José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
GRUPO COLUMBÓFILO VILANOVENSE 01-01-2010

GRUPO COLUMBÓFILO VILANOVENSE

A colectividade columbófila que colocou Vila Nova da Rainha no mapa nacional

foto

“Somos pequenos mas com valor”, diz com orgulho o presidente da colectividade que nasceu num pequeno anexo e tem hoje no seu palmarés vários atletas nos lugares de topo das principais provas distritais de columbofilia.

Foi num pequeno anexo, nas traseiras da casa de Edmundo Rocha, que a colectividade de Vila Nova da Rainha, concelho de Azambuja, começou a dar os seus primeiros passos.

Os amantes da columbofilia começaram a juntar-se e no dia 1 de Outubro de 1970  fundaram o Grupo Columbófilo Vilanovense, uma colectividade que não tem parado de crescer apesar do seu parco orçamento.

Os amantes dos pombos têm levado o nome de Vila Nova da Rainha a todo o país, um reconhecimento que o próprio presidente da câmara municipal, Joaquim Ramos, reconhece.

Actualmente o clube tem nas suas fileiras o campeão distrital e vice-campeão distrital em velocidade da zona A de Lisboa, o vice-campeão distrital de meio-fundo e na prova rainha da columbofilia, a prova de fundo, a colectividade classificou-se este ano em terceiro lugar do distrito, entre quase 50 participantes.

Somos pequenos mas queremos fazer as coisas com dignidade e conseguimos. Em termos de praticantes temos perto de 20 mas agora com a crise as pessoas vão saindo e abandonando o desporto. Outras vão-se juntando. Para obter mérito neste desporto é preciso despender muito tempo com os animais. Os planos de treino têm de ser feitos em horários fixos, dois treinos por dia, o fim-de-semana perde-se na época desportiva, e a recolha dos pombos para as provas, no fim das provas e elaboração das classificações é sempre uma trabalheira”, afirma Carlos Teixeira, presidente do Grupo Columbófilo Vilanovense 

Actualmente a colectividade tem mais de 2 000 pombos a voar numa modalidade desportiva que dá para todas as bolsas. “Depende da forma como o praticante encara a actividade. Se for um praticante que não ligue aos resultados, com algumas dezenas de euros mensais resolve o problema. Se for um profissional a lutar por classificações de topo a nível nacional e do distrito já tem outros esquemas. A preparação do pombo de competição obedece a esquemas rígidos. Suplementos alimentares, vitaminas, vacinações, rações de qualidade e para uma colónia de 100 pombos gastam-se perto de 200 euros por mês, no mínimo”, conta.

Para o ano que se aproxima a colectividade espera repetir os êxitos desportivos alcançados em 2009 e, se isso for possível, superá-los.

Os columbófilos de Vila Nova da Rainha começam a ser falados um pouco por todo o país graças à exposição anual que organizam no concelho de Azambuja, a ExpoRainha, que além de vários expositores estrangeiros atrai mais de sete mil visitantes em apenas dois dias.

“Sempre fizemos a exposição em Vila Nova da Rainha mas infelizmente este ano tivemos de a passar para Aveiras de Cima por incompatibilidades entre a nossa direcção e junta de freguesia, de quem discordamos das políticas relativas ao movimento associativo aqui da vila. A junta tem, na nossa óptica, um proteccionismo demasiado grande sobre o clube de futebol da terra a que não é estranho o facto do elenco directivo da junta ser exactamente o mesmo das pessoas que estão à frente do UDR. Achamos que os serviços da junta não têm de ser postos exclusivamente ao serviço de uma única colectividade”, lamenta o presidente do Grupo Columbófilo Vilanovense.

 

Sede do Grupo Columbófilo Vilanovense

Carrinha de transporte do GC Vilanovense


RUA & RUA - CAMPEÕES GERAIS 2008

 
ASAS DA TORRE - Campeões Gerais 2009

 
Os Setas (VN Rainha) - 8º Velocidade Campeonato Mundo Columbófilo 2009

Rua & Rua - VN Rainha - 3º Fundo Campeonato Mundo Columbófilo 2008
 
 Lúcia Moura entregou um Kit Herbots no valor de 190 euros + Medalha de Ouro + Faixa de Campeão a
José Ribeiro & Víctor Russo, de Vila Nova da Rainha - 3º classificados de Meio-Fundo 2007 
 
  

 

Corpos Gerentes Grupo Columbófilo Vilanovense

Assembleia Geral
Presidente EDMUNDO ROCHA
Vice-Presidente EDUARDO JORGE SOUSA
Secretário MANUEL DA SILVA RUA

Direcção
Presidente CARLOS ALBERTO TEIXEIRA
Secretário JOAQUIM LUIS BORDA DE ÁGUA
Tesoureiro MANUEL ROCHA DOS SANTOS

Conselho Técnico

Coordenador

JOÃO PEDRO RUSSO

Secretário

LUIS SILVA RUA

Vogal

JOAQUIM MANUEL ROCHA


Conselho Fiscal
Presidente JOÃO PEDRO RUSSO
Secretário LUIS SILVA RUA
Relator JOAQUIM MANUEL ROCHA