Notícias

Segredo - Parte 1 01-12-2010
O uso de plantas medicinais com fins curativos foi uma prática que se especializou ao longo do tempo e que resultou de uma aprendizagem contínua e empírica, que foi passando de geração para geração pela via oral. Muitas destas plantas desempenharam um papel muito importante no desenvolvimento da medicina. Hoje, apesar dos avanços da biotecnologia, 80% dos medicamentos ainda são extraídos de plantas.

  

  • Pu-erh: erroneamente considerado como uma subclasse de chá preto, pu-erh é um produto muito invulgar. O Pu-erh é um chá fermentado e envelhecido (pode ter mais de 50 anos), por vezes, descrito como duplamente fermentado, sendo a segunda "fermentação" resultado da ação de bactérias. O pu-erh tradicional é conservado em forma de "tijolo" ou outras formas (as folhas de chá depois de tratadas são prensadas em moldes). Este é o mais apreciado de todos os chás na China, sendo catalogado em função da qualidade das folhas e do ano de produção, tal como um bom vinho no ocidente, e é o chá normalmente utilizado para a cerimônia de chá chinesa (Kung Fu Cha). Para preparar a infusão usa-se água muito quente ou até mesmo a ferver (os tibetanos são conhecidos por deixá-los a ferver durante a noite). O Pu-erh é considerado como um chá medicinal na China. Foi enviado para Portugal em 2001 a quando do Campeonato de Mira e desde então tem sido mantido em segredo por diversos columbofilos de Top, que o usam com muito sucesso...

A este chá junta-se uma serie de raizes que são apanhadas numa vinha na zona de Souselas, as quais devem ser apanhadas e devidamente acondicionadas mal sejam retiradas do solo.

Mais detalhes sobre o nome em latim dessas raizes no proximo capitulo, assim como a sua preparação....