José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
CURSO DE FORMAÇÃO DE JUÍZES-CLASSIFICADORES LOCAIS (ACD FARO) 31-01-2008

CURSO DE FORMAÇÃO DE JUÍZES CLASSIFICADORES LOCAIS (ACD FARO)

A Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD FARO), levou a efeito no dia 08/12/2007, na sua sede social em Faro, um curso de formação de Juízes-Classificadores Locais.

Foram registadas 17 inscrições, sendo de realçar o número de jovens presentes, caracterizando-se com o despertar da juventude, na participação neste tipo de iniciativas, perspectivando e construindo uma realidade, com futuro e sustentabilidade para a Columbófilia Algarvia.

Apresentado de forma clara e recorrendo a uma metologia teórica-prática, visando preparar os formandos para avaliar e classificar os pombos-correios (Classe Standard), dotando-os de conhecimentos básicos e conceitos essenciais à sua aprendizagem e respectiva formação, e cujo objectivo final será proporcionar competências e conhecimentos adequados ao exercício da função de Juízes-Classificadores Locais.

Assumindo uma importância significativa no processo de formação de capacidades teórico-práticas, o exercício prático (manuseamento de pombos) foi fundamental, sendo apoiado por um suporte teórico (parâmetros-critérios de avaliação-material de apoio e didáctico), ministrado e orientado pelos Formadores - Juízes-Classificadores : Jorge Martins (Estética, Cabeça, Olhos, Impressão Geral) - Daniel Lopes (Ossatura Geral, Externo e Fúrcula Posterior) - Adérito Cavaco (Dorso e Crupião, Musculatura e Equilíbrio) - Rui Emídio (Asa e Qualidade da Plumagem).

Este curso de formação, contempla ainda a visita dos formandos (acompanhando os Juízes-Classificadores nomeados pela ACD FARO) às Exposições Zonais a decorrer no dia 15/12/07 (Zona Barlavento - Messines) - Zona Sotavento 1 e 2 (Cabanas), e a 22/12/07 na Zona Centro (Olhão).

O final do curso de formação, ocorrerá nos dias 29 e 30/12/07, aquando da Exposição Distrital (Juízes-Classificadores nomeados pela FPC), a realizar em Messines, sendo efectuado um exame final (aferição de conhecimentos teórico/práticos), sendo emitido um certificado pelo Conselho Nacional de Juízes-Classificadores aos formandos aprovados.

Este curso reveste-se de extrema importância para a Columbófilia Algarvia, pois, dada a sua evolução e pioneirismo das acções e iniciativas preconizadas pela ACD Faro, sendo actualmente, considerada uma referência nacional a nível da temática columbófila.

José Carlos : Gabinete Imprensa ACD Faro

Formadores : Rui Emídio, Daniel Lopes, Adérito Cavaco e Jorge Martins

Formandos

Formandos

Daniel Lopes (Ossatura Geral, Externo e Fúrcula Posterior)

Daniel Lopes (Ossatura Geral, Externo e Fúrcula Posterior)

Rui Emídio (Asa e Qualidade da Plumagem)

Rui Emídio (Asa e Qualidade da Plumagem)

Formador Adérito Cavaco com o seu grupo de formandos

Formador Jorge Martins com o seu grupo de formandos

Formador Rui Emídio com o seu grupo de formandos

Formador Daniel Lopes com o seu grupo de formandos

Formador Jorge Martins com o seu grupo de formandos

Formador Adérito Cavaco com o seu grupo de formandos

Formador Daniel Lopes com o seu grupo de formandos

Formador Rui Emídio com o seu grupo de formandos

Formadores : Daniel Lopes, Rui Emídio, Adérito Cavaco e Jorge Martins

Foto de grupo do Curso de Formação de Juízes-Classificadores Locais