José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ACD VIANA DO CASTELO - GALA DE ENTREGA DE PRÉMIOS 2009 10-10-2009
    
Gala de Entrega de Prémios 2009

A Associação Columbófila do Distrito de Viana do Castelo realizou a Gala de Entrega de Prémios 2009, no dia 10 de Outubro 2009 (Sábado), na Quinta do Carvalho, em Santa Marta de Portuzelo.

 Foi uma festa que contou com uma grande participação de columbófilos de todo o distrito, uma prova evidente que o trabalho realizado pela jovem Direcção da Associação, presidida por Renato Santos, uniu e motivou os columbófilos do distrito de Viana do Castelo. A forma como viveram a festa foi bem demonstrativo disso mesmo.

 Entre os presentes, destaque para uma grande representação da FPC (José Tereso, Joaquim Lopes, Eduardo Correia, José Maria Gonçalves e Fernando Garrido), presidentes das Associações de Aveiro - António Ramalho, e do Porto - Arnaldo Palmeira.

Após o almoço assistiu-se a uma actuação de concertinas que aqueceu o ambiente para o leilão de 10 borrachos oferecidos por Inácio Oliveira, findo o qual Renato Santos iniciou a cerimónia de distribuição de prémios sem que antes pedisse um minuto de silêncio pelos columbófilos de VC falecidos em 2009 e que foram João Alves Varajão, José Vieira Silva, João Viana Filgueiras, Venceslau Cardoso e Rui Sousa.

Seguiram-se as homenagens a José Miranda Rego (um Homem, um Dirigente e uma Referência como columbófilo que durante toda uma vida se dedicou à columbófilia e ao pombo-correio. Infelizmente, por motivos graves de saúde, viu-se obrigado a abdicar do passatempo que sempre adorou) e aos motoristas da Associação, Carlos Arieira e Mateus Arieira.

Iniciou-se então a cerimónia de distribuição de prémios própriamente dita, finda a qual se juntaram a Renato Santos os dois anteriores presidentes, Jaime Rego e António Félix Rodrigues, uma prova inequívoca da união existente na columbófilia vianense... os presidentes aplaudiram efusivamente este pormenor!!!

Em destaque estiveram...

Geral
1-Mário Rui Pereira    39432
2-Renato Miguel Santos    39413
3-Casa Vicente    39237
4-Irmãos Neiva    38746
5-Joaquim António Sousa    38704
6-Morais & Morais    38477
7-Paulo Jorge Ferreira    38471
8-Restaurante Taberna Valentim    38343
9-José Rui Pinheiro    37992
10-Franco, Figueiredo & Fernandes    37803
Melhor Pombo: nº7221027/07 de Renato Santos

Velocidade
1-Casa Vicente    13445
2-Renato Miguel Santos    13375
3-Irmãos Neiva    13320
4-Mário Rui Pereira    13297
5-Restaurante Taberna Valentim    13289
Melhor Pombo: nº7236494/07 de Irmãos Neiva

Meio-Fundo
1-Paulo Jorge Ferreira    13442
2-Renato Miguel Santos    13423
3-Jaime Martins Rego    13367
4-Casa Vicente    13350
5-Mário Rui Pereira    13245
Melhor Pombo: nº7221027/07 de Renato Santos

Fundo
1-João Costa & André    13247
2-Joaquim António Sousa    13132
3-Luís Filipe Dores    13061
4-José Rui Pinheiro    13032
5-Boaventura António Miranda    12908
Melhor Pombo: nº7225301/07 de Luís Filipe Dores


Borrachos
1-Renato Miguel Santos    4572
2-Maria Miguel Santos    4560
3-Morais & Morais    4533
4-Beatriz Passos Arieira    4524
5-José Rui Pinheiro    4514
Melhor Pombo: nº8100198/08 de Maria M. Santos

Yearlings
1-Casa Vicente    417
2-Bento Lima    408
3-Manuel Cambão    319
4-José Costa Miranda    263
4-João Hernâni Alves    263


