Notícias

Viagem a Belgica 2008 06-05-2008

Eram 7:30 do dia 30 Abril quando parti no 1º voo da manha para a Belgica.

Quando cheguei tive um problema com o aluger do carro mas tudo acabou bem.

Eis o papel dos Km do carro :

Como podem constatar era novo tinha só 5 Km.

Eis o meu carro na Belgica :

Comecei a tarde com uma visita aos Campeões de Meio Fundo DE Munter

 

Gostei muito do que vi em especial da linha do Super Casal que lhes deu uma serie de vencedores Provinciais e até Nacionais.

Pombos medio-pequeno. Muito bem musculados e uns olhos extremamente vivos. Acima de tudo gostei da forma como estão na columbofilia, uma simplicidade tremenda para o nivel de resultados que apresentam. Ficou reservado um filho do Super Casal.

Depois fui buscar os cestos de transporte dos pombos que ia comprar.

 

Como podem ver na foto, os 6 cestos ocupavam a carrinha toda. Mal sabia eu que estes cestos eram pouco para o que vinha a seguir.

Depois da compra dos cestos parti para Roterdão onde fui dormir. Roterdão fica 160 km de onde eu estava.

Dia 1 de Maio. Eram 6 da manha Holandesas 5 da hora Portuguesa e este menino partia para casa do Willem de Bruijn.

Cheguei eram 8:30 e como tinha a visita marcada as 9h estive a contemplar a paisagem. Se eu fosse pombo também queria voltar para a casa do Willem. O Willem vive num sitio lindissimo onde as casas estão no meio da água, fazendo cada casa uma ilha. Só pela paisagem já tinha valido a visita. Mas Ok foi o 2 em 1. Porque o Homem têm grandes pombos. Tivemos a conversa bem umas 2 horas e tal. Vi os reprodutores todos e visitei os voadores e esteve a explicar o sistema dele....Bem pombo que não marque 16 vezes em 18 saidas......é eliminado....ah pode salvar-se mas tem de marcar 3 primeiros...e não marcar as 16 vezes. Pombos medios, muito bem musculados, penas muito suaves. Neste momento esta a introduzir novos pombos a sua base, mais concretamente pombo Heremans-Ceusters. Já estavam encomendados 10 pombos para virem para Portugal.

 

Era hora de partir para outra viagem de 200 km e ir a terra do Rens Van der Zijde. Toca de acelarar porque a visita estava marcada para as 13h30. Meu GPS informa em 200 m chega ao seu destino. Mal sai do carro fui recebido com um sorriso e um comentario que o Portugues tinha trazido o Sol com ele. Eram horas de almoco e fui convidado a partilhar uma refeição com o Rens e a sua esposa. Trata-se de um casal muito simpatico e amantes do desporto columbofilo. A minha razão da visita eram os vermelhos do Ludo Claessens, mas rapidamente esses pombos foram postos de parte. Ele tinha bem melhor. Comprei um filho do Super Pair " De Inteelt " x " Dcht. Invincible ", os irmaos do meu pombo são responsaveis por mais de 10 primeiros prémios. Os Ludo podem ser bons, mas estes na minha opinião são bem melhores....ele também acha...lol...

 

Como é bom falar de Pombos mas tinha outra visita a 80 km de distancia e tinha de partir.

Proximo destino o J. Kuijzer. Pombos que o Sr. Cesar Timoteo e o Sr. Arlindo Marques tornaram famosos em Portugal.

Como desconhecia a linha tive de me informar, Linhagem Turbo e Mr. Roye era o objectivo.

A minha espera estava o tradutor do Sr.Kuijzer o Sr. Wim Van Elsland. Entrei e fui conduzido para a sala onde estivemos a beber café. Pedi todos os pedigrees e iniciei a minha busca pelo objectivo tracado. Peguei no meu caderno e comecei a escrever os numeros dos reprodutores que me podiam interessar filhos. Notei que ficaram muito admirados com as minhas escolhas...quando assim é estamos no caminho certo. O que eles não sabiam era que antes disso tinha passado 15 dias a preparar a visita e sabia de cor os pedigrees todos. Até de Inglaterra eu tinha as listas dos casais do leilão de 2006 e 2007.

Para minha surpresa os pombos por mim selecionados estavam todos numa voliere a parte e não no pombal de reprodutores principal... Uma coisa é certa todos eles muito bons em maos e muito bem feitos de musculos. Olho muito vivo.

