ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Alguns factores que influenciam a quebra de forma! Por, Fernando Santos, Técnico de Veterinária 16-09-2010

Todos nós, Columbófilos, gostamos sempre de colocar as Vitaminas e os restantes compostos na água

de bebida dos nossos pombos, sempre com a esperança de que a chegada da nova prova seja melhor do que a anterior.

Vitaminas especiais, com rótulo e sem rótulo, não critico nada disso, recomendo a utilizar substâncias puras e de confiança.

Contudo temos que ter algum especial cuidado com certos produtos que alteram, e a verdade é que alteram mesmo a flora intestinal dos nossos atletas.

Uma flora intestinal no seu estado normal é constituída por bactérias e em alguns casos com alguma percentagem de fungos.

A flora intestinal de um pombo, é constituída por maioritariamente Bacilos Gram Positivos (>quantidade) Cocos Gram Positivos (< quantidade) e alguns fungos, depende do tipo de dieta a que os sujeitarmos.

Todas as Bactérias Gram Negativas que forem diagnosticadas podem ser indicadoras de uma nova

patologia, que pode ser controlada ou melhor dizendo, prevenida com a utilização de Probióticos e Ácidos Orgânicos no seu estado inicial.

Todas estas situações podem ser controladas através de um exame Citológico as fezes dos Pombos.

Se optar por administrar aos seus pombos Vitaminas com compostos à base de Arsénico ou Estricnina recomendo que administre em simultâneo Probióticos para repor instantaneamente a flora intestinal das aves.

Quanto aos Medicamentos Preventivos, não recomendo abusar na Enrofloxacina, no Trimetoprim e na Furazolidona pois destroem grande totalidade da Flora Intestinal sendo lenta a sua recuperação.

O Vinagre de Cidra (FORTE-VITA) como dito anteriormente juntamente com PROBAC 1000 previne um grande leque de doenças.

A adição de Prebióticos à dieta comum também reforça o sistema de defesas pois a própria Microflora (bactérias) também degrada Carbohidratos, Proteínas, assimilam Nitrogénio e com a ajuda do bom Colesterol produzem mais Bactérias boas.

O equilíbrio do Pombo, ausência de situações de stress e o descanso contribuem para uma óptima flora, tenha isto em conta!

Por: Fernando Santos, Técnico de Veterinário