NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial. Parte 2 de 4 26/04/2014

 

Tournier de Lommel ~ A História de uma corrida mundial por Jan Hermans ... Parte 2 de 4

 

22 de dezembro de 2013

 

Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial. 

De 'Pommele' (4207842/47) e sua prole "Witte '

Omer De Keyzer de Oudenaarde foi durante muitos anos invencível na área de Oudenaarede e Kortrijk. Dois de seus maiores voadores eram 'Droom' ('Rève') 595308/45 e seu filho, o 'Pommele' (4207842/47), que saiu do "Droom 'X sua própria filha a" Mosaique ". Jacques Tournier comprou o 'Droom ", quando ele já tinha ganhado meio milhão de francos em primeiros prémios de Cambrai para Chateauroux. Naquele momento, o 'Droom' poderia muito bem ter sido o melhor pombo da Bélgica. A Aquisição não tinha sido fácil, porque na venda de De Keyzer o 'Droom' e seu filho 'De Pommele' foram exibidos com a menção "não estão à venda". De Keyzer queria que eles morrem de velhice em seu próprio sótão!

Mas Jacques persistiu e, finalmente, ele conseguiu comprar o 'Droom' em particular. Porque o 'Droom' era agora infértil, Jacques foi autorizado a trocá-lo por outro campeão 'De Pommele', o filho do 'Droom'. Acasalado com uma irmã do 'Zolder' produziram entre outros "t Meeuwke 421”. E fora de sua filha que nasceu a "t Goed Wit 216” (5001216/63), que fez seu nome com, entre outros 2 Angouleme nacional.

Com a chegada do 'Pommele' os pigarços ou 'grizzles' entrou na família Tournier. E, como tantas vezes antes desta transferência também esta se transformou em um enorme sucesso. Especialmente através da “Goed Wit 216” estavam dispersos os inúmeros 'grizzles' superior em todo o mundo. Os pombos Tournier 'grijze' trouxeram grande sucesso para a colónia de Arie van den Hoek, e porque ele introduziu esses pombos 'grijze' novamente para a Bélgica, eles lá são chamados de 'grijze van den Hoeken'. Mas nunca pode esquecer que a família de van den Hoek era para 95 por cento composta de pombos Tournier, e que, por exemplo, o casal estoque lendário 'Othello' x 'Nel' eram dois DIRETO TOURNIER POMBOS!

O falecido Pastor Gillessen do Simpleveld holandês foi um dos primeiros vencedores de carros com um "Vosje 'Tournier.

Na carta acima indicado de 18 de outubro de 1949 a cervejaria lendário Jos Hermans de Luythagen (Oude - Deus) registra o pedigree do famoso "Duitsch van 36 '(relacionado com o' boot '), de quem Tournier possuído vários descendentes.

E embora Jacques Tournier quase nunca arriscava seus melhores pombos neste clássico Pirinéus, o "Schalie Barcelona” quase aumentou o nome Tournier a este mais famoso dos clássicos de pombos. Como era, o "Schalie Barcelona”, depois de ter perdido alguns minutos, terminou em 2 º Nacional contra 3.756 pombos e também segundo INTERNATIONAL. Ele estava apenas atrás de um de dois anos 'cracker' de Gilbert Vandeweghe de Olsene.

Os renomados beer-brewers, os irmãos Danhaive van Basecles, tinha o primeiro relatado com metade de um “Delbar". Poucos anos depois, o resultado foi 7 Internacional de Barcelona. E onde a primeira vez que tinha sido jogado teve falta de sorte que custou o 1 ª Internacional, desta vez foi devido a um erro do criador. De facto é que o pombo chegou mais cedo, em seguida, chegou o criador! Foi notável que os dois pombos tinham um monte de sangue René Maes neles.

