José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
CARLOS & ALEXANDRE MOURÃO - CAMPEÕES NACIONAIS DE FUNDO 2008 28-11-2008

  Carlos & Alexandre Mourão Campeões Nacionais de Fundo 2008

Distrito de Beja conta com cinco columbófilos entre os 20 primeiros classificados na edição de 2008 da Maratona.




José Mourão e os seus dois filhos, Carlos e Alexandre, são os novos Campeões Nacionais de Columbófilia na categoria de Fundo. A Federação Portuguesa de Columbófilia vai homologar as classificações finais e deve confirmar o triunfo obtido pela “equipa” baixo-alentejana, que participa nas competições distritais através da Sociedade Estrela Alentejana, de Ervidel, sob a denominação de Carlos & Alexandre Mourão.

 “Sem dúvida nenhuma que este ano foi o melhor entre os 14 que já levamos de columbófilia. Geralmente, voamos muito bem em fundo, com classificações interessantes a nível distrital, mas este ano foi espectacular”, revelou o patriarca Mourão, não escondendo nas suas palavras a “alegria pessoal” pelo feito alcançado. “Sobretudo pelo trabalho que eu e os meus filhos temos efectuado na nossa colónia nestes anos todos”, explica.

A boa performance dos columbófilos de Ervidel em 2008 foi garantida durante as provas com largadas de Fuentes del Ebro e Bujaraloz (ambas em Espanha), em Maio e Junho, respectivamente, somando um coeficiente total de 23,771 na Maratona (4º Class.) e de 10,495 entre os Melhores Voadores ( Class.). Em relação à vitória do Campeonato do Columbófilo de Fundo, atingiram a soma do coeficiente de 20,381. Para além disso conseguiram um brilhante 6º lugar no Campeonato do Pombo Às - Fundo (6163340/06).

Marcas notáveis – sobretudo quando comparadas com os adversários – que, revela José Mourão, têm como segredo “o trabalho”, a “observação” e a qualidade da colónia, onde se contam pouco mais de uma centena de pombos. “O trabalho e a observação são importantes para conhecermos os atletas com que trabalhamos todos os dias durante alguns meses”, reforça.

CAMPANHA 2008

CAMPEÃO NACIONAL DE FUNDO, 4º CAMPEONATO NACIONAL MARATONA, 5º MELHORES VOADORES, 6º CAMPEONATO DO POMBO ÀS - FUNDO

Campeão Distrital de Fundo Zona Sul ACD Beja

Campeão do Clube de Fundo do Baixo Alentejo

Campeão de Meio-Fundo, Campeão de Fundo, Campeão dos Borrachos, Melhor Pombo de Meio-Fundo, 1º, 2º, 3º e 4º Melhores Pombos de Fundo, 2º e 3º Melhores Pombos da Geral, 2º Melhor Pombo de Velocidade, 2º e 4º Melhores Pombos Borrachos da S.C. Estrela Alentejana

 Satisfeito com estes triunfos, José Mourão espera um futuro igualmente risonho. “Vamos continuar a trabalhar para manter o nível da nossa colónia”, assevera, ainda “alimente” a ambição dos restantes columbófilos do distrito. “Faço o apelo para que todos continuem a trabalhar. Porque Beja necessita, pelo menos na columbófilia, de estar neste patamar a nível nacional”.

Paixão indescritível. A columbófilia entrou relativamente tarde na vida de José Mourão, “puxado” para a modalidade há apenas 14 anos por influência do filho Carlos, actualmente com 27 anos, que, por sua vez, se deixou entusiasmar pela modalidade através do contacto com dois primos columbófilos.

“Ele quis ser columbófilo e eu comecei a gostar, acabando por ficar ‘preso’ [à modalidade]”, lembra o antigo presidente do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja.

Hoje, a columbófilia é uma paixão para José Mourão, que sente dificuldades em descrever a sensação de uma prova. “Não sei exprimir o que sinto quando, por exemplo, espero um pombo meu que fez 700 quilómetros. É uma sensação indescritível, muito difícil de explicar”, garante.

Homem atento à realidade da columbófilia, assegura que esta “está bem desportivamente” no Baixo Alentejo, não obstante haver cada vez menos jovens a participar nas provas e ser pouca a atenção demonstrada pelo poder local. “Porque esta é uma modalidade desenvolvida em seio familiar e que retira os jovens de situações menos boas, apelando ao seu desenvolvimento”, justifica.

Carlos, Alexandre e José Mourão - Família Mourão - Ervidel

Campeões Nacionais de Fundo 2008

6163340/06 (5º CLASS. MELHORES VOADORES e 6º CLASS. POMBO ÀS - FUNDO)

ANILHA OURO FUNDO SC ESTRELA ALENTEJANA

José Mourão

Pombal Voadores