NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial. Parte 1 de 4 23/04/2014

 

Tournier de Lommel ~ A História de uma corrida mundial por Jan Hermans ... Parte 1 de 4

 

22 de dezembro de 2013

 

 

Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial.                                                                                              

Lommel, na Bélgica.

Em 10 de novembro de 1901 o quarto de seis filhos, nasceu na família respeitável de Joseph Tournier. Foi-lhe dado o nome de Jacques.

Jacques era o filho de um comerciante distinto e, a princípio não havia nenhuma indicação de que ele se tornaria um dos mais famosos criadores de pombos de sempre.

Quando Jacques tinha 10 anos seu pai decidiu que seu estudo era mais importante do que colocar em atraso com coisas mais extravagantes. Ele ainda jogou futebol aos domingos e era bastante bom no que faz. Mas o bug pombo ficou com ele e alguns anos mais tarde, em 1914, vizinho Janssen tinha alguns casais "de sobra", e Jacques assumiu o desporto columbófilo de novo, e desta vez com mais sucesso!

O jovem Jacques brilhante percebeu cedo que no desporto columbófilo você tinha que semear primeiro para colher depois. Ele salvou o seu dinheiro de bolso para uma viagem de comboio, de calças curtas, a Antuérpia. Em casa, ele disse à sua família que ele estava indo para o Jardim Zoológico, mas na verdade ele estava indo inteiramente para outro lugar. Sua primeira visita ao Coffeehouse em Antuérpia acabou por ser uma aventura, e ele não veio de mãos vazias. Por 50 francos belgas do jovem Tournier tornou-se o proprietário de uma jovem galinha latebred.

A Primeira Guerra Mundial foi a segunda vez Jacques teve de adiar o desporto columbófilo e seus estudos foram novamente prioridade. Depois que a guerra havia terminado e ele tinha terminado a escola, Jacques passou a trabalhar na empresa de seu pai. Em seguida, ele pegou seus dois passatempos novamente: futebol e especialmente o desporto columbófilo.

Os pombos de guerra pré

Através de relações comerciais Jacques entrou em contacto com o campeão Waalse Gurnay de Verviers, na Bélgica. Gurnay foi o sucessor de Alexandre Hansenne, o "Waalse Wegge 'cujas vitórias surpreendeu o mundo inteiro. A raça Hansenne foi parcialmente baseado nos pombos Vekemans (origem Ulens). Vekemans - o diretor do Jardim Zoológico de Antuérpia - também fornecido um outro mais sofisticado, o Karel lendário Wegge o moleiro do Lierse Hoogveld.

Os pombos HANSENNE eram predominantemente escuro, com penas de veludo, corpos fortes e olhos como raramente visto em outro lugar. Os campeões de Fabry escuros por meio do 'bronze', voltou à origem Hansenne, assim como os pombos de van Wanroy.

Para as "raízes" do estoque Tournier temos que voltar aos vinte e poucos anos. Para o campeão Waalse Renier Gurnay de Verviers, sucessor do famoso Alexandre Hansenne. O preto no estoque Tournier pode, por meio do Colpar-line lendário, ser amplamente rastreada até esta raça Hansenne, onde também a de Fabry e van Wanroy de encontrar, em parte, sua origem. Nas fotos acima inferior direita Sr. e Sra. Gurnay, ao lado de alguns exemplos típicos do escuro Gurnay de, superior esquerda do loft agradável (onde agora ex-Perpignan-vencedor Mornard mantém seus pombos) e no centro da grande casa de campo, ganhou de pombo corrida ...

 

Não só Tournier obter seus pombos do grande mestre excelente Gurnay, mas quando ele teve que ir para o exército foi devido a Gurnay que Tournier estava estacionado com as tropas de origem », a seção a qual os pombos exército pertencia. Após a sua formação, ele foi transferido para a base de pombo em Wilrijk e mais tarde para os novos lofts militares em Vilvoorde. Os últimos quatro meses do seu serviço, ele foi até mesmo colocar no comando de três «veículos» com pombos na Alemanha. Depois da guerra, o serviço militar provou ter dado a ele, além de muita experiência, as amizades que veio em muito útil.

Jacques entrou em contacto com o pai de Albert Heyvaert, que foi secretário Regional em Opwijk e o melhor columbófilo em todo o distrito. A partir dele, ele adquiriu pombos da famosa D'Hooghe de Grembergen e de De Ridder de Dendermonde. D'Hooghe tinha feito história ao mesmo tempo que entra quatro pombos em uma corrida nacional de Bordeaux e vencendo os quatro primeiros prémios com uma vantagem de uma noite inteira no melhor dos criadores belgas. Duas galinhas de super deste raça, "t Blauwke" e "t Vaaltje ', tornou-se verdadeiros campeões. Em sua corrida de 53 "t Blauwke 'não ganhar um prêmio pela primeira vez, e" t Vaaltje' se destacou, ganhando entre outros 1 Orleans com 11 minutos à frente em uma corrida muito quente e um vento de leste, 1 º de Bordeaux, 4 ª inter Dax, e assim por diante.

