Reportagens

OS SELS 17-05-2009

Origem dos Sels

Devemos ao Sr. Manuel Couceiro Braga a introdução dos  “Sels “na columbofilia Portuguesa. Este senhor foi um dos maiores e mais bem sucedidos importadores de pombos Belgas para Portugal.

Naquele tempo, o Sr. Braga, mais conhecido como “ Braga das Galveias”,  um autentico pioneiro, o primeiro importador dos celebres “ Desires Sels “ ( era assim que se apelidavam naquele tempo os “ Sels “) originários de um columbófilo com o mesmo nome, incontestado Campeão Belga durante muitos anos e cujo pombal se situava em Tournay.

Do pombal de Desires Sels vieram para Portugal 4 casais. Quem os albergou foi o conhecido e respeitado José Maria da Silva, que era empregado do Sr. Braga. E, na realidade, foi o pombal da Rua Palmira, que lançou em Portugal os “ Sels” na alta competição.

Estes “ Sels” foram extraordinários raceadores. Estiveram na origem de algumas das melhores colónias Portuguesas.

Os 1ºs que vieram para o nosso país obedeciam a dois tipos distintos:

- De cabeça alongada, com maior porte ( do tipo dos velhos “ Weges”) eram azuis e pedrados

-Outros mais pequenos, nervosos e ariscos, com cabeça de fêmea, eram de uma vitalidade e dureza incrível, eram secos e longilineos, eram pedrados azuis e muitos deles com penas brancas.

Outros pombos desta notável estirpe vieram mais tarde enriquecer os pombais portugueses, importados por Carlos Cabanelas e José Mateus Germano ( José Licas).

Os celebres “ 115”, “ Rabudo”, “ Tempestade “ todos Sels foram grandes vedetas nos anos 30 nos clubes Lisboetas.

A historia dos 115

Os 115 penso que foi um casal de pombos azuis que o Sr. Jose Mendes De Caselas comprou a um senhor " Licas" que era ourives na praça da figueira. A sua origem era Sells. O macho ou a fêmea a terminação da anilha era em 115 dai os 115. Os primeiros pombos eram de 66. O António Galrao fez uma oferta pelo casal de 7500 escudos numa altura em que os ordenados eram de 800 escudos mês. Eram pombos azuis secos, muito rijos, alguns rasgados por baixo, surgiam as vezes com penas brancas. Foram cruzados com os Armindos e deram origem aos Armindos 115 e aos Bexigas do Galrao.