Abertura da Gala ACDVC - Actuação do grupo danças e Cantares de Perre

 
Mesa de Aperitivos servida na "Eira"

  
Mesa dos Prémios da Campanha Desportiva 2009 

 
Sala onde decorreu o convívio

 
Mesa de Honra com a presença dos representantes da FPC, Dr. José Tereso, Dr. Joaquim Lopes, Eduardo Correia, Dr. Frederico Neves e José Maria, Inácio Oliveira (CIC), Capitão Garrido e os companheiros de luta Carlos Felgueiras e Joaquim Sousa

 
Mesa de Honra com a presença dos representantes da FPC, Dr. José Tereso, Dr. Joaquim Lopes, Eduardo Correia, Dr. Frederico Neves e José Maria, Inácio Oliveira (CIC), Capitão Garrido e os companheiros de luta Carlos Felgueiras e Joaquim Sousa


Paulo Sampaio, Arnaldo Palmeira (Porto), António Ramalho e Esposa (Aveiro) 


Minuto de silêncio em memória dos colegas que este ano partiram!

 

Uma justa Homenagem a quem dedicou toda uma vida à causa columbófila e, só porque a saúde não permite se vai afastar (José Barbosa Miranda Rego)

  
Homenagem aos motoristas da ACD Viana do Castelo…
Carlos Arieira e Mateus Arieira


Os 15 melhores da Geral 2009 ACD Viana do Castelo


Campeonato de Velocidade no Pódio: Renato Santos, Casa Vicente e Irmãos Neiva

  
Campeonato de Meio Fundo, no Pódio: Renato Santos, Paulo Ferreira e Jaime Rego (e respectivos filhos)


Campeonato de Fundo, no Pódio: Joaquim Sousa, André Costa e Luis Filipe Dores

 
Campeonato de Borrachos, no Pódio: Maria Miguel Santos, Renato Santos e Morais & Morais


I Campeonato de Yearlings, no Pódio: Bento Lima , Casa Vicente e a revelação Manuel Cambão

 
Clássica Barcelona, no pódio : Avelino Amorim, Jaime Rego e Irmãos Neiva 


O corte do "Bolo dos Campeões" 2009 da ACD Viana do Castelo


O "Bolo dos Campeões" 2009 da ACD Viana do Castelo 


Dr José Tereso presidente da FPC usou da palavra na presença dos restantes elementos federativos Dr Joaquim Lopes, Sr Eduardo Correia, Dr. Frederico Neves, Sr. José Maria Gonçalves


Membros do elenco directivo da ACD Viana do Castelo, não pôde estar presente o José Carlos Pereira (Secretário da Direcção) por motivos de saúde

No final da Gala, Renato Santos, presidente da ACD Viana do Castelo, comentou para todos os nossos leitores (MC) a campanha 2009 e perspectivou a de 2010...

Sobre a Campanha 2009

"Quando o actual elenco directivo da ACD Viana do Castelo se dispôs a assumir o destino desta agremiação Columbófila fê-lo com um ante-projecto que, em tempo oportuno, o "MC" ajudou a divulgar. As nossas ideias passam por aproveitar o que de bom herdamos dos antecessores, aprendendo e corrigindo com os erros cometidos, ouvindo a voz da experiência, não fazer um corte com o passado, mas criar uma grande variedade de opções que permitam que o maior número possível de pessoas nelas se revejam participando nas várias iniciativas e eventos que vamos levando a cabo. É claro que temos a perfeita noção de que sempre que algo se faz de novo estaremos sujeitos a alguma apreensão e indecisão por parte de muitos. No entanto e à medida que o tempo vai passando e as inciativas se vão desenrolando com normalidade e adesão qb, sentimos que o distrito cada vez mais está connosco, o que nos impele para uma cada vez maior dedicação.

