NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial. Parte 4 de 4 06/05/2014

 

Tournier de Lommel ~ A História de uma linhagem de classe mundial por Jan Hermans ... Parte 4 de 4

 

24 dez 2013

 

Tournier de Lommel ... A história de uma linhagem de classe mundial. 

O 'Reds' e os 'negros'

A raça Tournier sempre teve uma considerável diversidade em cores. Jacques me disse uma vez que gostava dessa forma. Devido à diversidade de origem ea quantidade relativamente grande de pombos a escala de possibilidades é enorme dentro de seu próprio estoque. Vitalidade, caráter e força sempre foi mais importante do que um certo tipo de pombo. O típico "esportes pombo 'era o que eles procuravam. Apesar do fato de que a maioria dos pombos estão de alguma forma relacionados através de cruzamentos, linhas específicas ainda são reconhecidas. Por exemplo, o 'Black Jack' vai voltar para o velho origem Hansenne e Dupont através do famoso 'Zwarte 69'.

Com a (Fox) cores vermelho, 'vale' (farináceos) e 'vos' há mais possibilidades, como os shows anteriores. Estes poderiam ainda voltar para o 'Rooie' (NL 77/2560919) de Sjefke den Ouden de Halsteren (Holanda). Este "campeão mundial do céu" (assim chamado por Piet de Weerd) venceu na muito difícil St. Vincent de 1983 1st National contra 30.683 p. + O carro. Antes disso, ele já se destacou com entre outros 8 nat. St. Vincent contra 14.645 p. e 16 nat. Dax contra 6.981 p.

O 'Rooie' foi principalmente da linha Janssen x Debaere x Lichtenberg / Aarden e Edmond e eu comprei-o em Julho de 1983. Depois ele levantou alguns dos jovens que foram para Mr. Kaku no Japão. Edmond teve bons resultados com a entrada deste campeão. A famosa galinha 'vale' da linha Tournier era o "Vaal '(H71-223961) de Henk Beunen. Ela venceu a 4 ª prov. Bergerac contra 4.342 p. em 1975, 2 nat. St. Vincent contra 15.454 p. e 5 º nat. Dax contra 6.835 p. em 1976 e 8 de nat. St. Vincent contra 15.417 p. em 1978. Outro campeão foi 'Het Vaal "de agricultor Hub Wiertz de Vijlen. Em 1983, este pombo voou mais de uma hora à frente no Nacional de Dax. Ela foi para os lofts de reprodução de Piet de Weerd sob o nome de 'Isabel'.

Um filho de 'Kuyper 57' x 'Smaragd I' também foi para Lommel para reprodução entre nós, juntamente com um filho e uma filha de 'Oud Doffertje I' de Albert Simons e uma filha do "Gouden Koppel 'de Braakhuis.

Sucesso em outros lugares

Eu acho que não há nenhuma outra raça, que teve como um monte de sucesso em outros lofts do que a raça de pai e filho Tournier de Lommel. Eu já mencionei vários exemplos. E há muitos mais. A distribuição dos pombos Tournier já havia começado nos anos trinta. A raça Tournier é tanto uma parte do presente pombo corridas dia em que muitos nem sequer mencioná-lo (intencional ou não). Muitas vezes, porque não é ainda conhecido. Não até que o volume aniversário '40 anos de Grondelaers 'foi publicado foi saber que o' Orleans I e II "e do" Dax "tinham pais da linha Tournier através Fernand Kellens e Alfons Geyskens.

E eu seria capaz de apostar uma cerveja que Prós Roosen nunca suspeitou que o seu "Supercrack 327 'era de origem Tournier por meio dessa mesma linha Kellens. Tudo isso é relativamente claro. Porque após várias gerações do impacto de uma determinada linha fica diluído. E às vezes a linha de origem é apenas mencionado para fazer um pombo mais interessante. Eu vim através de nomes suficientes como 'Blauwe Janssen' ou 'Goede Donkere Stichelbaut'. Depois de perguntar mais isso, então parecia que só havia um antepassado muito distante, que talvez tivesse um pouco de sangue Janssen ou Stichelbaut nele.

Vou citar mais alguns que realmente teve bons resultados com pombos Tournier. Logo após a guerra, houve Louis Bertrand, que comprou um jovem 20 dias de idade a partir de Tournier. Ele ganhou com este pombo muitos prêmios em Bilzen (Bélgica Limburg). Ele ainda ganhou 95 mil francos em cinco domingos, e naqueles dias que foi um monte de dinheiro. Devido ao seu sucesso de seus irmãos começou a correr também (é claro, com os pombos de Tournier) e depois de alguns anos eles também se tornaram campeões.

