ArtigosVisitas: Contador de Visitas 
Hexamitiase 09-06-2010

Hexamitiase

A hexamitiase é uma doença do tracto intestinal dos pombos, que aparece associada a fezes muco-aquosas, algumas vezes com vestígios de sangue.

Agentes patogénicos:
O protozoário flagelado Hexamita columbae surge principalmente nos meses do Outono e Inverno. Numa fase inicial, coloniza o recto do hospedeiro. As aves recém emplumadas estão especialmente susceptíveis, pois têm ainda um baixo nível de resistência. Os pombos adultos, quando infectados, não demonstram sinais visíveis da doença, mas podem eliminar o agente patogénico em grandes quantidades juntamente com as típicas fezes aquosas (portadores crónicos). O período de incubação é de 4-5 dias.

Sintomas da doença:
Enterite aguda, com dejecções mucosas (ou com sangue), líquidas e de odor forte.
Os pombos afectados recusam o alimento e bebem mais água, o que resulta num estado de fraqueza e debilitação. Os borrachos sofrem particularmente com esta doença, por vezes de uma forma tão grave que todo o tracto intestinal é afectado, e as suas fezes aquosas surgem misturadas com sangue.

Diagnóstico:
A existência do agente da doença é comprovada através de exame microscópico, à temperatura corporal, de amostras da mucosa intestinal de um pombo infectado de forma aguda e recentemente morto. Quando a infestação é muito grave, pode verificar-se a existência dos parasitas com a ajuda de uma mecha de algodão que se introduz na cloaca de uma ave viva. O Hexamita é facilmente reconhecido pela sua movimentação rápida e em linha recta - ao contrário das tricomonas que se movimentam lentamente e em círculos em torno do seu próprio eixo.

Chevita Ggmbh