Escusado será dizer que as duas super-galinhas foram ambas integradas na raça. O famoso "Kleine 'era neto de" t Vaaltje'. Em 1937, ele terminou em 26 Bordeaux Holanda-Bélgica e venceu o grande prêmio por ser o único pombo para voltar no dia do lançamento, em uma corrida de 800 km.

Também na década de 1920 Tournier comprou o famoso 'Blauwe "também chamado" de Balk' de Gust Van Hout de Geel. O 'Blauwe' veio da linhagem de renome De Herdt de Kontich.

Outra aquisição importante, e com isso, trazer a década de 1920 ao fim, foi o 'Blauwe Witkop' de Pastoor Pycke. Esta raça era conhecida por suas fortes qualidades de longa distância. De um emparelhamento do 'Witkop Pycke "com um cruzado' Vosse Flamand x Gurnay 'originou a Red inesquecível arma o' Geplakte Vos ', o' Vos eu 'eo' Vos II '.


Voltar agora para Gurnay, porque onde Jacques só teve sucesso parcial com o primeiro Gurnay de, tudo isso mudou quando recebeu um filho do maravilhoso 'Colpar', o pombo que correu uma fortuna para o grande mestre Waalse. Desse filho veio uma galinha, que entre outras ganhou o 15 º Nacional Barcelona contra mais de 3.000 pombos para o então comissário de polícia em Lommel. Infelizmente esta galinha foi um dos milhares de pombos belgas que foram perdidos na corrida catastrófica de Argel.

Fora do "Jonge Colpar 'veio o' Schele ', que ganhou inúmeros prêmios principais, entre os quais 1 Tours interprovinciais com 12 minutos de antecedência. Pombos mais fantásticos foram adicionados à raça Tournier. Primeiro foram os quatro pombos campeões com sangue Stichelbaut de um campeão West-Flamengo falecido. Então descendentes do 'Zwarte Dupont ", um panfleto formidável, criado em 1934 a partir de um galo do Waal Dupont e uma galinha de Raeymakers cervejeira de Dessel. O 'Zwarte Dupont' se tinha chegado à família Tournier durante a guerra. Também através Gurnay, Jacques entrou em contacto com Evrard Havenith de Hoboken a partir do qual famoso sótão Tournier trouxe pombos em seu próprio estoque também.

Jacques comprou mais alguns campeões de todas as partes, muitas vezes por um monte de dinheiro. Como 'de Kapellen ", um galo de xadrez com mais de 20 primeiros prémios, e uma criação de galinha de ouro da linha de Aarschot Goossens.

Um ponto estava sempre em primeiro lugar em sua mente: pedigrees eram só é interessante quando se incluiu vários vencedores primeiros prêmios. A capacidade de voar sozinho e à frente é hereditária.

A última corrida antes de os exércitos de Hitler teria início um período muito escuro era 05 maio de 1940. Com dois jovens da 'Colpar', o pombo maravilha de Gurnay, os dois primeiros prêmios foram conquistados. Cinco dias mais tarde, a invasão alemã começou.

O período após 1944

Logo após a libertação, em 11 de setembro de 1944, Tournier voltou para o desporto columbófilo. Felizmente as melhores pombos tinham sido poupados durante a guerra. Durante 1945, as coisas mais importantes que foram criando e ajudando os criadores holandeses, que haviam perdido a maioria de seus pombos na guerra. Corrida começou a sério de novo, de 1946 em diante. Os dois melhores pombos naquela época eram o "Oude Witpen van 39 'e um galo de xadrez de 1942.

A temporada de 1947 foi uma que nunca será esquecida. Os pombos Tournier desencadeou correu o Vlaamse (e Waalse!) Campo e quebrou tudo e todos. Para a grande corrida Chateauroux de 22 de Junho de oito pombos foram encestados. Os resultados foram incríveis com 1-2-3 provincial Antuérpia e Sector 1-2-3 Oostkant Limburg, Luxemburgo, Namen.

Acima de um artigo de "De Duif 'de 18 junho de 1947 sobre Schoeters e Maes, os dois campeões de renome de Herenthout. Duas das mais famosas raças de pombos de sempre - Janssen de Arendonk e Tournier de Lommel - estão intimamente relacionadas a esses campeões.

 

O conjunto eminente Huyskens-Van Riel venceu o quarto provincial Antuérpia naquele dia. Depois de vários mais vitórias, como Tours e Cognac, corridas em que 1000 - 1000 foi agrupados três vezes e ... ganhou três vezes, os papéis escreveu: "Tournier tem o melhor loft em toda a Bélgica.

