José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
CONGRESSO FPC (27 MARÇO 2009) 27-03-2009
 

  • Congresso da FPC - 27 Março 2009

A Federação Portuguesa de Columbofilia reuniu em Congresso Ordinário no passado dia 27 Março na sala de reuniões do Hotel D. Luís, em Coimbra.
Estiveram representadas todas as Associações Distritais, com excepção das dos distritos de Setúbal, Beja e Madeira.

Presidiu ao Congresso o Dr. Luís Arnaut Pombeiro, que como já nos habituou, o fez de forma exemplar.

Antes da Ordem de Trabalhos, a ACD Porto solicitou um esclarecimento a José Tereso, na qualidade de Vice-Presidente Desportivo, num assunto relacionado com o facto dos columbófilos de Chaves, não estarem a participar na Campanha Desportiva. Este é um problema polémico, uma vez que a SC Chaves, por sua iniciativa, participou na Campanha 2008 na ACD Viseu e pretendia mudar-se para a ACD Porto em 2009. Para tal, é necessário o acordo das três partes, facto que não acontece e, por isso, os columbófilos de Chaves estão apenas a realizar treinos. Um assunto que requer das partes envolvidas, um maior empenho para a resolução do problema.

Da Ordem de Trabalhos constavam três pontos…

1) Apresentação, discussão e votação do relatório de actividades e contas da Federação Portuguesa de Columbofilia relativas ao exercício de 2008.
Resultado da Votação - APROVADO POR UNANIMIDADE.

2) Apresentação, discussão e votação do orçamento da Federação Portuguesa de Columbofilia relativo ao ano económico de 2009.
Resultado da Votação - APROVADO POR MAIORIA.

ABSTENÇÃO DA ACD LISBOA, que solicitou declaração de voto de forma a esclarecer o Congresso dos seus motivos... Carlos Teixeira informou que o voto indica coerência uma vez que os defeitos apontados pela ACDL em 2008, voltam a repetir-se em 2009, mais concretamente o orçamento destinado ao Gabinete de Apoio Jornalístico, Gabinete de Apoio às Associações e Clubes, Gabinete de Promoção e Divulgação da Modalidade. A ACD Lisboa não reconhece qualquer trabalho válido dos referidos Gabinetes, daí o seu voto. Referiu ainda a sua discordância por em alturas de crise, realizar-se a Distribuição de Prémios dos Campeonatos Nacionais no Casino da Figueira da Foz. Um facto que revela despesismo, disse.

3) Apresentação, discussão e votação da proposta da ACD Faro para a atribuição da distinção de sócio honorário ao presidente da FPC, Dr. José Tereso.

 Chamado a fundamentar a sua proposta, Rui Emídio - Presidente da ACD Faro, disse "...este é o momento exacto...pelo trabalho que José Tereso tem feito na columbófilia nestes últimos anos...pelo trabalho realizado aquando da Gripe Aviar que fez com que esta passasse quase ao lado do desporto columbófilo...". Resultado da Votação - APROVADO POR UNANIMIDADE.

Órgãos Sociais da FPC 


 

Intervenção de Rui Emídio (ACD Faro) 

Rui Emídio cumprimenta José Tereso, após este ter sido aprovado como Sócio Honorário