NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
"Uns são filhos outros entiados" 18/04/2009

 Com o mesmo país mas orientações diferentes, deixo aqui um louvor á ACD Faro que conseguiu o que a FPC não conseguiu, que é zelar pela integridade e segurança do pombo-correio.

 

ACD Faro

Devido à instabilidade climatérica que tem assolado últimamente a Península Ibérica, aliada ao facto de não se reunirem as condições mínimas meteorológicas, para se efectuar a solta calendarizada de Sória para o Distrito de Faro e a Província da Andaluzia, esta foi adiada para Domingo (19/04/2009), dia em que as previsões meteorológicas indicam melhorias significativas.
A Associação Columbófila do Distrito de Faro e a Federação Columbófila de Andaluzia, através dos seus directores, desmultiplicaram-se em diversos contactos e encetaram várias diligências, no sentido de desbloquear e conseguir a devida autorização e permissão da Real Federação Columbófila Espanhola, para que se pudesse realmente efectuar a solta no Domingo.
Como corolário de todas estas diligências e contactos por parte dos responsáveis da ACD Faro e FCA, foi autorizada a solta para Domingo, por parte da Real Federação Columbófila Espanhola.
Os princípios que nortearam esta decisão, foram em primeira instância, zelar e preservar pela integridade e segurança do pombo-correio.

José Carlos : Gabinete de Imprensa ACD Faro

_________________
José Carlos Almeida Rosa
http://www.josecarlosalmeidarosa.loftgest.com

 

Aviso da Federação Portuguesa de Columbofilia

COMUNICADO



Com base nas previsões meteorológicas efectuadas hoje, dia 15 de Abril de 2009, com o modelo matemático das 12 horas, é previsível para o dia 18 de Abril (sábado), uma situação depressionária localizada sobre o centro da Península Ibérica que irá provocar aguaceiros, podendo localmente constituírem impedimento para a realização de algumas soltas calendarizadas para aquele dia.
Logo que tomou conhecimento desta situação a Direcção da FPC despoletou, junto das autoridades espanholas, as diligências necessárias para salvaguardar a possibilidade de, nos locais onde eventualmente não venham a existir condições meteorológicas para se efectuarem as soltas na data calendarizada (sábado, dia 18 de Abril) poderem ser realizadas domingo, dia 19.
Lamentavelmente, todos os nossos esforços esbarraram numa posição intransigente e inflexível de Espanha recusando-se a autorizar soltas portuguesas no domingo, dia protocolizado para as soltas das Federações Regionais espanholas.
Recordamos que, do ponto de vista legal, qualquer evento desportivo organizado em território espanhol carece, em primeira instância, da autorização da federação desportiva da respectiva modalidade. Por outro lado, o protocolo existente entre as duas federações (portuguesa e espanhola) estipula a alternância das soltas entre os dois países, determinando quais os dias de solta atribuídos a cada um.
Assim, na impossibilidade de se efectuarem soltas a partir de território espanhol, no domingo, dia 19 de Abril, as Associações dispõem das seguintes opções:
1. Efectuar as soltas no dia previsto (sábado, 18 de Abril) caso se verifiquem as condições mínimas para a realização das provas.
2. Aguardar para segunda-feira (dia 20 de Abril).
3. Anular a prova.
Apelamos à compreensão de toda a estrutura para a situação exposta e ao cumprimento das determinações ora divulgadas.
Coimbra, 2009-04-15

A Direcção

 

 

 

Escrito por: Pedro Martins

 

Pedro Martins & Jorge Silva