José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
GRUPO COLUMBÓFILO CARTAXO : MEDALHA DE MÉRITO MUNICIPAL 10-12-2008

193 ANOS DE CONCELHO

CARTAXO CELEBRA ANIVERSÁRIO DE ELEVAÇÃO A CONCELHO COM HOMENAGEM A MUNÍCIPES

 

          

Quatro personalidades e seis instituições foram homenageadas no dia 10/12/2008, com medalhas de mérito municipal durante a sessão solene comemorativa do 193.º aniversário de elevação do Cartaxo a concelho, perante uma plateia que lotou o salão nobre da autarquia. Henrique Santos Silva, Artur Rodrigues de Oliveira, António de Matos Machado e João Castro Reis, este a título póstumo, foram as personalidades homenageadas. No capítulo das instituições uma das várias distinções atribuídas foram para o Grupo Columbófilo do Cartaxo.  

O mérito de instituições que fazem andar o concelho

No capítulo das instituições homenageadas, as áreas de actividades vão desde o desporto à cultura, passando pela educação e a economia. Com a medalha recebida o Presidente do Grupo Columbófilo do Cartaxo, João Nunes, apontou objectivos de futuro. O maior deles é a realização do 1.º Derby de Columbófilia Cartaxo-Capital do Vinho em 2009.

No final da sessão o presidente da Câmara do Cartaxo salientou o mérito das personalidades e instituições distinguidas. Paulo Caldas destacou que o seu exemplo serve para os mais novos e lembrou que compete à câmara criar condições e oportunidades.

 Entre as Entidades Homenageadas foi apresentado o Grupo Columbófilo do Cartaxo com o texto transcrito a seguir:

O Grupo Columbófilo do Cartaxo (G.C.C.) nasceu em 1935 da vontade de três amigos – António Gregório Monteiro, José Vítor  Nunes Cunha e Jesuíno Marques Cunha Torres. Ao longo dos seus 73 anos de actividade, o G.C. Cartaxo teve o apoio constante da Câmara Municipal e contou sempre com columbófilos e pombos de grande nível desportivo, conhecidos a nível nacional e internacional. Em 2003 – para além de um dos seus membros ter ganho o Campeonato Nacional de Velocidade – foi-lhe atribuída a Medalha Dourada da Federação Portuguesa de Columbofilia, pelos serviços relevantes prestados à columbofilia Nacional.

João Nunes, Presidente da Direcção do Grupo Columbófilo do Cartaxo, agradeceu a distinção feita pelo município à sua Colectividade e anunciou um novo desafio: A organização em 2009 do 1º Derby de Columbofilia "Cartaxo - Capital do Vinho".

  

A Medalha e diploma de Mérito Municipal atribuído

               ao Grupo Columbófilo do Cartaxo

Transcrição do texto do diploma:

Câmara Municipal do Cartaxo

Diploma de Mérito Municipal

Atribuído ao Grupo Columbófilo do Cartaxo, fundado a 20 de Maio de 1935, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao Município na área do Desporto, nomeadamente, na preservação de tradições populares e na representação e divulgação dos hábitos, costumes, valores e vivências antigas.

A Câmara municipal do Cartaxo reconhece, ainda, o elevado contributo do Grupo Columbófilo do Cartaxo, promoção do bom-nome do Município do Cartaxo, a nível nacional e internacional.

 Cartaxo, 10 de Dezembro de 2008

O Presidente da Câmara Municipal do Cartaxo 

    Paulo Alexandre Varela Simões Caldas

                    Veja as notícias clicando nos links a seguir:

                            http://www.omirante.pt/omirantetv/entrevista.asp?idgrupo=2&IdEdicao=54&idSeccao=514&id=26827&Action=noticia

bu

í

 

Ad Schaerlaeckens com os promotores do " I Derby de Columbófilia " Cartaxo - Capital do Vinho

ExpoRainha 2008

 

a

 

m

FFFFFFotos