NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
"Rui Lobato, esclarecimento sobre o meu futuro e novos projectos" 03/08/2017

"Rui Lobato, esclarecimento sobre o meu futuro e novos projectos"

 

 

Tenho vindo a receber contactos de columbófilos a questionarem-me se continuei na columbofilia, já que a anterior página (website) foi descontinuado após o término da anterior sociedade, a qual se iniciou em 2004 e findou em termos competitivos em Abril de 2017.

Não tendo feito qualquer mensagem pública sobre o meu futuro na columbofilia, achei por bem fazer um esclarecimento, colocando todos a par do que se passa realmente neste momento… Estou a trabalhar numa nova página (website) a ser lançada em Outubro ou Novembro, não tendo outra forma de chegar publicamente a todos, faço-o na página do meu amigo e colaborador Pedro Martins.

 

 

 

Capitulo fechado com o término da anterior sociedade e novo Capitulo se abriu de imediato, competindo em dois pombais, nos Distritos de Lisboa e Faro, com inúmeros títulos ganhos mas antes de mencionar este ano de sucesso em termos desportivos, vou fazer um breve resumo destes últimos anos.

 

Em 2010 era reactivado o pombal de competição em casa dos nossos pais, em Castanheira do Ribatejo, sendo o nosso pai o “Manager” e sendo eu o responsável por toda a gestão e orientação competitiva. Neste curto trajecto de oito anos, alcançamos inúmeros títulos, tais como: Campeões Distritais de Velocidade Bloco 1, Vice-Campeões Velocidade região Nordeste, Campeões de Velocidade do Concelho de Azambuja. A nível de clubes, nestes 8 anos, competimos alternadamente em três clubes , nos quais ganhamos vários títulos: GC Castanheira, GC Azambujense e SC Vala do Carregado e largas dezenas de 1º prémios.

Em 2016, era lançado um novo projecto com a uma nova sociedade com os meus amigos "Penas, Horta & Nogueira" de Castro Marim (Distrito de Faro). Sendo “Penas, Horta & Nogueira” uma das mais competitivas colónias Algarvias das últimas duas décadas, voando com sucesso desde 2006 com pombos das nossas origens, aliada a uma forte amizade e uma vontade conjunta de fazermos esta nova sociedade, como o nome “Penas, Nogueira & Lobato”.

Em Julho de 2017, reactivamos uma das duplas de maior sucesso no Distrito de Lisboa e que num curto espaço de tempo (competimos apenas em 1999 e 2000) ganhamos quase tudo o que havia para ganhar em apenas duas campanhas mas em 2000 o meu irmão Ricardo Lobato rumava ao Luxemburgo e terminava essa dupla de sucesso, por muitos ainda recordados, os “irmãos Lobato” da Castanheira. Apesar de o meu irmão estar a viver no Luxemburgo, mantem-se ligado à columbofilia e a este novo projecto que terá o nome de “Irmãos Lobato” ao qual se juntam o nosso pai (Manuel), o nosso tio (João) e o amigo de longa data, Pedro Martins de Torres Vedras.    

 

 

Abaixo, resumo dos títulos e resultados alcançados em 2017, nos pombais a competir em Castanheira do Ribatejo (Lisboa) e em Castro Marim (Faro)

 

Pombal em Castanheira do Ribatejo – Distrito de Lisboa

Competimos unicamente no GC Castanheira:

Campeões de Velocidade

Campeões de Meio-Fundo

Anilha Ouro Velocidade e Anilha Bronze Velocidade (1º-3º-8º-9º-10º-12º Melhores Pombos de Velocidade)

Anilha Bronze Meio-Fundo (3º-5º-10º-13º Melhores Pombos de Meio-Fundo)

Anilha Bronze Geral (3º-8-10º-13º Melhores Pombos da Geral)

7 x 1º prémios

2ª Melhor Colónia Geral (não competimos em Fundo)

4º Classificados Velocidade Distrital Bloco 1

10º Classificados Velocidade Distrital Zona A (Blocos 1 + 2)

5º Classificados Meio-Fundo Distrital Bloco 1

4º Classificados Meio-Fundo Distrital Zona A (Blocos 1 + 2)

 

 

Pombal em Castro Marim - Distrito de Faro

Campeões da Geral SC Castromarinense

Campeões da Geral GC Guadiana

Vice-Campeões da Geral SC Hortense

Campeões de Velocidade SC Castromarinense

Campeões de Velocidade GC Guadiana

Campeões de Velocidade SC Hortense

Campeões de Meio-Fundo SC Castromarinense

3º Meio-Fundo GC Guadiana

4º Meio-Fundo SC Hortense

3º Fundo SC Castromarinense

3º Fundo GC Guadiana

4º Fundo SC Hortense

Campeões de Borrachos SC Hortense

Anilha de Ouro Geral SC Castromarinense

Anilha de Ouro Geral SC Hortense

Anilha de Prata Geral GC Guadiana

Anilha Bronze Geral SC Hortense

Anilha de Ouro Meio-Fundo SC Castromarinense

Anilha de Ouro Meio-Fundo SC Hortense

Anilha de Prata Meio-Fundo GC Guadiana

Anilha de Ouro Borrachos SC Castromarinense

Anilha de Ouro Borrachos SC Hortense

5 x 1º prémios SC Castromarinense

3 x 1º prémios GC Guadiana

5 x 1º prémios SC Hortense

 

A elevada qualidade da nossa reprodução, continua intacta, aliás, reforçada com novas introduções efectuadas recentemente na Bélgica e mais propriamente no pombal de Marc van Haute e Jo Vangeel e brevemente a chegar alguns exemplares Dirk van De Bulk. Temos uma vasta reprodução com muita qualidade e tremendamente seleccionada em competição, sendo as linhagens base:

(Velocidade e Meio Fundo): Dirk van Dijk (Kannibaal), Heremans-Ceusters (Leo Heremans), Flor Engels, Van Loon, Marc van Haute, Peter Stakenborg, Jo Vangeel (Fundo): Nouwen-Paesen, Carteus , João Pintos (linhagem antiga base de inúmeros títulos de fundo, inclusive distritais) e recentemente introduzimos alguns pombos das melhores linhagens de fundo dos nossos amigos Os Asas da Castanheira, tendo ido em retorno alguns “João Pintos” para a reprodução dos mesmos.

 

 

 

Durante as últimas duas décadas tenho viajado com regularidade à Bélgica e Holanda, onde tenho adquirido pombos de enorme qualidade a vários columbófilos do topo destes dois países e assim continuará a ser. Primo sempre a qualidade em detrimento da quantidade, apenas pombos de classe extra terão entrada na nossa reprodução que é composta no total por cerca de 50 casais rigorosamente seleccionados.

 

Em Setembro teremos um Leilão on-line no GPLofts composto por borrachos de vários dos nossos casais base, responsáveis pelos inúmeros títulos alcançados em 2017.

 

Castanheira do Ribatejo, 01 de Agosto de 2017

Rui Lobato

 

Equipas de competição “Irmãos Lobato” Lisboa e “Penas. Nogueira & Lobato” Faro