Reportagens

Bert Braspenning - Rei da Velocidade - Parte II 27-11-2010

BERT BRASPENNING - REI DA VELOCIDADE

Escrevi esta entrevista em Maio de 2008. Hoje passados 2 anos volto a publicar a entrevista porque o meu amigo Bert Braspenning sagrou-se Campeão em 2010 entre 1800 colonias e porque várias pessoas me pediram visto que esta a decorrer um leilão com pombos Braspenning em Portugal.

Acrescentei também algumas fotos dos reprodutores novos e do passado.

 

 

Durante a minha visita à Holanda tive oportunidade de visitar a famosa colónia de Bert Braspenning.

Confesso que não estava nos meus planos esta visita, isto porque em Portugal se diz que ele já esta acabado, que vendeu tudo o que era bom, já não tem bons pombos etc. ou seja uma carrada de disparates…e que eu durante muito tempo dei ouvidos. Mas nessa tarde, acabei mais cedo os meus afazeres profissionais e resolvi lá ir…e em boa hora o fiz…mas que agradável surpresa.

Como não tinha marcado nada, bati a porta e seja o que Deus quiser pensei eu….eram 19h e veio um Sr. de  idade ( 71 anos ) abrir a porta. Boa tarde o meu nome é Pedro, sou português, columbófilo e como estava aqui na zona resolvi fazer-lhe uma visita…espero que seja possível…desculpe não ter avisado. Não têm problema respondeu o Sr. Bert…entre…entre…Foi muito simpático e extremamente educado e simples.

Quer beber algo? Café? Cola?....pode ser uma Cola disse eu…

Então o que o trás por cá ? Perguntou o Bert

Olhe vou ser muito sincero consigo, nunca tive nenhum pombo Braspenning e como tenho uma serie de amigos que têm pombos seus via Louella resolvi cá passar a ver se tinha algo que me possa interessar. Eu gosto de comprar na fonte….ele riu-se…

Mas que pombos é que os seus amigos têm, perguntou ele ?

Em casa do Sr. Guedes vi peças maravilhosas da linha do Felle, Van Moorsel…na casa do meu amigo João Conceição ( Campeão 4 anos seguidos em Salvaterra) o pombo do casal base é um Braspenning…na casa do meu amigo João Paulo Lopes é um Braspenning o seu melhor reprodutor….ou seja esses pombos resultam em Portugal e em zonas distintas logo interessa-me essa linha….muito bem disse ele.

 

Mas antes de ver-mos os pombos fale-me um pouco de si ? Disse eu.

 

Sou columbófilo a 62 anos e para além dos pombos estive ligado ao ciclismo como profissional durante muitos anos. Desempenhei cargos de director e corri em bicicletas durante 9 anos como profissional. Fui comercial de uma firma durante 38 anos. Agora estou reformado.

Fui Juiz classificador durante 30 anos e escrevi artigos sobre pombos para todos os jornais da Europa e alguns dos Estados Unidos.

 

Porque o titulo de Rei da Velocidade?

 

Esse nome foi me dado pelos meus amigos após ter ganho o Campeonato de Velocidade pela 32 ª vez…. Sou um especialista nesta categoria.

 

Nos últimos 15 anos, o Bert já ganhou mais de 180 x 1º Lugares e teve vários pombos Campeões.

 

Qual a origem dos seus pombos ?

 

São pombos Janssen. Foi amor a primeira vista. Vi os primeiros pombos Janssen em casa da família Van Boxtel ( eram vizinhos) pouco depois de acabar a II Guerra Mundial, nesse dia disse para mim “ Estes são os pombos que eu vou ter “. Alguns anos mais tarde ( 1952) comprei os meus primeiros Janssen Originais.

Inicialmente cruzei os Janssen com outros pombos, mas a partir dos anos 70 reforcei a colónia com mais Janssen Originais e tenho mantido essas linhagens : Merchx – Young Merchx – Geeloger –Schouwman – 019 – Ijskop. O grande sucesso veio de dois filhos do Young Merckx.

Aplico uma selecção muito rigorosa e com vários anos de criação criei aquilo a que se chama na Europa o pombo Braspenning.

 

Mas não introduziu nada a essa linha consanguínea?

 

Nos princípios dos anos 90 senti necessidade de introduzir 2 fêmeas (linhagem Janssen) mas de grande qualidade.

Comprei a melhor fêmea da Holanda do ano de 1990, a qual chamei de Leontien. E comprei a “Van Moorsel”. A Van Moorsel ganhou na sua carreira mais de 20 x 1º foi a segunda melhor fêmea da Holanda em 1989-1990-1991 e em 1992 foi a melhor fêmea de Velocidade da Holanda batendo todos os viúvos.