Problemas com água potável ruim foi a causa de uma temporada menor em 1948, mas a partir de 1949 Tournier começou a fazer bem novamente. Nesse meio tempo, muita coisa aconteceu. Muitos criadores na Bélgica e Holanda e de longe, (mais sobre isso depois) vieram a Lommel para comprar pombos, atraídos não por causa dos sucessos fantásticos. No entanto, o próprio Tournier também não tinha a intenção de parar de olhar para o melhor estoque.

No Schoolstraat em Arendonk, na verdade, de Driekske Janssen! - Ele comprou um filho do 'Witoger van '32' e ... uma irmã completa do famoso 'Wondervoske' (mais tarde Jacques também adquiriu vários pombos jovens Janssen, mas, como ele me disse uma vez, pessoalmente, com estes ele não teve muita sorte).

Da antiga cervejaria Jos Hermans de Luythaegen, Jacques adquiriu alguns pombos super que estavam intimamente relacionadas com o famoso "Bota" e que ainda tinha uma quantidade de sangue Bricoux neles.

Outra aquisição importante foi o 'Blauwe Tist ". Um velho amigo, Peer Werelds de Mol-Rouw, comprei este pombo para ele (por uma pequena fortuna) com a venda total de campeão de velocidade, Tist Geuens de Mol. Seus pombos eram em sua maioria da raça de Tournier-Pastoor Pijcke, por meio de Pennemans Louis 'Wieter', presidente em Lommel. Este "Blauwe Tist" era em grande medida decendentes de pombos Tournier e ainda podemos encontrar atualmente no estoque Tournier, por meio de, por exemplo, o 'Valk', o '01 Pot "e o" Zolder.

René Maes de Herentout

É do conhecimento comum que parte dos pombos Janssen originam das Schoeters cervejeira de Herenthout. E também que a cor "schalie” surge de lá. Bem escreve Schaerlaeckens em seu livro "Gebr. Janssen, Arendonk .. Os mais famosos columbófilos de todos os tempos", Schoeters realmente tinha apenas um homem como um rival, e isso era Maes. "Por outro lado, Schoeters também trocaram pombos com Maes. Schaerlaeckens continua, "De Tournier sabe-se que ele comprou pombos de Maes e que esses pombos fariam seu nome famoso no mundo. Isso Tournier só admitiu abertamente a esse facto após a morte de René Maes terá as suas razões. " E escreve ainda: " Fanciers como van den Hoek, Postma, Pepermans e até Braakhuis terem que agradecer a  Tournier por uma grande parte de seu sucesso. Ou mesmo para a maior parte. "

Se o último for verdade, então o primeiro é completamente infundada. Parece até engraçado quando você sabe que Jacques Tournier e René Maes eram melhores amigos. Mesmo na revista 'De Duif' de 18 de dezembro de 1947, podemos ler que René Maes fez excepcionalmente bem com os pombos de seu amigo Tournier! Com o anterior não temos a intenção de afirmar que os pombos Maes '(que, juntamente com os pombos Janssens também formaram a base do antigo pombal campeão de Kepper) não ter desempenhado um papel importante na formação da raça Tournier .

Como um interlúdio: Piet de Weerd também mencionou em sua obra 'Het Ras Janssen van Arendonk' que a raça de René Maes se presumia estar relacionado com os pombos Schoeters. No entanto, sabe-se que througout toda a sua vida Piet tem evitado o contacto com Tournier. Mesmo na descrição do "Gouden Koppel 'de Braakhuis, Piet deixa de fora a parte certamente não sem importância que Tournier jogado.

Para além de que, a partir de amigos norte-americanos uma vez eu ouvi dizer que nos Estados Unidos, Piet de Weerd classificada pombos Tournier sob pombos Janssen ...

A amizade entre os dois campeões Maes e Tournier estava tão perto que eles trocaram algumas pombos. Alguns pombos muito distintos Maes que vieram a Lommel foram os 'Kleine Blauwe Maes', o 'Blauwke van Tongerlo' (que René Maes adquirido de um homem chamado Hendrikx de Tongerlo, após Hendrikx havia caído com sua moto) e 'Grote Blauwe Maes '. O 'Grote Blauwe Maes' originado de uma filha do famoso "Prinses 'de Bruynseels de Heist o / d Berg x o' Blauwe Vetters '. Os 'Prinses' ganhou mais de 10 primeiros prêmios e o 'Blauwe Vetters' ganhou mais de 20. Significativa também foi a de que o muito a jovem campeão falecido René Maes decretou em seu leito de morte que seu amigo Tournier deve ter a escolha de seu melhor pombos.

Uma e outra vez Tournier estava certo com o seu sistema construído sobre pombos com a capacidade de ganhar (vários) primeiros prémios. As diferenças na construção da plumagem e não lhe interessava. A única coisa que contava era a capacidade de voar primeiros prémios!

Para ser continuado ...