Eu já mencionei o sucesso de René Maes. O renomado Trommelen de Dongen (Holanda) venceu com seus seis primeiros prémios 'Jonge Donkere Tournier' em sete corridas! O '01 'de Jan Pot de Utrecht foi um Tournier direta. Ele se tornou um dos maiores campeões da história do desporto columbófilo holandês. Pombos Tournier também eram o 'Coppie' eo 'Bartali' do falecido Cor de Zeeuw, dono da revista 'Neerlands Postduiven Orgaan' e fundador da National St. Vincent. No período após a guerra também houve van Gent de Baarn, van Minnen de Beverwijk, Cascas de Luyksgestel, Kooy de Leerdam, Geerlings e Wolters de Posterholt e Pastoor Gillissen de Simpelveld.

Como mencionado antes, Alfons Geyskens de Testelt também teve Tourniers. Isso aconteceu da seguinte forma. Antes da guerra Geyskens teve grande sucesso, mas depois da guerra, ele não poderia ganhar mais. Em 1947 e 1948 ele comprou um grande número de jovens de Tournier, o que resultou em seu come-back: campeão geral do desporto columbófilo Bélgica em 1952 e um dos melhores lofts no país.

Mais Bélgica nomes dos anos cinquenta e sessenta são, entre outros: Frans Rekelhof de Bree (que já foi bem sucedido com Tournier quando corridas na Holanda), Lucien Detand de Balen e acima de tudo Louis Pepermans de Zemst. Jan Aarts trouxe Louis Pepermans para Lommel no verão longo e quente de 1959. Eles compraram uma pequena criança com o número de anel B59/5048269. Os pais deste pombo era o 'Stap' (B54/6165053) eo B57/5036244. O 'Stap' saiu do "Kleine Lichte Vesters 'x' Witpen de Laat ', diretamente do Grandmaster Emile Stappaerts de Hoboken. O 'Blauw 244' teve como pai o 'Donkere 56' (5016056/56) e, como a mãe de uma filha do "Grote Blauwe Maes '. O 'Donkere 506' estava meio Hermans por meio do 'Vos 064' e meio 'Kleine Blauwe Maes'.

O '269 / 59 'de Louis Pepermans tornou-se uma das melhores galinhas poedeiras do país e ela tem o nome de "Goudklompje'. Depois da morte de Louis Pepermans o então nove anos (!) Velho 'Goudklompje' foi vendido por preço mais elevado da venda. Mas então, ela tinha se provado por produzir rachaduras real com vários galos!

O fluxo de referências Tournier era interminável. Relatos de seu sucesso veio de todos os lugares. Na Holanda, van Lierop de Helmond ganhou o primeiro National Barcelona, ​​em 1960, com um pombo Tournier e em 1967 Offermans fez o mesmo em Bingelrade. Em 1959 Cor de Zeeuw havia vencido a primeira National Ruffec com seu "Jonge Rooie '. E mais nomes: Westerhuis de Gouda, Booij de Dordrecht, vd Heuvel de Delft, Jan van Hooydonk de Ekeren, Drost de Sassenheim, Martens de Luik, Coppie de Groot de Dordrecht, Dick Postma de Leeuwarden, Spronck de Cadier en Keer, Loncke de Neerpelt, van Leen-Hoogmoed de Dordrecht, de Raay da Nuth, Van Landeghem de Kruibeke, Catoen de De Bilt, Carlens de Zepperen (por meio de vd Hoek), Kruijs de Asperen, Hagers de Berkel, Leusink de Neede, Hofstedde de Glanerbrug , van Lune de Buitenpost, Poels de Halen, vd Molen de Delfzijl, Verstappen de Sappemeer, Brandsma e Jager de Groningen, Reitsma, Duinstra e Bergsma de Friesland, Ueberbach de Kessel, M. v Gastel de Roosendaal, Fam. Heeren de St. Willebrord, Hub Hendrix de Weert, Castricum de Beverwijk, de Weers de Beverwijk, P. vd Borre de Hoeilaart, Mielekamp, ​​Frans van Dijck de Ramsel, Gubbels de Blerick e muitos, muitos mais.

Ludo Claessens de Putte, Holanda, comprou uma galinha grizzle fora da linha do "Vechter '. Ela ganhou o primeiro prêmio com uma vantagem de milhares de pombos e fez muito bem como um criador mais tarde. Outro campeão holandês, Piet vd Merwe, deve boa parte de sua fama para pombos de Tournier. O galo e galinha de sua incrível 'Stam Koppel "estavam ambos a 100 por cento Tourniers diretos, como era seu' Best Youngsterof o Nederlands '. O famoso "Smaragd de 'ter sangue Tournier neles também, por meio do '20 Duif' de Jan Theelen.