O meu “ De Felle “ foi em 1990 o 3º melhor pombo da Holanda.

Cruzado com a Leontien e em especial com a Van Moorsel formou um casal de excepcional qualidade. Vários filhos a ganhar 1º prémios e muito bons reprodutores.

Devido aos resultados da Van Moorsel comprei mais 4 irmãos / irmãs legitimas dela para cruzar com a minha velha linha.

 

Porque é que vendeu os seus melhores pombos a Louella ?

 

Nos finais de 1993 recebi a visita do Louis Massarela da Louella e recebi uma proposta irrecusável para lhe vender os meus pombos.

 

Como conseguiu manter a colónia actual?

 

Vou te explicar o meu pensamento:

 

- Quando vendi o “ De Felle “ ele já tinha 5 anos. Durante esses 5 anos eu tirei vários     

    filhos dele. Em especial com a Leontien e com a Van Moorsel

- Korte Sprinter tinha 7 anos. Vários filhos na reprodução

- Kleine Lichte tinha 6 anos. Vários Filhos na reprodução

- Gold Bond tinha 5 anos. Vários Filhos na reprodução

- Van Moorsel tinha 5 anos e reproduziu na minha casa durante 2 anos.

- Gold Finger tinha 5 anos e reproduziu na minha casa durante 3 anos.

- A Cora e o Compas eram filhos do “De Felle “ com a Leotien tinha irmãos a voar e na reprodução

- Autowinar tinha 1 ano quando o vendi. Era filho Korte Sprinter, tinha irmãos a voar e a reproduzir

- T´Schalieke tinha 9 anos quando a vendi. Mãe de varias reprodutores.

 

Ou seja o Louis Massarela realmente levou o melhor que eu tinha, mas fiquei com a base. Em especial com uma equipa de pombos reprodutores jovens como eu gosto.

 

Durante estes últimos 10 anos já vendi para a Louella mais 300 pombos filhos de reprodutores que tinha e de outros que mantenho. Será que eles continuavam a comprar se os pombos não fossem realmente bons?

 

 

Quantos pombos têm actualmente ?

 

Nunca fui de ter muitos pombos. Actualmente tenho 52 voadores e 18 casais de reprodutores.

Todos os anos os melhores pombos passam para a reprodução. Mas atenção, só aqueles que são realmente bons tem lugar no meu pombal de reprodução. Sou muito duro na minha selecção e todas as pombas com mais de 7 anos são dispensadas. Só assim se consegue manter uma colónia de reprodutores de grande qualidade. Na minha opinião a fêmea deve ser jovem para que os genes sejam fortes.

Puros Braspenning só na casa de Bert Braspenning esse é o meu lema a mais de 50 anos.

 

Como vê o futuro ?

 

Já tenho alguma idade e como tal os reflexos já não são os mesmos. Mas espero ter muitas vitórias no futuro. Cresci com os pombos e eles fazem parte da minha família. Criei a raça Bert Braspenning e como tal sou reconhecido pela EU como criador de pombos. Tenho um diploma a confirmar a existência da raça Braspenning

 

 

 

A minha opinião

 

Depois de me passarem 36 pombos reprodutores pela mão, constatei que esta colónia esta bem longe de estar acabada. Só lhes digo uma coisa….que pombos!!!! estes Braspenning. É uma família de pombos muito homogénea na qual a cor predominante é o pedrado clarinho e o azul. Na sua grande maioria de olho pérola. Pombos extremamente bem feitos e que caem muito bem na mão.

Uma coisa é certa….sempre que for a Holanda ver pombos, a casa do Bert Braspenning vai estar na minha lista de visitas a realizar….

 

Actualização

 

 

 

Novos reforços

De tempos a tempos introduz-se novos pombos numa linhagem base de forma a dar-lhe características que se julgam necessárias. A escolha do Sr. Braspenning recaiu sobre 4 columbófilos:

- Cor & Har Leijtens (2003) - 4 pombos

-Wout Spierings (2005) - 1 pombo

- Kees Bosua (2006) - 1 pombo

- William de Bruijn (2008) - 8 pombos

 Sendo a sua linhagem bastante consanguínea juntou estes Pombos e deu Bingo.

Os excelentes resultados em 2010 espelham bem a importância destas novas linhagens na constituição dos Braspenning da nova geração.

A combinação que mais se evidenciou foi a linhagem do Laguna x Twingo quando cruzada com os Heremans-Ceusters via William de Bruijn. O resultado foi extraordinário.

