José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
OLIMPÍADA DE DORTMUND 2009 : UMA DAS MELHORES DE SEMPRE !!! 18-01-2009
31ª Olimpíada de Dortmund :
Uma das Melhores de Sempre !!!
 
Com o calor de dezenas de milhar de entradas (cerca de 45000), o complexo construído em Dortmund para Feiras, Exposições e Espectáculos, abriu-se na totalidade para receber a Olimpíada Columbófila que foi organizada pela Federação Alemã.
 
Na sexta-feira, pelas 9h30m do dia 14 de Janeiro 2009, realizou-se a cerimónia de abertura com a presença do Dr. Gerhard Longe-Meyer (Burgomestre de Dortmund), de Horst Menzel (Presidente da Federação Alemã) e do Dr. José Tereso (Presidente da FCI).
 
Os vários pavilhões, pelo menos cinco, foram desde logo invadidos pelos columbófilos. Note-se que na região de Dortmund, nas zonas e nos países envolventes existem cerca de 150 mil columbófilos, o que dá a garantia económica do certame já que a entrada para um dia custava 9 euros, para três dias 19 euros e havia mais de 200 expositores, alguns de grande porte, que pagaram muito dinheiro para se instalarem. Havia de tudo, stands apresentando rações, suplementos para pombos, vitaminas, antibióticos, pombais, acessórios para pombais, camiões preparados com todos os apetrechos para transportar pombos. Não faltavam os grandes criadores de pombos e os mais modestos columbófilos a vender e a fazer propaganda dos seus voadores.
 
Um pavilhão apenas para restauração, mas noutros pavilhões também havia oferta de bebidas quentes e frias. As salsichas e a cerveja venderam-se a um ritmo de non-stop.
 
Um dos pavilhões estava dedicado aos pombos em competição na Olimpíada (Sport e Standard), e aí encontravam-se também os serviços de atendimento da Organização e um Stand da Federação da Polónia, o organizador da próxima Olimpíada. Nesse pavilhão estava também instalada uma mostra do evoluir da Columbófilia desde o século XIX: Fotos e imagens dos pombais móveis utilizados durante a I Guerra Mundial, os primeiros constatadores, os primeiros jornais, pombos célebres, columbófilos pioneiros do nosso desporto, enfim um lugar que foi visitado por muitos columbófilos.
 
Mais dois pormenores que chamaram a nossa atenção: o primeiro foi o Pavilhão em que estava instalada a Exposição Nacional da Alemanha e o número de pombos participantes (talvez 1500 pombos)!. O segundo pormenor a destacar foi o elevado número (2000 columbófilos) que assistiu ao leilão cujo produto (atingiu cerca de 50.000 euros) reverteu a favor da Fundação Prof. Dr. Kohaus.
 
CONGRESSO
Em sede de Congresso realce-se a reeleição do Dr. José Tereso na presidência da FCI, a atribuição do Campeonato do Mundo de 2011 a Portugal (Mira) e a marcação da próxima Olimpíada para a cidade de Poznan (Polónia). Foi atribuída a Olimpíada à Eslovénia para 2013.
 
Há que referir ainda a criação da Categoria de "Pombos de Beleza" (pombos que não voam) e a modificação dos parâmetros de distâncias na Classe Sport, onde há alguns ajustamentos em Velocidade, Meio-Fundo e Fundo. Uma boa notícia para os portugueses é o facto de a Maratona passar a valer a partir dos 700 Km em vez de 800.
 
Na cerimónia de abertura 38 porta-bandeiras de diferentes países davam côr e brilhantismo ao acto. O Jantar de Gala foi excelentemente servido num anfiteatro de grandes proporções e no fecho da Festa assistiu-se a uma sessão de fogo de artifício espectacular.
 
Melhor não é possível...
 
POMBOS PORTUGUESES NA OLIMPÍADA
A participação dos pombos portugueses na 31ª Olimpíada foi modesta.
 
É mais que evidente que o facto da Exposição Nacional ter sido realizada uma semana antes desta Olimpíada contribuiu fortemente para a nossa modesta classificação na Classe Standard, não dando aos pombos possibilidades de recuperação suficientes para se apresentarem na sua melhor forma.
 