Comprei 5. Dos trinta disponiveis. Em especial ficou-me no goto uma vermelha meia irmã do Turbo....que pomba.

Pedro com a meia irma do Turbo e Mr. Kuijzer com a pedrada da linha Mr. Roye.

Ficou a promessa de eu lhes vender alguns pombos aqui em Portugal. Agora estes 5 são para mim.

Com isto são 18 horas e estou a 2 horas de caminho de Roterdão.

Eis que me lembro....é pá....mas o Bert Braspenning é a 12 km daqui....toca de programar o GPS.

Cheguei sem avisar. Toco a campainha e aparece um Sr. de Bata e muito educado.

Disse que era Portugues e gostava de pombos e que os Braspenning eram muito famosos em Portugal, etc...

Fui recebido como um Rei. Lanchei, bebi coca-cola, falamos dos pombos famosos todos, foi muito agradavel confesso...

Visitei os viuvos e o pombal de borrachos. Ai fiquei logo a bater mal....vi peças de grande categoria. Depois viemos para o casais de reprodutores. Estava tudo perfeito. Pombos lindos e muito bem musculados. Azuis e Pedrados muito clarinhos. Eis que bato com os olhos num borracho na tigela. Pergunto posso ver os pais ? Claro disse ele. Maravilhosos. Perguntei e o borracho quanto quer por ele? Esse não esta a venda Pedro, pais são a base da minha casa e este ano só consegui tirar 2 borrachos deste casal e esse é o 2. Diga um numero, disse-lhe eu. Ele respondeu... desculpa mas não. Pretendo ficar com ele para a reprodução e não têm preço. Eu levantei-me e disse-lhe um numero ao ouvido,duas horas depois o pombo estava a caminho de Roterdão. Depois do que se passou penso que eu e Bert vamos fazer muitos negocios no futuro. Belos Pombos.

Esta visita foi na Quinta-Feira. Ele já me telefonou 2 vezes a saber do borracho. Se tinha chegado bem a Portugal e se estava bem, ele disse que eu tinha trazido uma peça unica, vamos ver. O tempo o dirá.

Viagem de 2 horas até Roterdão.

Sexta dia 2 de Maio. Toca o despertador as 6 da manhã. Nem queria acreditar. Toca a levantar.

Conduzir 60 km até a Marijke Vink. Comecamos a nossa conversa era 8 horas da manhã. Ela fez o favor de me receber a essa hora porque eu tinha o dia muito ocupado. Foi uma simpatia de pessoa. Belos Reprodutores. Poucos mas bons (12 casais). Gostei muito do irmão do Reza. Comprei para um amigo, um borracho que reunia os melhores sangues do pombal. Marijke foi muito simpatica. No futuro mais pombos dela vão vir para Portugal.

Nesse dia parti para o Sul da Holanda ( 260 Km ) para recolher 30 pombos que estavam encomendados. Depois fiz mais 160 km para ir buscar 52 borrachos que tinha comprado na Belgica.

Por razões de negocio não posso revelar as fotos da compra desses pombos uma vez que os mesmos não se destinavam a minha pessoa mas sim para amigos. Foram previamente encomendados pelas pessoas.

Depois fiz mais 180 km para ir levar os pombos ao camião.

Na foto com o Sr. Fernando o camionista que me ia transportar os 100 primeiros pombos comprados na Holanda e Belgica.

Graças a Deus, chegaram todos bem. Isso deveu-se aos cuidados prestados no camião.

Obrigado amigo Fernando.

Estes pombos foram despachados na Sexta-feira as 19h e chegaram a Portugal no Domingo de manhã por volta das 8 h.

Depois fui dormir a Roterdão. Nesse dia dormi que nem uma Pedra. Só tinha feito 560 km de carro e sempre a correr.

3 de Maio - Sábado de manhã.

 Partida de Roterdão as 7h da manhã. Destino Putte a Terra do Ludo Claessens.

Nessa manha fui visitar o Adri e a sua familia. Sabia que os pombos chegavam as 11h e como tal cheguei perto das 10h30.