Big Leo, Idol, são as novas vedetas em 2010 e resultam desse cruzamento Braspenning x William de Bruijn.

Os Leitjens também deixaram a sua marca e já estão a ganhar o seu lugar na reprodução. Sim porque só ganham o lugar na reprodução depois de bem testados a voar.

Wout Spierings e Kees Bosua , já começam a evidenciar-se devido a grande qualidade genética e reprodutiva destas duas linhas.

O Cheese Burger é um filho do Mario do Kees Bosua. Mario é filho do Casal Bosua: Porky x Miss Marbella. Este casal de sonho catapultou o Kees Bosua para a fama Mundial e que terminou com a sua venda total que atingiu valores record. Só para terem uma ideia da força desta linhagem:

- 1ª Pomba Olímpica Meio Fundo 2005, neta do Porky x Miss Marbella, filha de uma filha deste casal.

-2º Pombo Olímpico Meio Fundo 2005, neta do Porky x Miss Marbella, filha de um filho deste casal

-3º Pombo Olímpico Meio Fundo 2005, neta do Porky x Miss Marbella, filha de uma filha deste casal

O melhor pombo da Holanda de Meio Fundo em 2004 o “Torero” de Nico Noordenne (Campeão Nacional em 2010) é filho de uma filha do casal Porky x Miss Marbella.

Bert Braspenning sabe bem aquilo que pretende. Os seus investimentos são baseados em anos de experiencia e todas as peças introduzidas tem de respeitar os padrões de qualidade do pombal. Depois de devidamente testadas ou passam a reprodução ou são eliminadas.

A Columbofilia é uma selecção permanente e deve ser bastante severa de forma a só os melhores fiquem ou ganhem o seu lugar na reprodução.

No pombal Braspenning as fêmeas só criam até aos 6 anos, depois disso ou são eliminadas ou dispensadas a preços mais baixos.

Bert Braspenning acredita que só com reprodutores novos se consegue manter uma vitalidade e nível de resultados ao mais alto nível.

 

Resultados:

 

Ano dos 4 Mosqueteiros com apenas 1 ano de idade ganharam:

 

The Crown Jewel "09-41" won 1st-4876, 1e- 4467, 5th-1624, and 6e- 3642 pigeons. ( Filho Casal Diamante)


Big Leo "09-51" won 1st-1624, 1e 2105, 2nd 2618, 5e1026, 7e-3474, 9th-2753 p ( Cruzamento William de Bruijn x Braspenning)


Fortezza "09-71" won 1st 2618, 2nd 2105, 2nd-3642, 8th-1256, 15th 3474, 17th 2756 (

 
Carrera "09-87" won 2nd-3.653, 2nd 1.624, 3rd 2.105, 4th 1.139, 5th-1341, 9th-2871 ( Filho do Sulivan)

 

 2010

10/4 Meer (110 km) 47 mee/28 prijzen
Rayon 3.653 duiven: 2-13-15-16-17-19-30-32-39-49
Vereniging 865 duiven: 2-4-5-6-7-8-10-11-14-17-24-26-27
Eerste duif
  NL09-1033387 “Carrera”

17/4 Meer (110 km) 48 mee/35 prijzen
Rayon 3.642 duiven: 1-2-4-6-9-29-36
Vereniging 840 duiven: 1-2-3-4-6-19-22-37-38-41
Eerste duif NL07-1647655 “Twinkling Star”

24/4 Strombeek (180 km) 48 mee/39 prijzen
Rayon 3.621 duiven: 27-30-32-44-45-46-80
Vereniging 833 duiven: 9-11-12-17-18-19-27-37-38-39
Eerste duif NL09-1033351 “Big Leo”

1/5 Nijvel (215 km) 48 mee/26 prijzen
Rayon 4.024 duiven: 1-6-7-15-19-23-43-48-50
Vereniging 763 duiven: 1-2-3-6-8-9-15-16-17-24-30
Eerste duif NL09-1033318 “Idol”

8/5 Laon (335 km) 46 mee/14 prijzen. Rampzalige vlucht!
Rayon 3.273 duiven: 83
e
Vereniging 712 duiven: 18e
Eerste duif NL08-1371988 “Matchless”

15/5 Chimay (275 km) 39 mee/26 prijzen
Rayon 2.618 duiven: 1-2-9-53-58
Vereniging 689 duiven: 1-2-5-13-16-19-24-31
Eerste duif NL09-1033371 “Fortezza”

22/5 Morlincourt (350 km) 39 mee/23 prijzen
Rayon 2.754 duiven: 3-4-8-29-50-60-61-64
Vereniging 630 duiven: 1-2-3-7-12-14-15-18
Eerste duif NL09-1033318 “Idol”