Sobre os nossos pombos da Classe Standard, ouvimos a opinião de experientes columbófilos alemães que dizem que os pombos apresentados são de porte demasiado grande em relação à actual tendência. De facto, o tipo ideal de tais pombos mudou nestes mais recentes anos e tudo vai na direcção de um pombo Voador/Standard. A aprovação da nova Classe nesta Olimpíada poderá obrigar-nos a pensar em caminhos diferentes dos que usamos até aqui. Se quisermos recuperar o prestígio que já alcançámos nesta Classe será necessário o empenhamento de alguns columbófilos que já deram provas de terem bons conhecimentos nesta matéria. Só com a união de esforços de uma comissão especializada que planeie uma estratégia a nível nacional se poderá revitalizar o interesse por esta Classe. O Standard necessita de ser bem explicado aos columbófilos, necessita de ganhar prestígio, conseguir mais adeptos e para tal seria bom dar algumas compensações e prémios especiais aos aderentes.
 
No que diz respeito à nossa equipa de Sport também sentimos alguns reparos de columbófilos nacionais no que respeita a alguns números que aparecem como suporte da equipa portuguesa. São factos que deviam ser analisados e explicados.
 
Pensando no futuro, há que recriar o espírito olímpico, sensibilizar os columbófilos e talvez premiar os que aderirem à participação nas Nacionais, pombos como os melhores do mundo, temos de certeza. Em Velocidade e Meio-Fundo teremos certamente pombos com bons coeficientes. Como nos diz o Dr. Nogueira dos Santos, teremos de analisar como são disputadas as provas nos países que agora aparecem à frente das classificações olímpicas e depois adaptarmos as nossas provas a esse figurino, isto se quisermos melhorar as nossas prestações em futuras Olimpíadas. Se alguns dizem que temos pombos de corrida iguais aos melhores, a forma de o provarmos perante o mundo é apresentá-los nas Olimpíadas em condições de vencer.
    
31ª Olimpíada Columbófila
Dortmund (Alemanha)
 
Entrada da 31ª Olimpíada Columbófila (Dortmund - Alemanha)


Ana Caetano, Abel Rodrigues e Fernando Caetano elevando as cores Nacionais


Sebastião Dinis e Ana Caetano

 
Manuel Martins, Marcel Sangers, Rui Lobato, Óscar Pacheco e Casal Henrique Cunha

 
Grupo de Columbófilos Portugueses que visitaram as Olimpíadas de Dortmund

 

José Tereso e José Maria Gonçalves com columbófilos brasileiros

 

A Comissão de recepção dos pombos Sport

Juízes-Classificadores - Pombos Standard


Os pombos participantes na Olimpíada
Selecção Olímpica de Portugal
Selecção Olímpica da Bélgica

Campeão Olímpico - Velocidade - 9 x 1º e 1 x 2º em 10 possiveis
Selecção Olímpica da Holanda
Bas & Gerard Verkerk (1º e 2º Pombos Olímpicos da Holanda)
Thomas Gyselbrecht junto ao 1º e 2º Pombos Olímpicos de Velocidade da Holanda 
(Johan van Boxmeer & Anne van Meerkerk)

 
Um dos pavilhões de stands comerciais
 
Stands Comerciais
 
Stand Herbots
Henk Jurriens & Evert Jan Eijerkamp
Stand do Derby Internacional German Open
Stands comerciais
 
Camiões e atrelados de transporte
 
REPORTAGENS 
 Reportagem da Tv Alemã (ARD)
http://tagesthemen.de/multimedia/video/video436580.html
VÍDEOS
 
Abertura do Evento Olímpico:

 
Panorâmica:

 
Homenagens e show:
Interessantes vídeos das Olimpíadas de Dortmund/2009

 

 

 

 

 

 
 

Mundo Columbófilo ouviu o Dr. Nogueira dos Santos - Juíz Classificador Internacional

 O Dr. Nogueira dos Santos actuou pela segunda vez numa Olimpíada em representação do nosso País como Juíz na classificação dos pombos da Classe Standard. Daí solicitarmos a sua opinião sobre alguns pontos respeitantes a esta Olimpíada...

"Há duas atitudes que tenho de referenciar... Em primeiro lugar a participação do nosso País na Olimpíada. O facto da nossa Exposição Nacional ter sido efectuada muito próxima da Olimpíada não permitiu aos nossos pombos a recuperação que era necessário já que os mesmos se apresentaram em estado muito fraco. Um ou outro pombo ainda se aguentou, mas cerca de 90% dos pombos apresentaram-se muito débeis e isso contribuiu para que não fizéssemos aqui um brilharete.