Em suma: ano após ano, por todo o mundo, houve vencedores nacionais, Aces nacionais e vencedores de carros que foram criados fora de pombos Tournier. Na costa leste dos EUA.

Peranio sagrou-se campeão com um pombo Tournier, e mais tarde o Dr. Alfred Piaget fez o mesmo. Na costa oeste - na Califórnia - o 'Lucky Strike' de Brad La Verne (happyco Lofts) estava em uma classe própria.

O campeão de meia-distância nacional holandesa de 1993, Koos van Koppen, tem principalmente Tourniers em sua família, assim como o "Superstar do ano - Gouden Duif '-meia distância, os Spies combinação e Filho. Eu poderia ir sobre e sobre! Minhas desculpas a todos os criadores que tiveram sucesso com pombos Tournier que não foram nomeados.

Eu acho que é bastante claro, que 'hits' com Tournier pombo não eram exceções. Vamos terminar esta parte com uma citação do livro muito honrado 'Masters of Breeding and Racing' de Grandmaster Victor Vansalen: "Não há provavelmente nunca será um fim à história de sucesso do TOURNIERS, desde que o desporto columbófilo EXISTE".

Alguns Cracks atuais

Nós já falamos sobre campeões lendários do passado, como 'Valk', 'Goede Kleine', 'Zolder' e 'Barão'. Havia muitos mais, mas é impossível, claro, para descrevê-los todos. Depois da minha descrição da origem e do crescimento da 'raça Tournier', agora será executado através de alguns campeões dos últimos anos. Vou começar com a, já durante a sua vida, o lendário

'Black Jack' (B81/5061335) .

'Black Jack' é um super atleta, um tal de pombos todos os sonhos mais extravagantes sobre. Seu pai era o então já muito velho "Goede Geschelpte 010 'de 69. O '010 'tinha sido uma rachadura formidável em seus anos de juventude e ganhou vários primeiros prémios com uma grande vantagem. Ele foi um dos netos do famoso 'Zwarte 69', que aparece também no lado da mãe do pedigree. E por duas vezes, vemos o '01 Pot ", voltando ao velho dark 'linha Colpar' de Hansenne / Gurnay. E depois havia o irmão do 'Goudklompje' (penso em Pepermans) no pedigree.

O "Black Jack", como disse antes, é um campeão excepcional. Além de primeira e de chumbo prêmios em outras raças, sua realização mais impressionante foi em 16 de junho de 1984. Um dia de verão muito bem com um fortalecimento do vento do leste e temperaturas de até 30 graus Celsius. Os 5.007 pombos participantes nos Cahors nacionais foram liberados em 6:10. Para os criadores mais perto situados prometia ser uma corrida bem longa distância, mas na distante Limburg eles esperavam-se a perder de novo. Mas então: Edmond confiava em seu favorito, 'Black Jack'. Ele agrupados ele nacionalmente até 1000 francos!

E aqui está o que aconteceu: a confiança do chefe não foi traído. Porque depois de mais de 13 horas lutando contra o vento e lutando no calor, 'Black Jack' apareceu como um pequeno ponto preto ao lado da torre da igreja em Lommel. Como uma flecha de um arco, ele caiu pela janela e precisamente às 19.16 PM o tempo foi gravado. O impossível aconteceu: 1 pombo provincial e primeiro inter-provincial sobre uma distância de 815 km, e mais rápido de todas as províncias do norte! Com nacional 30 ele estava bem na piscina 1.000! Duplos assim foram alcançados mais de uma vez na rica história Tournier. Ele caracteriza as qualidades especiais do pombo Tournier.

E depois de uma brilhante carreira como piloto, 'Black Jack' mudou-se para a criação de loft para realizar ainda mais acrobacias. Não era seu filho 'De Montauban' (5090631/86), que também ganhou o 1 º Provincial Cahors e 4 Provincial Montauban. Ele também ganhou 2 Provincial Ace Maratona Limburg. O 'Marathonduivinneke' (5030700/87) é filha direta de 'Black Jack'. Ela ganhou, entre outros 8 Provincial Pau e 18 Interprovincial Perpignan. Ela também ganhou 3 Provincial Ace longa distância Maratona Limburg.

Um terceiro topper de 'Black Jack' foi o 'Cahors II' (5150305/88), que ganhou duas vezes o 1 º prémio de Cahors, e também ganhou 19 e 30 Cahors provinciais, 65 provincial Brive e 22 provincial Perpignan. Além disso, houve 'Den Brive "(9 º Brive provincial),' De Neger" (1 Vervins) e muitos mais.