29/5 Strombeek (180 km) 27 mee/17 prijzen
Rayon 1.614 duiven: 30-32-80-84
Vereniging 346 duiven: 3-4-18-21-23-24-25-26-30
Eerste duif NL09-1033341 “Crown Juwel”

29/5 Orleans (550 km)  12mee/9 prijzen
Rayon 1.657 duiven: 11-24-35-74
 
Vereniging 392 duiven: 1-4-7-17-33-52-56-64-74
Eerste duif NL09-1033318 “Idol”

5/6 Breuil le Vert (385 km) 28 mee/13 prijzen
Rayon 1.959 duiven: 3-9-12-32-35-41-43-45-66
Vereniging 482 duiven: 2-4-5-14-15-17-18-19-22
Eerste duif NL07-1647631 “Statue”

12/6 Nijvel (215 km) 27 mee/16 prijzen
Rayon 1.341 duiven: 5-13-46-83-86
 
Vereniging 341 duiven: 1-2-9-22-23-25-29
Eerste duif NL09-1033387 “Carrera”

20/6 Nijvel (215 km) 23 mee/9 prijzen
Rayon 1.282 duiven: 16-34-41-70
Vereniging 292 duiven: 6-16-19-29-47
Eerste duif
  NL08-1371974 “Gazelle”

3/7 Peronne (315 km) 24 mee/12prijzen
Rayon 1.139 duiven: 4-18-38-60-81-
Vereniging 248 duiven: 2-6-12-17-22-26-29
Eerste duif NL09-1033387 “Carrera”

17/7 Nanteuil  (400 km) 16mee/11 prijzen
Rayon 1.026 duiven: 4-5-39-45-96-98
Vereniging 275 duiven: 2-3-15-17-31-32-45-51-53
Eerste duif NL09-1033322 “Bianci”

24/7 Blois (600 km) 20 mee/10 prijzen
11
e
Nationaal Afd.6 tegen 5.368 duiven
Rayon 750 duiven: 1-17-19-42-63-77-90
Vereniging 150 duiven: 1-9-10-17-23-30-33
Eerste duif NL09-1033317 “Mannequin”,
tevens eerste duif Tours (640 km)
  21e tegen 961 duiven
en eerste duif Bourges (625 km) 35
e tegen 1.286 duiven

 

 

SUPER RESULTS 2009
blis (300 miles) 4th Provincial against 14.284 birds - 11 birds in the race 10 prizes
Orleans (350 miles) 7th Provincial against 13.729 birds -12 birds in the race 8 prizes
National Blois (400 miles) 8th Provincial against 9.312 birds -8 birds in the race 6 prizes
1,2,3 Duffel (100 miles)youngsters against  3081 birds  and 5,6,7 against 20.238 birds !!
Strombeek (120 miles) 3-9-10-11 against  2871 young  birds.
NIvelles (133 miles) 1,8,11,12 against  2688 young birds
Chimay (171 miles) 2,3,8,9,10,12 against  2753 young birds
Chimay (171 miles) 2,7,8,22,23 against  1256 young birds
Meer (70 miles) 6,7,8,11,12,13 against 3303 birds
Duffel (100 miles) 1,4, against 2756 birds (1,2,3,4,5,6,8 in club against 597 birds)

Strombeek (120 miles) 1,2,10 against approx 2644 birds
Nijvel (133 miles) 1,2,4,11,12,25 against 2036 birds
 
A nivel de colectividade:
 
2010
 
Chimay (275 Km) 1-2-3-6-8-12-14-21-22-23-26-27-34-35-36-37-38
Nivelles (215 km) 1-2-3-4-5-7-8-9-28-30-32-33-34
Duffel (155 km) 1-3-4-13-14-18-36-40-41
Meer (110 km) 2-4-5-6-7-8-10-11-14-17-24-26-27
Meer (110 Km) 1-2-3-4-6-19-22-37-38-41
Nivelles (215 Km) 1-2-3-6-8-9-15-16-17-24-30-37
Chimay ( 275 km) 1-2-5-13-16-19-24-31
Morlincourt (350 km) 1-2-3-7-12-14-15-18-32-36
 
2009
 
Chimay (275 Km) 2-3-4-8-11-14-15-18-20-21-23-24-34-35-38-40-41-43-44-49
Nivelles (215 km) 1-2-4-5-6-7-12-13-14-16-19-21-22-23-24-26-27-30-32-34-35-36
Strombeek (180 Km) 1-2-3-5-8-9-11-13-16-19-22-27-29-30-31
Duffel (155 km) 1-2-3-4-5-6-8-11-13-16-18-19-22-23-25
Nivelles (215 Km) 1-5-8-9-11-12-13-14
Chimay ( 275 km) 2-3-8-9-10-11-14-19-26-27-28-29

 

2008

 

Meer (110 km) : 1-2-4-5-6-22-28-29-30-40 / 25 birds in the race also 1th Federation 3.582 p.