Em relação à minha participação como Juíz, penso que me enquadrei nos parâmetros estabelecidos designando os primeiros lugares conforme a classificação final.

Como nota negativa refiro o facto de as gaiolas estarem demasiado altas e com difícil acesso, o que impossibilitava uma boa observação do pombo na gaiola, no entanto penso que não foi por esse pormenor que os resultados finais apareceram da forma como apareceram. Em minha opinião, a grande maioria dos juízes estavam identificados com o processo e deram o seu melhor no sentido de obter a melhor classificação.

Os países que organizaram cedo as Exposições Nacionais ou como a Alemanha que fez a Nacional em simultâneo com a Olimpíada, apresentaram os pombos no seu melhor e tiveram vantagem sobre o nosso país.

Resumindo: Entendo que não se pode tornar a cometer o erro que cometemos este ano se quisermos privilegiar o Standard em futuras Olimpíadas.

Foi aprovada uma nova Classe, a de "Pombos de Beleza" que é uma novidade e, por isso, ainda não sabemos ainda como vai ser julgado esse tipo de pombo. Esperemos pelas normas para depois pronunciarmo-nos sobre esta Classe.

Na Classe Sport, temos que analisar a orgânica dos concursos que permitem a outros países conseguir os coeficientes apresntados em Dortmund e estudar a forma de em Portugal seguirmos um esquema semelhante, pois o actual figurino de concursos não nos permite atingir tais parâmetros".

Mundo Columbófilo ouviu o Dr. José Tereso - Reeleito em Dortmund Presidente da FCI
 
"Em termos gerais tudo correu bem.
 
Depos da Olimpíada do Porto em 2005 tudo é feito de forma diferente. Esta Olimpíada de Dortmund foi espectacular, os enormes pavilhões com as suas magníficas estruturas permitiram dar ao evento uma grandiosidade difícil de superar.
 
Talvez possamos apontar aqui algumas falhas, por exemplo a falta de adequada informação aos delegados internacionais que não sabiam para que hotel iam, pormenores que foram ultrapassados. No meu coração ainda está e não esqueço a Olimpíada do Porto.
 
Congresso: Para nós foi uma vitória quase pessoal, uma luta contra todas as Federações ao conquistarmos designadamente aos países da Europa Central a mudança dos parâmetros da Maratona (para mais de 700 Kms), o que nos dá mais hipóteses de estarmos melhor representados nesta Categoria em futuras Olimpíadas.
 
Houve também pequenas alterações nas distâncias da Classe Sport.
 
Foi aprovada, contra nossa vontade, a Classe de Beleza para pombos que não voam, o que acho negativo porque contraria o espírito do pombo-correio, dos "pombos de corrida". Perdemos por uma proposta italiana.
 
Ganhamos o Campeonato Mundial para ser disputado em Mira em 2011 e conseguimos demover a China a não apresentar a candidatura à Olimpíada de 2015. Esta voltará a ser analisada em 2011.
 
Neste momento, a minha prioridade enquanto Presidente da FPC é criar novos estatutos e adaptarmo-nos à nova legislação, é a grande preocupação.
 
Temos que atrair os jovens e é indispensável começar a passar a mensagem do pombo de corrida e da columbófilia como desporto.
 
Como há hipismo para o desporto com cavalo, automobilismo para o automóvel, atletismo, etc..., também poderemos passar a falar de columbismo e pombo de corrida em vez de columbófilia e pombo-correio. Temos que inventar qualquer coisa.
 
É de registar que vou conseguir um pequeno pombal de alumínio. Este tipo de pombal poderá servir para propaganda do nosso desporto, uma vez que podem ser transportados para as Exposições ou outros eventos.
 
Desejo uma boa Campanha Desportiva a todos os columbófilos portugueses, peço mais participação, mais paz, mais trabalho, mais envolvimento nas Assembleias-Gerais dos Clubes e menos críticas. Sem isso não podemos progredir. Um clube que não tenha vida interna pode ter problemas a médio prazo ou até a curto prazo.
 
Não se pode exigir que se avance harmoniosamente sem que todos colaborem".