José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
12 DE SETEMBRO 2009 !!! DIA HISTÓRICO PARA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!! 12-09-2009

12 DE SETEMBRO 2009 !!! DIA HISTÓRICO PARA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!!  DIA DA COLOCAÇÃO DA 1ª PEDRA DA SEDE SOCIAL E GARAGEM DA ACD FARO !!! UM SONHO TORNADO REALIDADE !!! 

Realizou-se no dia 12 de Setembro 2009 (Sábado), pelas 10:30, a cerimónia da colocação da 1ª pedra das futuras instalações da sede social e garagem da Associação Columbófila do Distrito de Faro (ACD Faro).

A inciativa contou com diversos convidados, nomeadamente o Presidente da Câmara Municipal de Loulé (Dr. Seruca Emídio), o Presidente da Assembleia Municipal (Dr. Patinha Antão), os Presidentes das Juntas de Freguesia de São Clemente (Pedro Oliveira) e São Sebastião (Horácio Piedade), para além de outros elementos do executivo municipal (Vereador Possolo Viegas), o Capitão Santos (GNR), do Presidente da ACD Beja (José Palma Lampreia), do representante da Federação Portuguesa de Columbófilia (Eduardo Correia), dos elementos dos Corpos Sociais da ACD Faro, de muitos columbófilos vindos dos mais diversos pontos do Algarve, salientando-se ainda a presença especial do Arquitecto Paixão Costa (mentor do projecto de arquitectura).

Este acto resultou de um protocolo e assinatura da escritura da cedência de um terreno, em que a CM Loulé deliberou, em reunião do executivo no dia 07 de Janeiro 2004, por unanimidade e em minuta, aprovar a cedência de um terreno destinado à instalação da sede social e garagem da ACD Faro, que se encontra inserido no Centro Empresarial e Industrial de Loulé (Freguesia de São Sebastião), através de escritura pública de constituição do direito de superfície, em que estiveram presentes as seguintes individualidades : Dr. Seruca Emídio (Presidente CM Loulé), Sr. Rui Emídio (Presidente ACD Faro), Drª Notária, Dr. David Barros Madeira e Sr. António José Gomes (ACD Faro).

Cerimónia da assinatura da escritura de cedência de um terreno localizado em Loulé, por parte da Câmara Municipal de Loulé para a construção da sede e garagem da ACD Faro

Para Rui Emídio (Presidente da ACD Faro), que num discurso emocionado e sentido, para quem em muitos anos de luta, de procura e de espera, vê alcançado finalmente este objectivo pelo qual sempre se batalhou, referindo que "estamos perante um sonho da Columbófilia Algarvia  e dos seus Dirigentes, pois sendo a columbófilia algarvia composta por 24 colectividades, desde Lagos até Vila Real de Santo António, penso que merecíamos já ter anteriormente conseguido este objectivo, já que a columbófilia algarvia é uma das mais implantadas, em maior número, com mais qualidade a nível nacional, penso que tínhamos que ter um local que nos proporcionasse todas as condições, que até à data nunca se tinha concretizado".

Numa clara alusão aos apoios que a ACD Faro recebeu por parte de pessoas ligadas à "Familia Columbófila", destacou os nomes do Dr. Barros Madeira (João Barros Madeira e David Barros Madeira - pai e filho) e Valter Alfaiate, em reconhecimento pela sua grande contribuição, consolidada com os seus vastos conhecimentos e um certo à-vontade, para que na verdade se conseguisse este terreno.

 Ao finalizar o seu discurso, este dirigente associativo mostrou-se satisfeito por agora ser possível dar-se o arranque deste projecto, reforçando vivamente a ideia para que quando a obra estivesse terminada, nos possamos encontrar aqui todos neste local para a inaugurar.

A ACD Faro, em jeito de homenagem e sincero reconhecimento, agraciou com uma singela lembrança, gravada com menções honrosas, o Arquitecto Paixão Costa (projecto de arqitectura) e o Presidente da CM Loulé (Dr. Seruca Emídio), pelo seu superior contributo e colaboração em todo este processo.

A Sociedade Columbófila de Faro (SC Faro), através do seu Presidente da Direcção (Merlin Nobre), não quis deixar em claro este dia histórico para a Columbófilia Algarvia, oferecendo uma placa comemorativa ao Presidente Rui Emídio e Direcção da ACD Faro, formulando votos de continuidade de bem fazer em prol da Columbófilia Algarvia e seu desenvolvimento.

Seruca Emídio (Presidente CM Loulé) começou por felicitar a ACD Faro por este momento histórico, salientando a importância que esta modalidade desportiva tem para o distrito, assim como para toda a comunidade.

Demonstrando uma visível vontade de apostar no desenvolvimento do Concelho de Loulé, o edil, salientou a importância da fixação desta infraestrutura no seu concelho, tendo em consideração ainda um outro importante objectivo : o desenvolvimento desportivo e social do concelho, através da construção e comparticipação em obras e melhorias em equipamentos desportivos.

Seruca Emídio, referiu-se ainda ao apoio financeiro da autarquia, na comparticipação da obra, podendo chegar aos 70% da sua capitalização.

Confessou, ter agora uma maior sensibilidade e atenção para com os problemas e os anseios da Columbófilia Algarvia, mercê dos contactos com os renomados columbófilos : Dr. João Barros Madeira e posteriormente com o seu filho (Dr. David Barros Madeira), que o puseram ao corrente da estrutura organizativa desta modalidade desportiva.

Deixou bem vincado que, "Loulé, a CM Loulé tem apoiado o associativismo em todo o concelho, numa perspectiva de que, quando maior fôr o associativismo, quando maior fôr a estrutura da rede de integração, em todas as áreas : na área social, na área desportiva, na área educativa, melhor é a nossa comunidade".

Frisou ainda que a cidade de Loulé, não tendo uma vocação turística porque não está no litoral, tem efectivamente pela sua localização central no Algarve, pela sua facilidade de acessos à A22 (Via do Infante) e à Estrada Nacional 125, uma posição estratégica para ser um grande centro logístico e de serviços de todo o Algarve, considerando que a partir de hoje (12/09/2009) a cidade de Loulé está mais rica com esta sede associativa representando o desporto columbófilo de todo o Algarve.

No final da cerimónia, houve um beberete onde todos os presentes puderam festejar o arranque desta importante infraestrutura da columbófilia algarvia.

Constituindo-se como uma obra estruturante para a Columbófilia Algarvia, a construção da nova sede social e garagem da ACD Faro, é a concretização de um sonho acalentado desde há muitos anos, e simultâneamente da necessidade de se encontrar um local seguro para aparcar a frota transportadora.

 No final teremos uma sede moderna, com todas as condições físicas e técnicas, que honrará e dignificará a Columbófilia Algarvia !!!

RUMO AO PROGRESSO !!!

RUMO AO FUTURO !!!

VIVA A COLUMBÓFILIA ALGARVIA !!!

JOSÉ CARLOS : GABINETE IMPRENSA ACD FARO

 

Entidades Oficiais presentes na cerimónia

Entidades Oficiais presentes na cerimónia

Presidente da Câmara Municipal de Loulé (Seruca Emídio)

Presidente da ACD Faro (Rui Emídio)

Presidente Junta de Freguesia S. Sebastião (Horácio Piedade)

Alçado Principal

Alçado Posterior