'Zolder' 5016023-56 e "Goede Kleine '5080442-58

Dois pombos que eram reais cracks nas corridas de velocidade e que poderia ter ido muito mais longe, em vista de sua ancestralidade. O 'Zolder' teve, principalmente, o sangue do "Kleine Blauwe Maes” e o “Tist” nele. O "Goede Kleine” foi uma combinação de Maes x linha “Witkop” de Liekens. O “Zolder” ganhou inúmeros primeiros prêmios em corridas de velocidade e, sem dúvida, ganharam ainda mais se ele não tivesse voado invariavelmente em torno de 1 ou 2 minutos antes de entrar no pombal. Ele também foi notável que o "Zolder", com vento de cabeça, bem como, ainda voou muito alto no momento da chegada. E se alguma vez um pombo Tournier provou a regra de Jacques que "pombos capazes de voar a velocidade tem de ser capaz de voar longas distâncias" estava certo, era o 'Zolder. Nada menos do que três vezes pombos que estavam intimamente relacionadas com o 'Zolder' estavam no grupo da frente (2, 7 e 11 internacionais) a partir de Barcelona! Um campeão que tinha um monte de sucesso com a linha de Zolder foi Johan Booi de Dordrecht. Seu "Oude Blauwe 'foi para a América, quando ele já era um pombo velho e ele ainda produziu vários descendentes sublimes lá.

O 'Goede Kleine' (5080442/58) era de origem Maes com uma parte de Witkop de Liekens. Por muitos anos ele era quase imbatível e ele também ganhou vários primeiros prêmios.

Na criação do sótão "Goede Kleine" tornou-se um dos melhores criadores de todos os tempos. Dries Hagers de Berkel (Holanda) venceu a corrida de Dax com um descendente e Frans Derks de Geldrop (então ainda Derks-Weekers) tinha uma mina de ouro de verdade com seu "Oude Kleine '(B68/5226351). Este super criador produziu vários vencedores 1 º Prémio no sótão campeões em Geldrop. E não só lá, mas com muitos outros também. O mais conhecido foi mestre Jos van Limpt, apelidado de 'De Klak' de Reusel (Holanda). Este "campeão desde 50 anos" era conhecido como o mais forte Janssen sótão no mundo. Um dia, ele tem um borracho como um presente de seu amigo Frans Derks. E porque este jovem pombo veio de um dos seus melhores amigos, Jos dificilmente poderia recusar.

Por isso ele colocou no sótão de corrida e este jovem Tournier (número anel NL70-89) cresceu para ser um verdadeiro campeão e obteve o apelido de "De Frans '. E apesar de não ver muito mais desta linha com o próprio Jos Klak, o famoso 'Blauwe 59' do final do Harrie vd Mierden de Steensel (Holanda) era neto de 'De Frans'! E um verdadeiro irmão do famoso 'Blauwe 59' é hoje o criador de ouro dos Schroevers família de Arnemuiden, ex campeões de meia-distância dos Países Baixos, os vencedores Gouden Duif e assim por diante.

As qualidades de criação do "Goede Kleine 'não passou despercebido no Lepelstraat em Lommel. Até uma idade muito avançada, ele produziu muitos pombos extra, especialmente acoplado à fantástica reprodutora “Blauw 317” (5030317/64). Com esta galinha é de admirar, também mãe do 'Witpenneke 466' (5113466/66), o próprio pai do crack 'Blauwe 312' (5047312/69) a partir de Jaak júnior, ele produziu entre outros o "Goede Donkere 315 '( 5043315/68), um super campeão e se o pai da 'Spikkel 51' (5012051/73), o piloto maravilha em todas as distâncias com entre outros 1 Dourdan, 1 º Bourges e 1 º Brive (2 provincial).

 

O pombo estoque do famoso campeão Piet vd Merwe de Dordrecht (Holanda), 'de 917', era neto do "Goede Donkere 315 '. O 'Spikkel 51' também teve inúmeros campeões sublimes como descendentes em seu próprio loft e em outros lugares. Por exemplo: o famoso "Jarnac-duivin '(5005221/85), que ganhou o 1 º Jarnac semi-nacional (740 km), contra 3801 pombos, sai da linha do 'Spikkel 51'. Como faz o 'Montargis' (5010524/90), que ganhou o 1 º Montargis (403 km) Groot Gewestelijk contra 1337 pombos. Outro neto do "Goede Kleine 'que fez um nome para si mesmo era o" Spikkel 417 "(5041417/67). Ele produziu entre outros, o criador maravilha "Kleine Geschelpte 469 '(5012469/73), o pai de entre outros" Goede Geschelpte 729' (5090729/76), que, por Hub Hendrix de Weert (Holanda) venceu corridas como primeiro Bourges 1534 pombos e 3 Argenton 1364 pombos e tornou-se Campeão do 1 º Pombo União Weert.

