José Carlos Almeida Rosa

 ReportagensVisitas: Contador de Visitas 
ELEIÇÕES FPC - JOSÉ TERESO GANHA À PRIMEIRA !!! 01-03-2010
  • Eleições FPC - José Tereso ganha à primeira

José Tereso conquistou maioria absoluta nas eleições realizadas a 27 de Fevereiro na sede da Federação Portuguesa de Columbofilia.

83 foram os delegados que exerceram o seu direito de voto, não tendo comparecido os delegados da Associação Columbófila da Madeira. Uma situação que gerou alguma polémica, visto que a documentação enviada pela FPC terá sido endereçada para uma morada que não era do conhecimento do presidente da Direcção da ACRA Madeira, mas cuja alteração tinha sido solicitada meses atrás (15 Maio 2009), por escrito, pelo secretário da Direcção da referida Associação.

A FPC terá contactado o presidente da ACRA Madeira e, embora fora do prazo, a documentação necessária à participação dos delegados da Madeira deu entrada na FPC e aceite pelo presidente da Assembleia-Geral.

O acto eleitoral decorreu entre as 10 horas da manhã e as 23 horas, sendo a Mesa que presidiu ao Congresso Ordinário constituída por Luís Pombeiro, José Albuquerque e Paula Fernando. Após o encerramento e depois de contados os votos foi anunciado o resultado eleitoral para presidente da FPC… 45 votos para a Lista A (José Tereso), 14 votos para a Lista B (Fernando Garrido), 23 votos para a Lista C (Rui Emídio) e 1 nulo. Recorde-se que António Cavadas não formalizou a sua candidatura na data prevista.

Depois de conhecidos os resultados totais das eleições, em ambiente informal foram efectuados vários discursos protagonizados por Luís Pombeiro (presidente da Mesa da AG), José Tereso (o candidato vencedor), Rui Emídio (um dos candidatos derrotados) e Paulo Sampaio (delegado da ACD Porto)...

Luís Pombeiro - "É a columbófilia que está de parabéns, não há vencidos nem vencedores. A todos um grande abraço de felicitações".

José Tereso - Ver destaque (O discurso após a vitória)

Rui Emídio - "Em democracia ganham aqueles que têm mais votos.

Aceito o repto de José Tereso, estou disponível para aquilo que estiver ao meu alcance, trabalhar em prol da columbófilia. As pessoas da minha lista que irão integrar os órgãos sociais da FPC concerteza que também estarão disponíveis para um trabalho construtivo em prol da columbófilia... Foi um prazer concorrer a estas eleições, entendo que a democracia é assim, não estou triste, estou contente e obrigado a todos".

Seguidamente, Paulo Sampaio pediu a palavra e na qualidade de Coordenador de Soltas da ACD Porto, disse... "Faço um apelo ao presidente José Tereso, assim como a todos aqui presentes, para que se faça um esforço no sentido de trazer de volta o Capitão Fernando Garrido à sua função de meteorologista da FPC. Ele faz muita falta à columbófilia".

A terminar, Luís Pombeiro afirmou... "Nunca pedi nada à columbófilia a não ser que me deixassem amar o pombo-correio e ganhar no meu coração a amizade de todos vós. Foi através da columbófilia que vos conheci a todos. Foi um enriquecimento do meu coração e da minha mente ter-vos conhecido.

O meu coração já está honrado com a amizade de todos vós".

Face aos resultados apurados os Órgãos Sociais da FPC para o Quadriénio 2010-2013 são os seguintes…

O discurso após a vitória

José Tereso - "Nesta hora em que nos incumbiram de nova missão não queria deixar de, em primeiro lugar, agradecer ao presidente da Mesa da Assembleia Geral todo o empenho que tem tido ao longo de todos estes anos que nos tem acompanhado e com o seu saber chegamos até hoje. Naturalmente, para mim, este é um momento de alegria, mas também de tristeza porque Luís Pombeiro vai deixar-nos, mas não queria deixar de passar este momento sem informar que irei propor num próximo congresso a atribuição a Luís Pombeiro o título de Sócio Honorário desta casa. É o mínimo que poderemos dar por tudo aquilo que tem dado à columbófilia de uma forma fantástica.

Por outro lado, nesta hora de resultados eleitorais, considero que foi uma vitória da columbófilia portuguesa, do trilho da columbófilia e se o lema da minha campanha foi o de unir os columbófilos, faço aqui um voto para que todos aqueles que estavam do lado de lá até há pouco, estejam agora do lado de cá a trabalhar connosco. Deixo aqui o desafio para todos aqueles que têm ideias, todos aqueles que consideram que a FPC pode trabalhar mais, todos aqueles que pensam que a FPC deve encontrar outros caminhos, todos que queiram trabalhar em prol da columbófilia, encontrarão nesta casa uma porta aberta, como aliás sempre esteve.

Falo do coração, não estou a dizê-lo de uma forma leviana, de que todos são bem-vindos para trabalhar em equipa. É minha intenção, aliás, e estou a informar-vos em primeira mão, que pretendo convidar algumas personalidades para trabalharem em paralelo com a Direcção da FPC...

Espero que a nossa equipa saiba assumir esta responsabilidade e que as outras personalidades se unam a nós em prol da columbófilia".

  

D E C L A R A Ç Ã O

 AOS COLUMBÓFILOS, CLUBES E ASSOCIAÇÕES

Realizaram-se hoje, 27/02/2010, eleições para os diversos órgãos da FPC. O Congresso fez uma opção clara, votou de forma inequívoca, simultaneamente numa equipa que a todos dei a conhecer antes do acto eleitoral e num programa. Foram sufragados um projecto e seus executores.

Manifesto-vos a todos a minha alegria pela confiança que nos foi atribuída e declaro que tudo faremos para honrar os compromissos assumidos.

Terminado o processo eleitoral, afirmo perante todos que não guardarei qualquer animosidade relativamente àqueles que de forma leal manifestavam opiniões e projectos diferentes. Chegou a hora de todos, sem excepção, contribuírem para um clima de unidade a que apelei durante a campanha e para o qual trabalharei sem desfalecer, mesmo num quadro de eventuais diferenças.

Tal como afirmei por escrito aos delegados ao Congresso, uma vez eleito sou o presidente de todos os columbófilos e para toda estrutura dirigente, mesmo daqueles para os quais não constitui opção.

A columbofilia é linda!

José Tereso