NotíciasVisitas: Contador de Visitas 
Atenção á "Doença de Newcastle" 20/04/2010

Doença de Newcastle

 

Noticia retirada do site do Pipa


Comunicado de imprensa da FASFC - Confirmação de um caso de um pombo paramyxovirose em Waregem

 

A Agência Federal de Alimentos (AFSCA) confirmou que um surto de paramixovírus (ou doença de Newcastle) foi encontrada em um criador de pombo em Waregem (Província de Flandres Ocidental).

 

Uma vez que esta é uma "doença" de notificação obrigatória, a AFSCA em colaboração com as autoridades municipais as medidas necessárias (protecção de 500 metros, a proibição de coleções na região, vacinação, ...). Estas medidas permanecem em vigor durante pelo menos 21 dias.

 

Doença de Newcastle (ND) é uma doença viral altamente contagiosa, que quase todas as aves (domésticos e selvagens) sensível. Paramixovírus é a forma mais branda da doença de Newcastle em pombos. A doença é causada por ND vírus (paramixovírus) com diferentes cepas. Dependendo da tensão e das espécies afetadas são os sintomas mais ou menos graves. Recurso para proprietários e colecionadores de participar nas aves, a vacinação contra esta doença exige. Titulares de hobby é altamente recomendável a vacinação. Em animais doentes infectados com uma estirpe muito agressiva, sintomas nervosos e, por vezes mortalidade massiva.

 

É uma doença completamente diferente da gripe aviária. Paramixovírus é causada por um vírus que é completamente diferente da gripe aviária. Os seres humanos não são suscetíveis à doença. O consumo de ovos, carne de aves e produtos derivados não representam qualquer risco. Assim, não há perigo para a saúde pública.

 

Nosso dossiê completo sobre ND pode ser encontrada no site da Agência Alimentar: www.favv.be, siga FASFC> Sectores> Animais> Produção Animal Saúde> Doenças dos Animais> Doença de Newcastle

 


 

Espero que esta doença não chegue a Portugal, pois todos os columbófilos assinaram a declaração de vacinação dos pombos pois esta é de caracter obrigatório, caso contrário, houve falsas declarações. Se fosse em Portugal certamente não teriamos conhecimento, esta teria sido omitido por causa das consequências.

 

Pedro Martins