Nivelles (215 km) : 1-6-7-8-9-10-13-15-27-31-33-42-43-44-49 / 21 birds

Nivelles (215 km) : 1-3-10-20-21-22-23-28-29-30-31-32-33 / 18 birds

Peronne (313 km) : 2-3-5-7-8-9-12-13-15-17 / 15 birds

Morlincourt 350 km) : 3-4-6-7-8-11-14-21-22 / 12 birds

Peronne (313 km) : 1-4-8-9-11-19-24-25-32-33-34-35-36-37 / 18 birds, also 1th Fed. 2.349p.

Nanteuil (400 km): 1-3-4-6-12-13-14-16-20-21-24 / 15 birds

 

2007.

 

Nivelles (215 km) 1-4-6-10-14-15-20-21-30-37-38-40-44-45 / 19 birds in the race

Strombeek (180 km): 3-5-9-10-11-12-15-20-21-22-24-26-27-28-29 / 20 birds

Duffel (155 km): 1-8-9-10-19-20-28-32-33-35-36-38-39-40 / 24 birds

Chantilly (400 km): 4-6-7-9-11-13-15-16-19 / 13 birds

Peronne (313 km): 1-5-10-12-15-16-21-22-23 / 18 birds

 

2006.

 

Harchies (240 km): 1-2-3-4-6-7-10-11-12-13-14-15-16-17-18-19-21-22-23-25-26 / 40 birds

Strombeek (180 km): 1-2-3-4-7-9-11-12-15-16-18-19-20-21-22-24-25-26 / 40 birds

Peronne (313 km): 2-3-4-10-11-12-17 / 15 birds

Strombeek ( 180 km): 1-2-4-6-7-8-9-10-11-16-18-19-21-22-24-25-30-31-32-34 / 42 birds

Duffel (155 km): 4-5-6-9-12-16-17-20-21-24-26-29-34-35-36-37-40-42-46-49 / 32 birds

 

2005.

 

Houdeng (225 km): 1-2-3-4-5-6-7-8-10-11-12-13-14-15-17-18-19-20-22-23 / 48 birds

Heverlee (180 km): 1-2-3-4-5-6-7-9-12-13-14-24-25-26-28-29-30-31-32 / 40 birds

Duffel (155 km): 1-2-3-4-5-6-7-8-14-17-18-19-20-26-34-35-36-38 / 33 birds

Peronne (313 km): 1-3-7-8-13-14-18-19-21-24 / 30 birds

Strombeek (180 km): 2-3-6-8-9-10-11-12-14-15-16-19-20-21-29-34-35-37 / 42 birds

 

2004.

 

Kapellen (135 km): 1-2-3-4-5-6-8-12-13-14-17-18-20-26-28 / 50 birds in the race

Meer (110 km): 2-3-5-6-7-8-9-10-11-13-18-19-20-21-23-24-29-31-32-33 / 50 birds

Chantilly (400 km): 1-4-5-6-8-9-15-16-18-19-20-21-22-23-24-25-26 /  26 birds

Morlincourt (350 km): 4-5-6-8-9-11-15-19-20-21-23-24-25-26 / 27 birds

Peronne (315 km): 1-2-3-5-6-11-13-15-16 / 17 birds

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mãe do Brasso

Apollo é um dos reprodutores base William de Bruijn, 4º melhor pombo de Meio fundo da Holanda ganhou: 1º entre 2883 p, 4º entre 4492 p, 4º entre 4274 p, 7º entre 6409 p, 12 entre 6156 p. Um filho do Apollo em 2009 foi o pombo As da colectividade.

Apollo Pai da Hoevenaars - 4º melhor pombo da Holanda MFundo Nacional

Apollo é um dos reprodutores base William de Bruijn, 4º melhor pombo de Meio fundo da Holanda ganhou: 1º entre 2883 p, 4º entre 4492 p, 4º entre 4274 p, 7º entre 6409 p, 12 entre 6156 p. Um filho do Apollo em 2009 foi o pombo As da colectividade.

 

Mãe da Hoevenaars e mãe da Olimpica Anita do Van Lint

 

 

 

 

 

Alguns Heremans-Ceusters via William de Bruijn que cruzam bem em casa dos Braspenning