Notícias

Introdução ao leilão Pombos em Minde 2 de Setembro ( Domingo) 27-08-2012

 

Minde é uma freguesia portuguesa do concelho de Alcanena, com 21,20 km² de área e 3 293 habitantes (2011). Densidade: 155,3 hab/km². Da freguesia de Minde fazem parte as aldeias do Covão do Coelho e do Vale Alto, situando-se perto das famosas localidades de Fátima, Batalha e Alcobaça.

Desde o início do século XX os habitantes desta vila tiveram como principais fontes de riqueza a agricultura e a indústria têxtil. Esta segunda foi caracterizada,principalmente na 1ª metade do século, pela fabricação de mantas, famosas Açorianas, e respectiva venda em grande parte do país por feirantes Mindericos.

Na segunda metade do século a indústria têxtil minderica desenvolveu-se ao nível tecnológico na fabricação de malhas e fiação,o que lhe permitiu crescer tanto a nível populacional como da sua própria riqueza.

Actualmente a indústria têxtil em Minde perdeu alguma dimensão, mantendo-se no entanto ainda uma grande dependência da vila nessa actividade. Minde tem tornado-se uma referência regional na área da cultura, com o desenvolvimento de inúmeros projectos na área cultural dinamizados por várias instituições de Minde.

A Vila de Minde possui uma língua própria, recentemente reconhecida internacionalmente como língua individual, autónoma e viva pelo SIL International - o Minderico. Esta língua foi desenvolvida pelos feirantes mindericos que, em tempos viajavam por todo o país, com o propósito principal de se entenderem de forma privada, impedindo outros indivíduos de perceber o que estes falavam e combinavam.

Em boa parte graças à sua bela paisagem, Minde é um lugar de excelência para a prática de diversos desportos de aventura.

BTT: Pratica-se durante todo o ano. Pelos montes e vales no entorno de Minde existem trilhos e caminhos para todos os gostos e graus de dificuldade. Há bastantes adeptos da modalidade, encontrando-se sempre companhia para pedalar, sobretudo durante o fim-de-semana.

Parapente: Pratica-se sobretudo no inverno, devido aos ventos vindos de leste e nordeste que predominam nessa época. A encosta de Minde é voltada para nordeste.