Fui recebido com muita simpatia pelos filhos deste casal Jari e Nikki . Depois foi a vez dos pais Adri e Evelien que inicialmente se mostraram mais reservados mas com a conversa foram ganhando confiança e amizade. Adri é um columbofilo a 100 %. Já foi Campeão Nacional da Holanda de Meio-Fundo e ano seguinte ficou em 6º Nacional de Meio-Fundo. Descende de uma linhagem de columbofilos, seu pai, avo e tios foram columbofilos. É dos poucos que pode dizer que ganhou ao Ludo Claessens. Mostrou-me que na provincia dele ele e o Ludo são os melhores. Ele diz que é o numero 2. Ao qual eu respondi, numero 2? mas como é feito esse ranking se tu  já foste Campeão Nacional e ele ( Ludo )  nunca foi !!!! Ele disse que o Ludo é mesmo um fora de serie e consegue reconhecer se um pombo e crack ou não só de olhar. Para além de ser um grande jogador de Pombos...enfim passemos ao que interessa...

Ele foi buscar uma bata e eu fiquei sentado junto ao Pombal de reprodutores. Notava-se o nervosismo de quem esta a espera de pombos. Ao longe viam-se passar pombos e ele ficava cada vez mais impaciente. Estavamos a ver os reprodutores e ele explicava cada casal e a origem. Quando eu disse, gosto muito desta femea Pedrada malhada na cabeça e ele responde é a mãe da minha melhor viuva. Este ano essa femea já ganhou 1, 1, 2, 3, 5, 6,...estou a contar com ela hoje...disse ele.

Por volta das 11:30 uma bala entrou pelo pombal a dentro. Só lhe vimos o rabo....que velocidade. Pois é...era a 1218748-06 que tinha acabado de chegar de uma prova de 220 Km. 4 minutos depois chega o 2º e 3º pombos juntos. Depois foi sempre a cair pombos. Tinha enviado 38 pombos.

Ontem dia 5 de Maio, tinha um mail do Andri a dizer que a 748-06 tinha ganho nesse dia mais um 1º prémio e que ele tinha marcado 24 pombos. O 2º e 3º pombo fizeram 8º e 9 º.

Não é dificil perceber porque é que o Ad Scharlakens e outros tantos vão comprar pombos ao Adri....A resposta é só uma muita qualidade e resultados de top.

Obrigado Adri, Evelien , Jari e Nikki por me receberem na vossa casa. Foi muito agradavel. 10 pombos deles ficaram reservados.

 

Partida para Liege ( +- 150 km )

Antes de ir para o Hotel parei na Van de Velde para ver os seus pombos. Estive lá uma hora e meia a ver os reprodutores e a ler as origens da colonia. Ficou prometido um regresso em Setembro.

As fotos ficaram tremidas. Por isso prefiro não as publicar. Por respeito a eles. Era dos nervos...lol

Chegada ao Hotel e respectivo Quarto. Cai na cama. Estava esgotado de tantos dias a conduzir. Estava a dormir uma sesta quando toca o telemovel. Era o meu amigo Eddy Grootjans a convidar para ir ver os pombos dele. Não pode dizer que não. Tomei um duche rapido e ai vai ele ver mais pombos.

Estive a ver os casais todos do Eddy e os respectivos borrachos. Muita qualidade. Acabei por comprar mais 3 pombos dele. O que é bom nunca farta. Adquiri uma irmã legitima do Royco, um filho do Sergio x Filha Casal Diamante, um filho do Gussy AS.

Quando sai da casa do Eddy eram umas 18h. Como a 5km ficava o Pombal do Vercamen eis que lhes resolvi fazer uma visita de surpresa.

Uma familia comprovada de pombos. Gostei muito do que vi. Ainda bem que eles se esticaram no preço, que assim permitiu não gastar mais dinheiro.

Sabado a noite jantar com o Eddy num dos melhores restaurantes de Lier. Muito agradavel.

04 de Maio - Domingo de Manhã

 Fui visitar a colonia de Luc & Bart Geerinckx. Talvez uma das colonias mais competitivas dos ultimos anos na Provincia de Antuerpia. Tiveram o Pombo Olimpico de Meio Fundo nas Olimpiadas do Porto. Colonia baseada nos Soontjens, que também era de Wommelgem, vizinho deles.

Foi uma manhã a ver pombos Bons. Caros, mas muito Bons. Ficou reservado um filho do Panter.

Gostei muito de falar de pombos com eles. Sabem bem o que andam a fazer.

Partida para Herk-de-Stat

Almocar com o meu amigo Stefan Steenbergen

Mal cheguei recebi logo um comentario. Cada ano que cá vens trazes um carro melhor....lol....

