Notícias

Como se vai entender isto ? 21-06-2009

 

Num Fim de Semana atípico surgem 2 tipos de provas:

- Umas com médias  de 2047,155 mm

-Outras com médias muito baixas e grandes perdas de pombos

 

Sem dúvida que o calor teve muita influencia, mas soltas em locais próximos, criam uma disparidade tão grande de médias? Em diferentes distritos entenda-se

Gostava de ter acesso a alguns relatórios de soltas, porque eu acho que a grande diferença não esta nos Km mas sim no tratamento que levaram os pombos a quando do seu transporte para o local.

Graças a Deus aqui em Santarém os nossos pombos fizeram uma média bastante alta ( 120 km hora). O problema foi que deixou muita gente agarrada ou porque estavam a dormir ou porque não tinham ligado a máquina, etc. Ou seja o calor aqui não foi grande problema, mas fez mazelas, estava na colectividade o campeão a contar que um pombo que chegou a 13h ( 1ºs chegaram as 9h) entrou bebeu água e morreu a 1 canto do pombal.

Agora eu via bastantes pombos pousarem aqui na piscina a beber água (água pura e sem cloro) e seguirem viagem. Só 3 borrachos que estavam esgotados e que não se foram embora. Apanhei-os e estão a recuperar bebendo electrólitos , amanha pela fresca serão soltos depois de alimentados e abeberados novamente.

Penso que hoje pela fresca e amanha bem cedo vão chegar muitos pombos aos seu destino. Lanço aqui o apelo aos columbófilos ( já que os pombeiros esses não lêem estas coisas) para soltarem todos os pombos que entrarem nas suas casas, porque muitos deles só entraram devido a sede e amanha seguem o seu caminho de regresso a casa.

Espero que o Alcoy para o Porto tenha sido um sucesso e que não se registem grandes percas.