José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ACD BEJA - ENTREGA DE PRÉMIOS 2008 04-10-2008

ACD BEJA

ENTREGA DE PRÉMIOS 2008

Foi no dia 4 de Outubro de 2008 que a Associação Columbófila do Distrito de Beja encerrou, num almoço/convívio, a Época Desportiva de 2008 com a entrega de prémios referentes aos Campeonatos Distritais das Zonas Centro/Leste e Sul e da prova de Igualada/Barcelona.

Tendo em consideração as actuais dificuldades económicas das famílias e, ainda, a dispersão geográfica das colectividades, o convívio, conseguiu, mesmo assim, reunir algumas dezenas de columbófilos, que tiveram também oportunidade de reforçar as suas colónias com um mini-leilão de borrachos dos melhores columbófilos do distrito.

Em representação do Presidente da Câmara Municipal de Beja, esteve o vereador do Pelouro da Educação, José Monge, que num breve discurso enalteceu as virtudes da columbófilia, reconhecendo que é uma modalidade com grandes tradições não só no concelho de Beja como em todo o distrito. José Monge encerrou a sua intervenção felicitando os vencedores, deixando uma palavra de ânimo aos vencidos e desejando que na próxima Assembleia-Geral a Associação consiga encontrar uma nova equipa que dê continuidade ao trabalho até aqui desenvolvido.

Arnaldo Colaço, Presidente da Assembleia-Geral, optou por dedicar a sua intervenção à próxima Assembleia-Geral, deixando um repto a todos os presentes para que se organizassem e apresentassem uma, ou várias listas, para o próximo acto eleitoral.

Procedeu-se depois à entrega dos prémios pela voz contagiante e bem disposta do columbófilo bejense e ex-dirigente associativo António Sardinha, que tornou esta parte do convívio numa autêntica festa, quer pela graça das suas anedotas, como pelas "deixas" que consegue improvisar.

Houve ainda tempo para se cantar o fado pela voz melodiosa e castiça de José Ameixa.

Os vários campeões ocuparam o lugar cimeiro do pódio, recebendo as palmas em jeito de parabéns de todos os presentes.

Recorde-se que a ACD Beja está a ser gerida desde o princípio deste ano (2008) por uma Comissão Administrativa, já que depois de realizadas quatro Assembleias Gerais, não surgiu qualquer lista alternativa à anterior direcção. É uma situação delicada que necessita rápidamente de ser ultrapassada. Daí o justificado apelo do Presidente da Assembleia-Geral.

Não podemos deixar de registar a completa ausência dos órgãos de comunicação social regional, pois estas iniciativas contam sempre com uma larga cobertura da imprensa regional, sobretudo dos órgãos sediados na capital do distrito. Reorde-se, a propósito, a extraordinária reportagem que a TV Beja fez na festa distrital da época de 2007.

Desconhecemos as razões de tal ausência, mas, a verdade é que a columbófilia alentejana em geral e a Associação Distrital em particular, tem mantido com a imprensa escrita e falada do distrito, excelentes relações

António Simão, Beja

 

CLASSIFICAÇÕES ACD BEJA/2008

 BEJA-Centro/Leste

http://www.sistemagpdocs.com/201bja08/index.php

 

 BEJA-Sul

http://www.sistemagpdocs.com/202bja08/index.php

 

António Simão Presidente do Asas de Beja

Depois de vários anos como presidente da Associação de Columbofilia do Distrito de Beja , António Simão é agora o novo presidente da Sociedade Columbófila Asas de Beja, substituindo no cargo Luis do Rosário.

Já se sabia que Simão esta Campanha de 2009, que se inicia em 15 de Março, não iria participar uma vez que o seu pombal na futura aldeia columbófila ainda não está concluído e esse foi também um dos motivos que o levou a candidatar-se, aliado ao facto de nunca ter sido número um na colectividade onde concorreu desde sempre.

O seu principal objectivo é o de revalidar o titulo distrital de colectividades e trazer para o Asas de Beja novos hábitos no funcionamento e novas formas de pensar a modalidade que ao longo dos anos se têm perdido, rever os estatutos e fazer um grande leilão de columbofilia. A sua candidatura foi aprovada por unanimidade.

 

SOCIEDADE COLUMBÓFILA ASAS DE BEJA

ENTREGA DE PRÉMIOS 2008

Foi num almoço/convívio realizado no dia 27/12/2008, que a Sociedade Columbófila Asas de Beja encerrou a época desportiva 2008, com a respectiva entrega de prémios.

O convívio teve lugar na própria sede da colectividade, e foi com casa literalmente cheia que se homenagearam os novos campeões, e se fez a entrega do emblema de prata ao associado Honorato Correia que completou 25 anos de filiação.

De realçar que os campeonatos "Asas de Beja" e de "Borrachos", foram patrocinados, respectivamente, pela Casa dos Cereais e Metaloarte, empresas que receberam, da parte da Direcção da Colectividade, palavras elogiosas e de agradecimento.

Na parte desportiva, os grandes destaques vão para os campeões dos tradicionais campeonatos das especialidades. Rogério Ricardo (Velocidade), Bruno Helena (Meio-Fundo) e António Simão (Fundo), os primeiros dois a envergarem, pela primeira vez, no Asas de Beja, a faixa de campeão.

Esta Campanha foi, aliás, curiosa nesse aspecto, já que somando os campeonatos de Borrachos, ganho por Rosa Santos e o Geral por José Ameixa, todos tiveram vencedores diferentes, facto que não tem sido habitual nos últimos anos nesta colectividade.

Rogério Ricardo e António Simão venceram também, na Zona Centro/Leste, os respectivos Campeonatos Distritais (Velociade e Fundo), enquanto o "Asas de Beja" repetiu o título distrital no Campeonato Inter-Colectividades.

Na clássica de Barcelona, a vitória distrital sorriu igualmente a um representante do Asas de Beja, através dos Irmãos Serrano.

A nível nacional, no Maratona, António Simão foi o associado melhor classificado ficando em 13º lugar, enquanto no Campeonato Nacional de Fundo, a classificação mais prestigiosa foi para Manuel Teixeira que se posicionou na 7ª posição.

No conjunto das provas nacionais organizadas pela Federação Portuguesa de Columbófilia, o resultado mais em destaque foi também para António Simão que ficou em 4º lugar no Pombo/Ás de Fundo.

Este conjunto de bons resultados vem provar, mais uma vez, que a Sociedade Columbófila Asas de Beja, tem nas suas fileiras um lote de columbófilos (e de pombos) que estão bem posicionados no Ranking Nacional. As classificações obtidas por Bruno Helena no Campeonato "Mundo Columbófilo" reforçam essa realidade.

O Asas de Beja aproveitou este convívio para, depois da entrega dos prémios, cantar os parabéns à colectividade que completou no dia 16 de Dezembro de 2008, 26 anos de vida.

António Simão, Beja

A presença feminina tem sido uma constante nas festas columbófilas, dando mais brilho e beleza a estes eventos

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

Entrega de Prémios 2008 SC "Asas de Beja"

CAMPEÕES 2008 SC "ASAS DE BEJA" - ROSA SANTOS (BORRACHOS), ROGÉRIO RICARDO (POMBAL SUPERSTARS/VELOCIDADE), BRUNO HELENA (MEIO-FUNDO), JOSÉ AMEIXA (GERAL), ANTÓNIO SIMÃO (FUNDO)