Eu respondi....cada vez que cá venho isto também esta melhor....é para não ser diferente de ti...lol

Stefan têm uma colonia de pombos de sonho. Eu mais uma vez estive a ver todos 1 a 1. Este homem não brinca em serviço. Não é por acaso que cada filho do casal base é vendido por 2500 euros e a média dos casais principais é os 1000 euros pombo. Stefan é um dos melhores columbofilos belgas. Só para o Japão vão todos os anos 40 a 50 borrachos a 1000 euros a cabeça. China e Taiwan estão a importar em força deste meu amigo. Só pode significar uma coisa. Qualidade. O Dr. Henk de Weerd acha que o Stefan têm um dos melhores reprodutores do Mundo. Todos os anos lhe compra 10 a 20 borrachos. Acham que o filho de uma das maiores lendas do Mundo Columbofilo não sabe o que faz ? Eu tive sorte. Comprei uma femea que hoje já vale 2500 euros. Na altura comprei por 1000.

Depois não digam que eu não avisei que os pombos dele eram bons. Mas acima de todo estamos a falar de um grande columbofilo, amigos. Eu estive a manusear todos os borrachos do 1, 2 e 3 postura e devo dizer estão espetaculares. No proximo ano vão dar cartas. Ele fala com os pombos e os pombos simplesmente obedecem. As femeas então nunca vi igual. Mal ele entra no pombal voam para cima dele e comecam a brincar com ele. É um grande columbofilo amigos. E muito Humano.

Obrigado Stefan por uma tarde de Domingo muito bem passada.

Mais 30 km e eis que vou ver o meu amigo Frans Rondags. Para que falar de quem é Bom. Aquilo que vi já conhecia. Fui só reforçar mais o meu pombal com pombos dele.

Familia Rondags. Junto aos pombais de Reprodução. Os pombos do Ulrich Lemmens são baseados nos pombos do meu amigo Frans. Já conheço o Frans a alguns anos.

Frans mora junto a Maastrich. Tive de fazer 200 km para ir levar a 2ª leva de pombos ao Camião.

Depois de 200 km, estive a dar de comer aos borrachos que fui comprando desde Sabado. Ao todo são só mais 25 que se tudo correr bem chegam esta madrugada. ( Terça para Quarta certa das 4:00)

Estas fotos são de eu a tratar dos borrachos eram 20h30 no Domingo a Noite

Ai tantos..... onde é que eu tinha a cabeça.....

Vermelhos da Linhagem dos Moris Vermelhos que tantas alegrias têm dado a quem os têm.

Nas caixas seladas estão os pombos mais velhos. No Domingo não consegui comprar cestos tiveram de vir em caixas de papelão

Um dos Janssens comprados.

Eram 21h quando os meus meninos deixaram a Belgica. Foram com o Sr. Paulo Lucas que por sorte já foi columbofilo e prometeu tratar deles pelo caminho visto serem tão novitos.

Se tudo correr bem chegam esta madrugada.

05-Maio Segunda Feira

Acham que um tipo que se levantou todos os dias as 6 da manha na segunda feira queria ficar na cama?

Qual que? Vai-se ver pombos outra vez

Desta vez vai-se para Brecht terra do Campeão de Fundo Jos Joosen

 

A minha sorte foi que não tinha mais transportes nesse dia, senão tinham vindo mais uns quantos.

Gostei muito do que vi.

Tinha almoço marcado com os meu amigo Patrick Philippens

Visita a Natural

A despedir-me da minha menina 520 D. Deixou saudades. Um tipo adapta-se tão bem as coisas boas

São 17 h. Hora de ir para o Aeroporto.

Eu como bom columbofilo que sou estou analisar a asa deste passaro de ferro que me trazia para Portugal.

Chegada a Lisboa na Segunda Feira dia 05-05-2008 as 22h30.

Foram feitos 1795 km de Carro pela Belgica - Holanda - Belgica.

Quando peguei no carro ele tinha só 5 km. Tirei esta foto quando parei em Antuerpia já com + 70 km.

Foram visitados 18 columbofilos em 6 dias.

Para além de umas visitas de trabalho que tive de fazer na Quarta e na Sexta ao final do dia.

É preciso um tipo ser mesmo maluco por pombos para fazer estas aventuras em 6 dias.

Mas não me arrependo nem um segundo.

Adorei

 

Pedro Lopes