Muitos criadores estão tendo sucessão com seus descendentes. Por exemplo Johan Bergsma ganhou 1 provincial Bergerac com um neto de 'Black Jack'. E 'Jackpot' - outro neto - destacou com 1 Chartres contra 9.489 p. (Mais rápido de 18.499 p.).

'De Schone Meeuw' (5030526/87) realmente é um dos tesouros da família atual Tournier. Ele só correu por alguns anos, mas provou seu enorme talento com entre outros 1 Limoges (17 provincial), 4 Jarnac e assim por diante. Ele está totalmente puras do lendário campeão vd Hoek 'De Vechter' (NL73/718166). Edmond trouxe para a criação de loft no início. Ele percebeu desde o início que esse pombo como 'De Schone Meeuw "é de enorme importância. E ele estava certo: "De Schone Meeuw 'produziu muitos campeões. Especialmente em outros lofts, porque a sua prole é tão na demanda que é difícil manter um número suficiente deles nos lofts em Lommel.

'Het Goed Voske 63' (5005063/85) representa o renomado Vosse-line nesta visão geral. Ele é neto de dois pombos de ações muito importantes dos anos setenta, o "Goede Blauwe 312 '(entre outros 1 provincial Chateauroux, 1 Gr. Gewestelijk Toury) eo' Vos 410 van '70 '. Seu pedigree mostra todas as antigas linhas comprovadas Tournier, como 'Goede Vale 337', 'Goede Kleine', 'bebedor' e 'Plymouth. O "Goed Voske 63 'ganhou 1 prêmios de Melun e Argenton e voou à frente provinciais e semi-nacionais várias vezes. Depois disso, ele provou ser uma criação sublime pombo.

Eu já mencionei os dois vencedores semi-nacionais que ainda estão no sótão ", Argenton III 'e' Jarnacduivin I '. Eles são a prova de que o actual pombo Tournier ainda é capaz de competir com os melhores do país. Que tenham velocidade, resistência e caráter.

'De Goede Donkere 186' (5005186/85) é outro campeão real. Ele sai do "Goede Meeuw 590 'xa meia-irmã de' Black Jack ', que é a mãe era a galinha' Geschelpt 616 '(linha' Valk '), que, como de um ano ganhou 11 nacional em um muito difícil St. Vincent. O "Goede Donkere 186" veio especialmente em seu elemento na difícil um dia corridas de longa distância. E ele também provou ser um bom reprodutor através de seu filho, o formidável "Trusty.

'De Bourgesman' (B89/5090208) destacou especialmente nas corridas provincial Orleans e Bourges:

- 15 Provincial Bourges contra 4.944 p.

- 87 Provincial Orleans contra 7.127 p.

- 14 Provincial Bourges contra 779 p. e assim por diante.

Ele é muito forte puras da surpreendente 'Witpenneke 466' com, além do "Cartouche" eo "Barão".

'Het Goed Voske 12' (5005012/85) é tanto um neto de 'Rooie den Ouden "e de" Vos 410 van '70'. Ele ganhou, entre outros 1 Meaux 1985 e é o pai de "t Rood 056 ', que voou 17 ª Internacional Pau.

Os dois últimos neste artigo são as rachaduras mais jovens, o 'Perpignan I' (5010116/90) e o 'Jarnacduivin 2' (5020727/91). Ambos saem da mesma mãe, a filha do 'Barcelona IV' , que foi acoplado a uma filha do 'Vos 410 van '70'. O pai da 'Jarnacduivin 2' sai de um filho de 'Oud Doffertje I' de Albert Simons (vd Wegen) x filha Halfbroer Baron '. É notável que o pai da 'Perpignan I' sai de uma torneira relacionada com a 'Barcelona IV' e 'Barão', enquanto a sua mãe é uma filha da mesma 'Oud Doffertje I' de Simons.

'Jarnacduivin 2' ganhou, entre outros 1 Jarnac interprovinciais com Luik. O 'Perpignan I' é o novo super-fenda. Em 1993, ele foi um dos melhores pombos de longa distância da Bélgica já com 54 Perpignan nacional contra 5.390 p. e 134 nacionais Barcelona contra 13.343 p. Ele também ganhou 1 Interprovincial Perpignan com Luik.

Para concluir

Esta história tornou-se Tournier mais tempo do que eu esperava. E ainda tenho a sensação de que eu não contei tudo. Você simplesmente não pode escrever quase um século de desporto nível pombo de topo em uma noite. Mas evenso, espero que você tenha gostado.

Waalre, janeiro de 1994

Jan Hermans