A Campanha de 2009 foi estruturada de acordo com o manifesto (Pré-Projecto) enviado pelo correio a todos os columbófilos de Viana do Castelo, tendo sido elaborada da seguinte forma : achamos um ponto sensívelmente a meio do distrito e um segundo ponto a meio do Algarve, unindo estes dois traçamos uma linha que divide o território nacional mais ou menos ao meio. Os Campeonatos de Velocidade e Meio-Fundo foram elaborados em função dessa linha (2 litorais, 2 na linha e 2 interiores em relação à mesma). Relativamente ao Campeonato de Fundo, é nosso entender que, devido à localização geográfica do distrito, não tem qualquer fundamento "semear" pombos nos concursos de leste, uma vez que fazendo uma rotação gradual de sul para sudeste, até Minglannilla (Valência), diminuímos substancialmente a perca de efectivos, tendo possibilidade, no entanto, de fazer concursos duríssimos de 700, 750 ou 780 kms voados quase sempre em condições de dificuldade. O que conseguimos com este tipo de Calendário fácilmente se vê no levantamento que efectuamos, por exemplo a forma como ficaram distribuídos os Campeonatos Distritais, os Primeiros Prémios por concurso, ou os 20 primeiros pombos em cada um dos 18 concursos da Campanha 2009.

Os nossos pombos foram transportados durante toda a Campanha no novo conjunto (Tractor + Galera) adquiridos pela Associação. Trata-se de um veículo moderno com boas condições de transporte, armanezamento, alimentação, abeberamento, ventilação, etc...

Este veículo possui ainda um sistema de abertura de grades a 60º que minimiza o contacto dos pombos com o solo no momento da solta.

No decorrer da última Campanha em termos de novidades competitivas criamos um concurso para borrachos com anilha do ano anterior.

Contavam para este Campeonato (por nós denominado "Campeonato de Borrachos") todos os borrachos enviados em cada uma das provas de velocidade e meio-fundo na equipa principal daqueles que para participar pagaram uma taxa adicional de 60 euros ao inscrever os pombos.

Em Setembro, a pensar nos que agora vão dando os primeiros passos na modalidade (infelizmente poucos), também em seleccionar mais cedo os borrachos, diminuindo assim o número de efectivos normalmente em excesso durante o período crítico que é a muda da pena, etc., resolvemos avançar  com 29 amadores para o I Campeonato Yearlings com encestamentos na sede da Associação Distrital. Nestas duas competições os prémios atribuídos foram exclusivamente monetários e, se no primeiro caso, devido a uma muito boa aderência, o factor prémio aliciante foi o ponto alto, o Campeonato de Setembro com borrachos 2009, foi uma das melhores modalidades da columbófilia a que assistimos e participamos. Por se tratar da primeira edição e não haver experiência em termos nacionais de campeonatos do género nesta fase do ano, muito cepticismo envolveu o arranque do mesmo, no entanto, os 29 pioneiros deste projecto avançaram. Unidos columbófilos dos "quatro cantos" de Viana interagiram, ajudaram-se, associaram-se e, sem percas significativas, fizeram deste vento um sucesso que nos leva a garantir... "Meus amigos para o ano há mais".

Perspectivas para 2010

Em 2010, nos 3 treinos oficiais que anualmente promovemos antes do início da Campanha, criaremos mais uma modalidade de Campeonato para Borrachos com anilha de 2009 no sentido de ir ao encontro dos muitos columbófilos do distrito que, na fase de inscrição para o I Campeonato de Yearlings, asseguravam que a aderência seria muito maior se o mesmo decorresse no início de cada ano.

Sinceramente esperamos que os columbófilos deste distrito na Campanha 2010 colaborem em maior número com as nossas iniciativas de forma a podermos levar a columbófilia cada vez mais alto. Será também em 2010, o ano em que avançaremos na compra do terreno para posterior construção da nossa sede social que contemplará, entre outras, abrigo para o camião que actualmente se encontra exposto ao tempo!...