ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
AS LESÕES NOS NOSSOS ATLETAS 10-01-2011

QUASE TODOS OS ANOS, DURANTE OS PRIMEIROS VOOS Á VOLTA DO POMBAL, SOU SURPREENDIDO COM ATLETAS QUE DEMONSTRAM UMA LIGEIRA DIFICULDADE EM VOAR DIREITO, ISTO É, MESMO NO POMBAL, FAZEM UM ESFORÇO SUPLEMENTAR PARA VOAR PARA O POLEIRO E, CURIOSAMENTE, 90% DOS CASOS O PROBLEMA ATINGE AS FÊMEAS, ISTO NO MEU CASO PESSOAL E NOS ÚLTIMOS ANOS.

JÁ TENHO FALADO COM AMIGOS SOBRE ISTO E PARECE QUE É GERAL, NO ENTANTO A MALTA PARECE QUE NÃO GOSTA DE FALAR NO ASSUNTO, TALVEZ POR TER RECEIO DESTE PROBLEMA.

COMO GOSTO DE APRENDER E CONTAR AS MINHAS EXPERIÊNCIAS, MESMO QUE SEJAM NEGATIVAS, VOU FALAR NESTE ASSUNTO, POIS DÁ MESMO QUE PENSAR E ESTE ANO JÁ TIVE 3 CASOS COM 3 FÊMEAS (2 DE 2009 E 1 DE 2010) E, NA MINHA OPINIÃO, HÁ VÁRIOS FACTORES PARA ISSO ACONTECER:

1-TEMPO DE PARAGEM PROLONGADA DURANTE O DEFESO E GRANDE MUDA;

2-O FRIO;

3-ATAQUES DE AVES DE RAPINA;

PASSO A EXPLICAR:

OS POMBOS, TAL COMO QUALQUER OUTRO ATLETA, CONTRAIEM LESÕES QUANDO SUJEITOS A ESFORÇOS MAIS VIOLENTOS OU REPENTINOS E A MINHA EXPERIÊNCIA DIZ-ME QUE ESTES POMBOS NUNCA MAIS RECUPERAM DESSAS LESÕES E SALVO RARAS EXCEPÇÕES, OS LESIONADOS NO MEU POMBAL SÃO ELIMINADOS, POIS DEMONSTRARAM FRAQUEZA DE TENDÕES OU MÚSCULOS.

QUEM MANTÉM OS ADULTOS FECHADOS NO DEFESO, TAL COMO EU, ESTÁ SUJEITO A QUE APAREÇAM ESTAS LESÕES COM MAIS FREQUÊNCIA, UMA VEZ QUE OS POMBOS NAS PRIMEIRAS SAÍDAS TÊM DIFICULDADE EM SE MANTEREM NO AR, DEVIDO AO PESO EXCESSIVO E, SE FOREM ATACADOS NESTA FASE, DE CERTEZA QUE UM GOLPE DE ASA OU UM ESTIRAMENTO DUM TENDÃO  VAI INUTILIZAR QUALQUER UM. PARA AGRAVAR A SITUAÇÃO, ESSES PRIMEIROS TREINOS SÃO EFECTUADOS COM FRIO, ATENDENDO À ÉPOCA EM QUE ESTAMOS, PELO QUE NÃO SÃO MUITO RECOMENDÁVEIS COM TEMPO MUITO FRIO.

CHEGUEI A  RELACIONAR TAMBÉM ESTE PROBLEMA COM UMA REACÇÃO À VACINAÇÃO, POIS NO MEU CASO, COINCIDE COM AS PRIMEIRAS SAÍDAS, MAS PENSANDO MELHOR, ESTOU INCLINADO MAIS PARA AS TRÊS OPÇÕES INICIAIS, UMA VEZ QUE À MEDIDA QUE A CAMPANHA SE VAI DESENROLANDO ESTES PROBLEMAS DEIXAM DE APARECER, SALVO QUANDO UM POMBO VOA ALÉM DO SEU LIMITE. 

Janeiro/2011