Notícias

Separar o Trigo do Joio 21-04-2011

Caros amigos,

Após ter recebido cerca de 16 chamadas de columbófilos amigos a pedir informações, durante o dia de hoje, venho por este meio prestar o seguinte esclarecimento:

Eu, Pedro  Lopes, nada tenho a ver com o leilão de pombos a decorrer no Loftpigeons cujo columbófilo se chama Marco Braspenning.

Devendo esses esclarecimentos ser dados por quem organiza, sendo toda a informação da responsabilidade dessas entidades. O facto de os pombos não terem textos a mim não me diz respeito. O único que tem, trata-se de um texto da minha autoria a quando da realização do leilão Braspenning, cujo novo organizador plagiou.

Apesar de ser filho de um columbófilo com o qual tenho uma relação de amizade e comercial Sr. Bert Braspenning e  aquando a realização do leilão  Braspenning ter incluído alguns borrachos do filho, a pedido do Sr. Braspenning, de forma a lançar o Marco no mercado português, apenas coloquei uma condição, inclui-se sim, mas tem de ser filhos do melhor do Marco, o que se veio a verificar na altura.

Respondo por todos os pombos do passado que foram da minha responsabilidade, mas não respondo pelos que se encontram agora online.

Obrigada a todos os que ligaram e a confiança depositada

Senti necessidade de prestar este esclarecimento, porque gosto de separar o trigo do joio.

O meu nome fica associado aquilo que eu quero e não aquilo que os outros querem ou que lhes convêm.....

Tal como Pilatos, lavo daqui as minhas mãos….ou não estivéssemos na Pascoa.

Lolium temulentum, tipicamente conhecida como joio (ou cizânia), é uma planta anual pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta.

Usualmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e se considera uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande, que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como "falso trigo".

Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular.

A planta, e a necessidade de separá-la do trigo é referenciada na Bíblia, no Evangelho segundo Mateus, na parábola que diz sobre as pessoas boas e as más, a mistura dos crentes entre os descrentes, mas ao final do tempo tudo será manifesto:

O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.

Como as parabolas são verdadeiras, passados 2000 anos....