português

O segundo pombo português

Os primeiros 10 classificados

Prémios dos Campeonatos de Mira 2008 - Hotel Quinta da Lagoa

Jantar Entrega de Prémios Campeonatos Mira 2008 - Hotel Quinta da Lagoa (12/07/2008)

Dr. José Tereso (Presidente FPC) na abertura da Entrega de Prémios dos Campeonatos Mira 2008 - Hotel Quinta da Lagoa (12/07/2008)

Presidente da Câmara Municipal de Mira, Dr. João Reigota

Entrega de Medalha ao Dr. João Reigota, Presidente CM Mira

Entrega de Medalha ao Presidente da Confederação do Desporto de Portugal, Carlos Paula Cardoso

Entrega de Medalha à Directora da Delegação Centro do Instituto de Desporto de Portugal, Catarina Rodrigues

Entrega do Troféu Amizade 2008, a Nuno Andrade (FPC) pela Federação Columbófila Brasileira - Hotel Quinta da Lagoa (12/07/2008)

Nuno Andrade, homenageado pela Federação Columbófila Brasileira - Troféu Amizade 2008 - POMBO CORREIO - UNIÃO DE TODOS OS POVOS

Capela da Costa, homenageado pela Federação Columbófila Brasileira - Troféu Amizade 2008 - POMBO CORREIO - UNIÃO DE TODOS OS POVOS

CAMPEONATO GRANDE PRÉMIO GASPAR VILA NOVA - MIRA 2008 - 1º - Alemanha (Team Sylt B) , 2º - China (Qu Ping - VD Berg) , 3º - Alemanha (Team Mader & Brandt)

CAMPEONATO EUROPEU - MIRA 2008 - 1º - Bélgica (Beckers Paul) , 2º - Holanda (Thea Van De Water) , 3º - Alemanha (Werner Eggert) 

CAMPEONATO EUROPEU DE JOVENS - MIRA 2008 - 1º - Bélgica (Julien Huart) , 2º - Holanda (Jasper Mulder) , 3º - Holanda (Julian Van Vliet)

CAMPEONATO INTER-ESCOLAR - MIRA 2008 - 1º - Escola Silva Gaio , 2º - Escola Gonçalo Sampaio , 3º - Mensageiros de São Cosme

CAMPEONATO EUROPEU DE JOVENS POR PAÍSES - 1º - Holanda , 2º - Bélgica , 3º - Alemanha

CAMPEONATO GRANDE PRÉMIO GASPAR VILA NOVA - POMBO ÀS - 1º - Alemanha (Team Sylt B) , 2º - Suíça (Ângelo Paiva) , 3º - Alemanha (Team Sylt)

Medalhas Comemorativas Mira 2008, oferecidas pela FPC às Associações : Portalegre (Carlos Real), Aveiro (António Ramalho), Braga (Abel Lopes) e Faro (Rui Emídio) - Hotel Quinta da Lagoa

De Ângelo Paiva (Suíça) - Mira 2008

Armando Alho (Portugal) - Mira 2008

Joaquim Guedes (Portugal) - Mira 2008 

CAMPEONATOS DE MIRA 2008 (RESULTADOS)

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 1º Treino, bem como a Lista de Pombos Participantes.

Está também disponível um Relatório Inicial que reporta os acontecimentos que antereceram o início dos treinos oficiais.

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 2º Treino.

Está também disponível um Relatório Inicial que reporta os acontecimentos que antereceram o início dos treinos oficiais.

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 3º Treino.

Está também disponível um Relatório Inicial que reporta os acontecimentos que antecederam o início dos treinos oficiais.

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 4º Treino e da 2ª prova do Torneio Prof. Rodrigues Branco.

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 5º Treino e da 3ª prova do Torneio Prof. Rodrigues Branco. Em relação a este torneio, a partir deste treino passa a vigorar o sistema de eliminatórias previsto no regulamento (75% dos pombos chegados passam para a fase seguinte).

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 6º Treino e da 4ª prova do Torneio Prof. Rodrigues Branco. Em relação a este torneio, continua a vigorar o sistema de eliminatórias previsto no regulamento (60% dos pombos chegados passam para a fase seguinte).

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 7º Treino e da 5ª prova do Torneio Prof. Rodrigues Branco. Em relação a este torneio, continua a vigorar o sistema de eliminatórias previsto no regulamento (45% dos pombos chegados passam para a fase seguinte). Note-se que os primeiros pombos excluídos poderão ainda vir a ser classificados, mediante a chegada de mais pombos ao longo do dia. 

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis os Resultados do 8º Treino e da 6ª prova do Torneio Prof. Rodrigues Branco

Após análise às condições meteorológicas verificou-se que o dia de hoje, quinta-feira, 3 de Julho, era aquele que reunia melhores condições para a realização do último treino. Assim, deliberou a Direcção antecipar para hoje a sua efectivação. Mais se informa que o treino não se realizou de Torrão (250 km) mas sim de São Sebastião de Giesteira (Montemor-o-novo) (215 km).

Campeonatos de Mira 2008

Estão disponíveis as Classificações Finais dos Campeonatos de Mira 2008. A lista de chegada continuará a ser actualizada ao longo dos próximos dias.

Actualização: Estão disponíveis Fotos e um vídeo do dia da prova.

Campeonatos de Mira 2008 - Encestamento

Foram encestados 746 pombos para a prova final. Pode consultar a Lista de Encestamento. Está também disponível um Video do Encestamento que documenta o processo.

Campeonatos de Mira 2008 - Leilões

A Federação Portuguesa de Columbofilia deliberou efectuar uma experiência piloto procedendo a um
leilão via Internet, com cem pombos participantes nos Campeonatos Internacionais de Mira 2008. Este lote de pombos será unicamente objecto das licitações feitas através da net. A propriedade definitiva dos pombos será atribuída ao Columbófilo que, no termo do leilão, tenha efectuado a licitação mais alta.

Leia com atenção as
Regras e Condições e, caso deseje licitar, efectue o seu Registo para licitar online.

Campeonatos de Mira 2008 - Leilões

A FPC deliberou proceder à venda dos restantes pombos de Mira da seguinte forma:

- 2º Leilão on-line (50 pombos) - de 28 de Agosto a 4 de Setembro (
lista já disponível)
- Leilão presencial (100 pombos) - 6 de Setembro - Pavilhão Domus Nostra em Mira
- 3º Leilão on-line (100 pombos) - de 25 de Setembro a 6 de Outubro
- 4º Leilão on-line (100 pombos) - de 27 de Outubro a 3 de Novembro

Para mais informações consulte a
página de datas dos leilões