Reportagens

Os Tonecas e Espilro - Antonio Ramos Monteiro 01-05-2009
Raças Portuguesas - Capitulo V - Os Tonecas e Espilro de António Ramos Monteiro

Caro Pedro

A origem dos Tonecas é a seguinte:

Em 1975 o sr. Arnaldo Santos de Mosteirô-Santa Maria da Feira ofereceu ao sr.Tonecas( António Ramos Monteiro) um macho branco com o número 420264/72 que era irmão de ninho do seu melhor voador o famoso branco 420263/72. Ao mesmo tempo ofereceu-lhe 2 borrachos que eram irmãos de pai do 420263 e do 420264. O sr. Tonecas foi ao seu grande amigo Lendro Barros de Mafamude (Gaia) e e troxe de lá uma fêmea preta que cruzou com o 420264 e deste cruzamento mais outros cruzamentos feitos com os dois borrachos (vieram a ser 2 fêmeas) é que surgiu a célebre raça dos "Pigarços Tonecas".Caso tenha interesse, visto ser um estudioso das origens dos pombos, posso ceder-lhe cópia duma entrevista concedida pelo Tonecas a uma revista da especialidade em que ele fala do casal base dos Tonecas.O branco 420264/72 era neto de um casal adquirido pelo sr. Arnaldo Santos ao sr.Cândido de Lavadores (Gaia) e de uma Pigarça so sr. António Santos Cavaco(Pai) e de um macho pedrês da linha Van der Est do sr. José Sardinha da amadora.

Cumprimentos

Arnaldo Santos

Caro Amigo


Sem vaidades, poderei afirmar que ouvi da boca do Tonecas a primeira expressão "Espilro".
Nos famosos leilões que se realizavam na fábrica ALBA em Albergaria, o Tonecas pediu-me para comprar o borracho do snr.Bento de Almeida, enquanto ele bebia umas taças de champanhe junto dos amigos habituais.
Como o preço do borracho já se aproximava dos 20 contos (naquele tempo... era muito dinheiro!...) foi avisa-lo desse facto e nessa altura o leiloeiro entregou o borracho.
Ao verificar o desalento do Tonecas, o snr. Bento de Almeida disse-lhe que breve lhe enviaria um borracho para o lugar daquele que não conseguiu comprar.
Assim foi. Algum tempo depois ao passar por casa do Tonecas ele levou-me à garagem para ver o borracho que o snr.Bento de Almeida lhe tinha mandado. Quando chegamos junto do borracho o Tonecas disparou: isto é algum pombo, parece um "espilro". Isto por que o borracho era de porte bastante pequeno e assim nasceu a raça dos "Espilros".

Um abraço

Ferreira da Silva - S.João da Madeira