Ele também produziu o "Goede Lichte 725 '(5020725/78), que ganhou sete prêmios 1 e também ganhou 2 Interprovincial Chateauroux contra 2.823 p., Eo' Boeing 707 '(5090707/76), que ganhou vários prêmios e entre 1 outros vieram 22 Chateauroux semi-nacional contra 9.616 p. Nos anos setenta, o "Spikkel 417 'também fez através de seus descendentes, Ton van Mechelen de Huizen (Holanda) quase imbatível e por meio dele Cees de Waal de Dordrecht teve muito sucesso também. E mestre Dries Hagers ganhou o primeiro Dax nacional com um descendente da linha 'Goede Kleine.

'De Baron' 5012340/73

Com a história 'De Baron' se repetiu. Porque assim como os seus antepassados, o "Goede Kleine 'e o 'Kleine Blauwe Maes', 'De Baron' foi um campeão excepcional em corridas de velocidade. Muitas vezes eu testemunhei ele ganhar mais uma competição. E muitas vezes ele voou minutos à frente, especialmente com real tempo pombo, quando o sol estava alto no céu e havia um vento de cauda. Que pena para o 'Voske 100', seu loft companheiro, porque sem a competição de 'De Baron', o 'Voske 100', muitas vezes terminar em primeiro lugar.

Fiquei muito impressionado com as performances de 'De Baron'. Ele me provou que realmente existem pombos no mundo que pode conseguir muito mais do que outros. E 'De Baron' poderia!. Durante as temporadas de 1975 e 1976, ele ganhou 38 prêmios, sem duplas, entre os quais 11 estreias puros e 24x entre os primeiros 10. Notável também é que ele voou regularmente 3-4 minutos à frente. E após o segundo pombo havia retornado, o resto seguiu em suma sucessão e a corrida acabou muito em breve.

'De Baron' era de uma qualidade quase irreal. E pensar que eu era em parte responsável por sua existência. Isso aconteceu da seguinte forma: em Meijel, na venda de jovens primavera de Tournier março 1972, eu comprei um borracho pequeno com o número de anel B72/5016103. Eu poderia apenas sobre recursos para este jovem, porque ela não parecia muito por seus 20 dias. Este jovem agora, cresceu em uma rachadura real no sótão do meu falecido sogro, Janus van Oorschot. Como um jovem que já ganhou um múltiplo de seu preço de compra e se tornou mãe do 'Blauw 59', que entre outras ganhou um primeiro com um vento contra entre milhares de pombos. O que isso tem a ver com o nascimento do 'De Baron'? .. Eu vou explicar.

Durante esses anos, o meu mentor Tournier e eu escrevi um para o outro, pelo menos uma vez por semana.

E após a compra do borracho que mencionei que eu escrevi para ele, que fez uma “impressão brilhante”, mas que era “muito pequeno”. Jacques escreveu imediatamente para trás que os pais Blauwe Witpen 294 'x' Sproetje 163 'foram um pouco pequeno. Ele prometeu "acasalá-lo com outra fêmea", e o que aconteceu: em 1973, o 'Blauwe compen 294' foi emparelhado com a jovem fêmea a "Blauw 505 '(B71/5251505). E você já deve ter adivinhado... o primeiro jovem que eles produziram foi 'De Baron'! Como eu disse antes, eu estava muito impressionado com o 'De Baron'. Um pombo calmo, inteligente. Não muito muscular na mão. Especialmente bonita, porque ele sempre estava em estado radiante, em perfeito equilíbrio, e, claro, também porque ele era um campeão. Ele certamente tinha uma bússola infalível.

Seus olhos eram de uma cor cinza branco especial com um monte de preto. Eu sempre pensei que uma pena que 'De Baron' estava voando somente em corridas de Quievrain. Eu não quero tirar nada de os pilotos de velocidade, mas na minha opinião 'De Baron' teria sido capaz de muito mais, em seguida, correr apenas a partir Quievrain. A única vez em sua vida que ele estava encestados para uma corrida de Vervins ele já provou isso ao vencer o 1 º prémio com minutos à frente contra 389 pombos.

A semelhança com o "Goede Kleine 'e o' Kleine Blauwe Maes 'vai mais longe. Os descendentes desses pombos ilustres provou que eles foram capazes de triunfar mesmo de Dax e Barcelona, ​​e os descendentes de "De Baron 'igualou isso e ainda o fazem. O primeiro exemplo foi o seu filho, o "Jonge Baron '(5090004/76), um panfleto fenomenal de Quievrain para Limoges com entre outros 8 semi-nacional Chateauroux 1978 contra 9.614 p. e 1 º interprovincial Chateauroux 1980 contra 2.488 p. Nesse meio tempo, em 1979, ele ainda terminou nacional 125 contra 9.473 p. de Limoges.

Um dos últimos descendentes da linha 'De Baron' no próprio sótão Tournier é sem dúvida o 'Argenton III' (5020802/91). Este vencedor semi-nacional de Argenton (585 km) se parece muito com o "De Baron 'e' Jonge Baron ', tanto na aparência e realizações. Com um clima muito quente e um vento que ele conquistou, pela retaguarda contra 4.029 novilhos de todo o leste e sul da Bélgica. A seleção aleatória de descendentes de 'De Baron' que correram com grande sucesso:

- B88/6634195, F. + H. Moris, OLV Waver (Bélgica): 1 nacionais Bourges 7.750 novilhos em 1990 (o mais rápido de todos os 25.723 pombos!).

- B86/5090225, J. Hermans, Waalre (Holanda): 1 nacional Orleans R. IV e carro vencedor de longa distância clube Zuiderkempen contra 18.897 pombos.

- NL91/4161903, irmãos van Sambeeck, Eersel (Holanda): 1 pomba internacionais Marselha 1993.

Criadores incontáveis ​​por todo o mundo foram bem sucedidos com descendentes de relações ou de 'De Baron'. Para citar alguns deles: Joop Biezemans de Vlijmen; Piet vd Merwe de Dordrecht; Jaap de Graaf de Spakenburg; A. vd Plas de Rijkevorsel (1 prov La Souterraine com 'Boemerang' fora da linha de 'De Baron'.); Frans Weckhuyzen de Aarschot (seu criador base 'De Witpen Limoges' foi estreitamente relacionado com 'De Baron' por meio de v Goolen) e através de sua venda, entre outros Eric Limbourg.

Rob Hoekstra também conseguido muito com, no seu caso, dois descendentes diretos de um irmão de 'De Baron':

- NL84/8401417, 'Turbo Bergerac': 3 º nat. Bergerac contra 22.510 p. + Carro.

- NL86/8687803, "Goede Blauwe 03 ': 6 nat. Perpignan contra 3.242 p., 27 de Perpignan nat contra 2.975 p., Nat 30. St. Vincent contra 26.716 p.

O norte-americano Dr. Alfred Piaget de Nova Jersey é muito bem sucedido com a raça Barão. E vd Wegen comprou um par de pombos Tournier em uma venda em Dordrecht, no final da década de 1970, entre as quais um filho directo do 'De Baron'. Eu não sei se ele teve algum sucesso com este pássaro, mas anos mais tarde, eu ainda notado no loft. E o que você acha do (ex) speed-canon Rudy Smits de Biddinghuizen? Ele comprou uma filha do "Jonge Baron” em 1977 e chamou-lhe “Barones" (B77/533688). Offspring desta reprodutora de ouro fez dele o melhor piloto de velocidade da Holanda. Sua 'Blauwe' 835/85 foi realmente notável com:... 1 Roye contra 4.213 p, 1 Heverlee contra 3.268 p, 1 Strombeek contra 1.786 p, 1 Epernay contra 972 p, e assim por diante..

Para ser continuado ...